Associação entre o tempo de uso de mídias eletrônicas e funções executivas: um estudo de crianças de 7 a 11 anos durante a pandemia da COVID-19
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-12-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lopes, Aline Cano
Orientador
Rocha, Marina Monzani da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rodrigues, Camila Cruz
Marino, Regina Luísa de Freitas
Marino, Regina Luísa de Freitas
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
É global o crescente uso de mídias eletrônicas entre crianças e jovens, principalmente durante a pandemia da COVID-19. Estudos sobre a temática apontam que de forma equilibrada, com supervisão de adultos em relação ao tempo e conteúdo consumido, as mídias eletrônicas podem ser benéficas; no entanto, o uso excessivo também produz consequências aparentes e nocivas à saúde física e mental. Este trabalho estuda e discute o possível impacto das mídias eletrônicas nas funções executivas (FE), em uma pesquisa nacional realizada em momento de pandemia COVID-19, utilizando uma plataforma online, com 311 responsáveis por crianças de sete a onze anos. Objetivou-se compreender se o tempo e o tipo de uso de mídias eletrônicas associa-se ao desempenho em FE, comparando as variáveis idade e sexo. Utilizaram-se os instrumentos “Uso de Mídias Eletrônicas – Formulário para Pais” (MAF-P), questionário sociodemográfico e Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERI). Foram encontradas correlações positivas fracas entre piores níveis de FE e o tempo em atividades como “Jogando jogos no computador, celular, iPhone, Tablet, iPad, Xbox, PlayStation, etc.” e “Assistindo vídeos no YouTube, etc.”, que indica que quanto maior o tempo em tais mídias, pior o desempenho em memória de trabalho (MT), controle inibitório (CI), flexibilidade cognitiva (FC), aversão ao adiamento e regulação (RG). Embora os resultados não indiquem relação causal, mostrou-se importante discutir e obter novos dados sobre o tempo que crianças passam em frente a telas e a relação com as FE, dados que podem ser usados em caráter investigativo e preventivo para famílias e escolas.
Descrição
Palavras-chave
mídias eletrônicas , crianças , funções executivas , covid-19
Assuntos Scopus
Citação
LOPES, Aline Cano. Associação entre o tempo de uso de mídias eletrônicas e funções executivas: um estudo de crianças de 7 a 11 anos durante a pandemia da COVID-19. 2020. 63 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.