Taxas de juros e mark-up no Brasil segundo o conceito de risco

Thumbnail Image
item.page.type
Dissertação
Date
2019-11-14
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Sato, Artur Yosuke
publication.page.advisor
Racy, Joaquim Carlos
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Moura Junior, Álvaro Alves de
Leite Neto, Fernando Ribeiro
publication.page.program
Economia e Mercados
Abstract
Esta dissertação trata da formação do spread com base no princípio do “Custo Total” que no contexto do mercado financeiro denomina-se Rorac - Return On Risk-Adjusted Capital. Avalia o impacto do processo de mark-up com foco no custo de inadimplência que aumenta a taxa de juros dos empréstimos e financiamentos bancários e parte da hipótese de que o comportamento oligopolizado dos bancos líderes facilita a nova metodologia de precificação via Rorac no segmento atacado (grandes empesas). A metodologia de trabalho tem caráter dedutivo. Começa com um olhar sobre os fatores que refletem o poder de oligopólio dos bancos líderes e como esse poder se reflete na metodologia do Rorac. Passa por uma análise estatística entre spread vs. IBC-Br, além de abordar a restrição de crédito devido ao risco de inadimplência e à preferência pela liquidez. Expõe os fatores do mercado bancário que impactam a taxa de juros e nesse contexto faz uma análise estatística entre volume de crédito e taxa de juros e spread. Trata do Rorac, EVA e a relação dos índices de Basiléia com a concentração, e por fim, avalia a questão da barreira à entrada como proteção à prática do mark-up que permite somar o custo de inadimplência (prevista e imprevista) na taxa de juros que no limite não pode ser superior ao retorno esperado do investimento pela empresa. A inadimplência imprevista é o custo adicional da nova metodologia do Rorac.
Description
Keywords
custo total , Rorac , mark-up , risco , taxa de juros , spread , restrição de crédito , inelasticidade , Basiléia , concentração , comportamento oligopolizado , barreira à entrada
item.page.scopussubject
Citation
SATO, Artur Yosuke. Taxas de juros e mark-up no Brasil segundo o conceito de risco. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia e Mercados) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.