Processos identitários de estudantes de português no sul da Flórida
Tipo
Tese
Data de publicação
2021-03-16
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Costa, Marcella Iole da
Orientador
Brito, Regina Helena Pires de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Conceição, Mariney Pereira
Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho de
Trevisan, Ana Lúcia
Bueno, Alexandre Marcelo
Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho de
Trevisan, Ana Lúcia
Bueno, Alexandre Marcelo
Programa
Letras
Resumo
As identidades, configuradas por meio de representações simbólicas, são delimitadas em comparação a outras identidades. A partir de uma experiência de ensino de PLE (português língua estrangeira) realizada no ano letivo de 2015-2016 na Florida International University, Miami - FL, um ambiente já bilíngue (onde o inglês e o espanhol aparecem na mesma proporção), foi possível perceber que a questão linguística se caracteriza como um grande diferenciador identitário nos indivíduos observados. Com base nessa percepção, decidiu-se verificar se a aquisição do português como língua estrangeira também teria algum tipo de manifestação na questão identitária desses falantes, visando responder aos seguintes questionamentos: que lugar o português ocupa em um espaço multilíngue e de que maneira (com que marcas linguístico-culturais) a língua portuguesa se manifesta/se percebe como diferenciador identitário em falantes que não a têm como língua materna. Para tanto, faz-se necessário estudar os conceitos de identidade e de Lusofonia sob a perspectiva dos Estudos Culturais e Lusófonos, e traçar também breve panorama sobre a questão do Pós-Colonialismo dos países da América Latina, comparando-os com os países africanos de expressão em língua portuguesa. A partir do material obtido por meio de questionários respondidos por alunos matriculados no Programa de Português da Florida International University , procedeu-se à análise dos discursos desses sujeitos. Por meio dos resultados obtidos, que vão desde os produtos culturais em língua portuguesa mais consumidos pela comunidade estudada até relatos de situações de intolerância linguística, objetiva-se fomentar reflexões que levem em conta os aspectos identitários e culturais não só dentro dos espaços lusófonos, mas também nos espaços internacionais.
Descrição
Palavras-chave
lusofonia , identidade , estudos culturais , promoção da língua portuguesa , análise do discurso