Plataforma para a certificação e auditoria em empresas: estratégias para o desenvolvimento de um negócio inovador
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-09-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Ricardo Valente da.
Orientador
Caldeira, Adilson
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ghobril, Alexandre Nabil
Oliva, Fábio Lotti
Oliva, Fábio Lotti
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Introdução: Este texto descreve o projeto realizado com o objetivo de desenvolver o modelo
de negócios para uma plataforma de transação de serviços relacionados à certificação, em
especial os serviços de auditorias, no modelo de um marketplace.
Metodologia utilizada: Com a preocupação de conferir caráter científico ao trabalho, seguiuse
o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por
Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017).
Contexto Investigado: O mercado de certificação envolve auditores, certificadoras, agentes
legislativos e avaliadores e, principalmente, empresas interessadas em adquirir certificações
para que seja possível expandir negócios, garantir qualidade, reduzir custos, conferir
credibilidade, atender à legislação vigente e obter aceitação internacional. Face à complexidade
determinada pela quantidade e diversidade de agentes envolvidos, aproximar os diferentes
agentes em uma única plataforma para reduzir o tempo de busca de profissionais especializados,
empresas certificadoras e auditores, seria uma oportunidade de proporcionar valor agregado a
todas as partes envolvidas.
Diagnóstico da Situação: Para melhor adaptar os aspectos estruturais do modelo concebido,
partiu-se da análise de cenários do macroambiente e as tendências do ambiente competitivo,
tais como o tamanho atual e potencial do mercado, bem como as lacunas existentes por
necessidades e desejos ainda não atendidos satisfatoriamente. A seguir, buscou-se definir
aspectos internos, principiando pela determinação de qual seria a proposta de valor que atenda
às expectativas dos clientes e da solução tecnológica aplicada à transação de serviços de
auditoria em certificação, prosseguindo, com a análise de viabilidade financeira do projeto.
Intervenção Proposta: O diagnóstico realizado conduziu ao delineamento de um modelo de
negócio para a criação de uma nova empresa com proposta inovadora de oferta de valor,
abraçada por empreendedores que aportam seu conhecimento do mercado de certificação, de
tecnologia da informação, marketplace e capacidade de investimento. A ideia considera as
tendências do cenário tecnológico e os conceitos de economia compartilhada e orquestração de
negócios em rede, em que o mercado está se desenvolvendo atualmente.
Resultados Obtidos: Face aos dados considerados, a análise apresentada, a proposta de valor
testada e validada por agentes que atuam no mercado visado e o atual estágio de implementação,
a proposta se revelou factível, com efetiva capacidade de se constituir em um negócio que
envolve situação favorável de retorno do investimento requerido aos sócios, que utilizarão
recursos próprios para viabilizar o aproveitamento da oportunidade e, em fase subsequente,
implementarão o modelo de negócio desenvolvido neste projeto.
Impacto Tecnológico, Econômica, Social: Além do impacto decorrente da criação de um
modelo de negócio inovador para o setor, espera-se que o compartilhamento da experiência
proporcione potencial de replicação em situações equivalentes. Assim, espera-se contribuir para
o desenvolvimento da tecnologia de gestão, e proporcionando expansão da segurança e do
volume de negócios no mercado, de modo a impactar favoravelmente a dinâmica evolutiva do
ambiente econômico e o próprio desenvolvimento da qualidade de vida da sociedade.
Descrição
Palavras-chave
certificação , desenvolvimento de negócios , estratégia , inovação , marketplace
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, Ricardo Valente da. Plataforma para a certificação e auditoria em empresas: estratégias para o desenvolvimento de um negócio inovador. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado profssional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020.