Revisão sistemática sobre o perfil de cognição social e funções executivas nos pais de indivíduos com o diagnóstico de transtorno do espectro do autismo

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2021-02-20
Autores
Dias, Camila Gonçalves da Fonseca
Orientador
Schwartzman, José Salomão
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Seabra, Alessandra Gatuzo
Araújo, Ceres Alves
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação social, na interação social e no padrão de comportamento e interesses. Embora o TEA seja heterogêneo na sua forma de apresentação, existe uma proporção significativa de parentes de indivíduos com o diagnóstico de TEA que apresentam características similares aos familiares afetados, porém com menor intensidade, essas características foram denominadas de Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA). Dessa forma, buscando investigar a existência e os prejuízos que fazem parte do FAA, além de entender melhor as características primárias do TEA, essa revisão sistemática objetivou sintetizar os dados de pesquisa referentes a investigação do FAA, em pais de indivíduos com o diagnóstico de TEA, através da avaliação da Cognição Social e das Funções Executivas, que são habilidades cujos déficits já são amplamente relacionados ao transtorno em questão. O protocolo de pesquisa foi registrado na base PROSPERO, previamente ao início da sua execução e as bases de dados consultadas foram: MEDLINE, LILACS e IBECS. Embora a maioria dos estudos indique que os pais de indivíduos com diagnóstico de TEA apresentam pontuações inferiores, comparado ao grupo controle, a pluralidade metodológica dificulta a síntese dos resultados e evidencia a necessidade de mais estudos que possam, através de uma estrutura metodológica mais homogênea, esclarecer os aspectos que fazem parte do FAA.
Descrição
Palavras-chave
transtorno do espectro do autismo , fenótipo ampliado do autismo , funções executivas , cognição social
Citação
Dias, Camila Gonçalves da Fonseca. Revisão sistemática sobre o perfil de cognição social e funções executivas nos pais de indivíduos com o diagnóstico de transtorno do espectro do autismo. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.