Parâmetros psicométricos de instrumentos de avaliação dos componentes de leitura em alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental

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Tipo
Tese
Data de publicação
2021-10-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Brito, Gabriel Rodriguez
Orientador
Seabra, Alessandra Gotuzo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Salles, Jerusa Fumagalli de
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Alves, Rauni Jandé Roama
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Dentre as diversas habilidades cognitivas que interagem para que ocorra a leitura competente, destacam-se as habilidades de reconhecimento de palavras, compreensão oral e fluência. O uso de instrumentos de avaliação validados e normatizados contribui com a prática clínica e pedagógica por meio do monitoramento da evolução dos estudantes e da identificação precoce de dificuldades, auxiliando os encaminhamentos e orientações. No Brasil, torna-se ainda mais evidente a necessidade de dispor de instrumentos com boas características psicométricas ao observar os baixíssimos índices de leitura em diferentes testes nacionais e internacionais que avaliam a qualidade da educação, os quais indicam que a maioria dos alunos brasileiros do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) não consegue localizar informações explícitas em um texto. Deste modo, essa tese de doutorado buscou ampliar as evidências de validade e apresentar parâmetros normativos de três instrumentos que compõem a Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura – BACOL. Cada instrumento avalia um componente de leitura específico em alunos do 4º ao 9º ano do EF. A tese está organizada em três estudos. O Estudo 1, de revisão sistemática, investigou a contribuição das habilidades de fluência e de reconhecimento de palavras para a compreensão de texto. Os resultados sugerem que, diferentemente do reconhecimento de palavras, a habilidade de fluência de leitura tende a manter relação significativa com a compreensão de leitura no decorrer do segundo ciclo do EF. Já o Estudo 2 investigou o grau de complexidade linguística dos textos narrativo (TCCL_N) e expositivo (TCCL_E) do Teste de Compreensão de Leitura - TCCL, por meio da ferramenta computadorizada CohMetrix-Port. Os resultados da análise sugerem que o TCCL_E é mais complexo que o TCCL_N, além de indicar outras nuances textuais que auxiliam na compreensão dos mecanismos cognitivos subjacentes ao desempenho em TCCL. Por fim, o Estudo 3 buscou evidências de validade por meio da análise do efeito de série, além de disponibilizar dados normativos. Participaram do estudo 1.117 estudantes de 6 escolas particulares das 5 regiões do país. Os resultados da análise de variância indicaram que houve efeito de série sobre os desempenhos nos três instrumentos utilizados, tendo sido encontradas diferenças estatisticamente significativas em todas as comparações com dois anos de diferença. Portanto, a tese oferece novas evidências de validade e normas para os instrumentos, o que pode contribuir para a avaliação de leitura nesses anos escolares.
Descrição
Palavras-chave
leitura , reconhecimento de palavras , compreensão de leitura , fluência , avaliação neuropsicológica
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