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dc.creatorBarioni, Bárbara Cavalcante de Andrade
dc.date.accessioned2017-10-26T13:29:46Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:16:48Z
dc.date.available2020-05-28T18:16:48Z
dc.date.issued2016-08-15
dc.identifier.citationBARIONI, Bárbara Cavalcante de Andrade. A fragmentação do território e o espaço público para o pedestre no bairro do Brás. 2016. 132 f. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26155
dc.description.abstractThis research approaches the issues of urban fragmentation, the break on space made by the railroad tracks, as well as the consequences of having a fragmented public space and the limitations imposed on the pedestrians. Theses issues will be discussed based on a place which shows all these characteristics: the neighborhood called Brás. Brás is located on the east side of São Paulo, city and state capital. It has received since the beginning of the 19th century different kinds of construction related to railroads, as to which, in the mid 20th century, had developed greatly around the neighborhood. This particular place had its development closely related to the railroad made which had attracted different kinds of industry and manufactures in order to have a better flow of their production.However, the economy changed from and industrial path to commercial and services one which has led to the mischaracterization of the tracks and the place. Nowadays, the train station, Brás, which was key to the development of the neighborhood has become an obstacle in the pedestrian movement, turning itself into a divider of the space, the responsible of the fragmentation of the neighborhood. For such reason, it is the main element present which promotes the articulation of the portions of Brás is the train station managed by the public company, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Metropolitan Trains of São Paulo).eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectorla ferroviáriapor
dc.subjectBráspor
dc.subjectespaço públicopor
dc.subjectfluxo pedestrepor
dc.titleA fragmentação do território e o espaço público para o pedestre no bairro do Bráspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)por
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANOpor
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a questão da fragmentação do espaço urbano ao longo de orlas ferroviárias, com ênfase no Bairro do Brás; procura-se compreender o processo de fragmentação a partir da fissura no território causada pela linha férrea, bem como as consequências de um território fragmentado para o espaço público e a limitação que essa fragmentação impõe ao pedestre. Tais questões serão discutidas à luz de um território que apresenta certas particularidades: o bairro do Brás. O Brás, bairro localizado na zona leste da cidade de São Paulo, recebeu, a partir do final do século XIX, obras relacionadas à linha férrea que, a partir da primeira metade do século XX, veio a constituir em elemento da paisagem urbana naquele bairro, que se desenvolveria ao seu redor. O desenvolvimento urbano do Brás, por ter se dado de forma relacionada e definida pela ferrovia, atraiu indústrias que utilizaram da via férrea para escoar sua produção. Com a passagem de uma economia industrial a uma economia voltada aos serviços, o tecido urbano do bairro nas áreas lindeiras à ferrovia perdeu suas funções e se tornou descaracterizado. A linha férrea que foi responsável pelo desenvolvimento do bairro hoje se configura como barreira e obstáculo ao fluxo pedestre, tornando-se assim responsável pela fragmentação do bairro. Por essa razão, o principal elemento existente que promove a articulação das porções divididas pela linha férrea é a estação ferroviária da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292073923315299por
dc.contributor.advisor1Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2158833016113682por
dc.contributor.referee1Righi, Roberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8862042784397448por
dc.contributor.referee2Silva Neto, Manoel Lemes da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4098129515389219por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15143/B%c3%a1rbara%20Cavalcante%20de%20Andrade%20Barioni.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3381/5/B%C3%A1rbara%20Cavalcante%20de%20Andrade%20Barioni.pdf
dc.keywordsrailroad edgeeng
dc.keywordsBráseng
dc.keywordspublic spaceeng
dc.keywordspedestrian floweng


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