Desenvolvimento e aplicabilidade de um programa computadorizado para treinamento de pais no desenvolvimento de funções executivas em crianças de 7 a 10 anos de idade.

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Tipo
Tese
Data de publicação
2020-12-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Carvalho, Ariane Cristina Ramello de
Orientador
Seabra, Alessandra Gotuzo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Ferreira, Sandra de Fátima Barboza
Paiano, Ronê
Trevisan, Bruna Tonietti
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Funções executivas (FE) são um conjunto de processos cognitivos de ordem superior que dão suporte a diversas habilidades cruciais para o desenvolvimento de comportamentos adaptativos face a demandas ambientais, para o alcance de objetivos específicos. A qualidade dos comportamentos parentais tem se mostrado um importante modulador de FE, de forma que a sensibilidade e as estratégias de suporte dos pais mostram-se fortemente associados a FE em crianças e adolescentes. Objetivo: desenvolver e testar a aplicabilidade de um programa computadorizado para treinamento de pais na promoção de funções executivas em crianças. Método: o estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira, foram desenvolvidas as atividades do programa de treinamento para os pais promoverem FE em crianças de 7 a 10 anos. A intervenção foi disponibilizada de forma computadorizada, isto é, por meio de um website que pode ser acessado em computador, notebook ou tablet. As atividades da intervenção tiveram o propósito de promover melhores habilidades de memória de trabalho, planejamento, controle inibitório, capacidade de engajamento do comportamento em direção a metas e flexibilidade cognitiva. A segunda etapa foi verificar a aplicabilidade da intervenção de forma computadorizada. Participaram desta pesquisa 14 pais e seus respectivos filhos. A intervenção teve duração de 8 semanas e sua aplicação foi feita por meio dos pais, os quais receberam treinamento adequado para isso. Foi feita uma análise qualitativa com base no relato dos pais e das crianças mediante entrevista semi-estruturada para verificar a aplicabilidade do programa. Resultados: o programa foi facilmente realizado pelos participantes e os mesmos se mantiveram engajados do início ao fim. Os participantes consideraram o programa intuitivo, de fácil manuseio e possível de ser incorporado na rotina dos pais e das crianças. De acordo com os relatos dos pais, as atividades são compatíveis com o desenvolvimento das funções executivas. Deve-se considerar que a segunda etapa desse estudo foi conduzida durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de covid-19, logo os resultados obtidos devem ser analisados sob essa perspectiva. Conclusão: a intervenção disponibilizada de forma online favoreceu o engajamento dos pais e das crianças. Ensinar aos pais sobre como desenvolver funções executivas em seus filhos mostrou-se uma estratégia importante para a promoção de tais funções
Descrição
Palavras-chave
funções executivas , intervenção para pais , intervenção computadorizada
Assuntos Scopus
Citação
CARVALHO, Ariane Cristina Ramello de. Desenvolvimento e aplicabilidade de um programa computadorizado para treinamento de pais no desenvolvimento de funções executivas em crianças de 7 a 10 anos de idade. 2020. 105 f. Tese (Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.