O desenvolvimento do pensamento científico e a formação do professor de biologia

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-02-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Almeida, Alexandre Henrique Moraes de
Orientador
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Silva, João Roberto de Souza
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como o desenvolvimento do pensamento científico é trabalhado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A intenção foi analisar como os alunos do último semestre do curso estão se desenvolvendo cientificamente. Para a realização da pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa e adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de questionários e realização de entrevistas com alunos no último semestre do curso de Biologia. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o conceito de formação docente e a importância do desenvolvimento do pensamento científico. O estudo fundamentou-se nas concepções teóricas de Deval (2005), Mizukami (1996), Nóvoa (2009) e Shulman (2014; 2016). Ao final da pesquisa, constatamos que, no campo da formação docente, ainda precisamos avançar na construção de currículos, em especial no Ensino Superior, que tratem de estratégias para o desenvolvimento do pensamento científico
Descrição
Palavras-chave
pensamento científico , formação docente , licenciatura em Ciências Biológicas.
Assuntos Scopus
Citação
ALMEIDA, Alexandre Henrique Moraes de. O desenvolvimento do pensamento científico e a formação do professor de biologia. 2020. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.