As relações sociais e o mercado de alimentos orgânicos da associação de agricultores da zona leste de São Paulo

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2021-08-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Arabe, Giorgia Redwitz
Orientador
Sambiase, Marta Fabiano
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Moori, Roberto Giro
Carneiro Junior, Erivaldo da Silva
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Há uma tendência de crescimento do setor de alimentos orgânicos, inclusive, devido à pandemia causada pelo Coronavírus, que direcionou a atenção da população ainda mais para a saúde, principalmente com as questões atreladas à segurança alimentar. Frente a este cenário, muitos consumidores passaram a fazer as suas compras pelos circuitos curtos de comercialização, caracterizados pela confiabilidade atrelada ao processo da produção até o consumo. Além do fato de esses circuitos desempenharem um papel importante no desenvolvimento social, ambiental e econômico “local”. Mesmo com a crescente valorização dos alimentos orgânicos, institucionalização e incentivos governamentais para a produção, comercialização e distribuição, existem desafios a serem superados pelos agentes da cadeia de valor de alimentos orgânicos. Com um ambiente caracterizado por pequenos agricultores familiares, alimentos de época, perecíveis e de baixo valor agregado, foram surgindo alternativas de distribuição direta. Trata-se da busca dos agricultores por uma melhor captação de valor. É o caso da configuração da cadeia de suprimentos baseada em valor, cujas relações são estabelecidas a partir de princípios compartilhados, e onde a lógica capitalista de maximização do lucro e recursos não é o principal motivador da cadeia. Esses princípios podem ser evidenciados por elementos como a confiança, lealdade e comprometimento que também são encontrados nas relações da Teoria da Troca Social, que foi utilizada neste estudo como lente teórica para o entendimento das relações entre os agentes da cadeia de valor de alimentos orgânicos da Associação dos Agricultores da Zona Leste – AAZL. Partindo do objetivo geral: identificar a relação entre as interações dos agentes da cadeia de alimentos orgânicos da AAZL e a dinâmica desse mercado sob a perspectiva da VBSC, foram conduzidas entrevistas com os agentes desta cadeia. Para a análise de dados, optou-se pela utilização de dois métodos de pesquisa qualitativa, um de análise de conteúdo e outro de redes sociais. A pesquisa examinou como as interações sociais influenciam o mercado de alimentos orgânicos da Associação de Agricultores da Zona Leste de São Paulo. Nessas relações discutiram-se entraves, benefícios e desafios para a existência e evolução do mercado de alimentos orgânicos. O resultado desta pesquisa mostra que entre os agentes da cadeia de valor de alimentos orgânicos da AAZL existem relações favoráveis e não favoráveis no que tange a cooperação, reciprocidade, comprometimento e confiança. Além destas relações não seguirem a lógica do estímulo, resposta e reforço. Neste sentido, princípios compartilhados nas relações entre os agentes de alimentos orgânicos da AAZL podem contribuir com a expansão deste mercado em termos de oferta e variedade, destacando a necessidade de sinergia entre eles para que os ganhos sejam obtidos através das trocas sociais. Assim, é argumentado nesta pesquisa que para a expansão do mercado de alimentos orgânicos no município de São Paulo, ambiente foco deste estudo, é importante ir além da legislação e programas de apoio que institucionalizam a agroecologia e agricultura familiar, mesmo considerando importantes agentes deste mercado.
Descrição
Palavras-chave
alimentos orgânicos , teoria das trocas sociais , cadeia de suprimentos baseada em valor
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Citação
ARABE, Giorgia Redwitz. As relações sociais e o mercado de alimentos orgânicos da associação de agricultores da zona leste de São Paulo. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2021.