A fragmentação do território e o espaço público para o pedestre no bairro do Brás
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-08-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Barioni, Bárbara Cavalcante de Andrade
Orientador
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Righi, Roberto
Silva Neto, Manoel Lemes da
Silva Neto, Manoel Lemes da
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Esta pesquisa aborda a questão da fragmentação do espaço urbano ao longo de orlas ferroviárias, com ênfase no
Bairro do Brás; procura-se compreender o processo de fragmentação a partir da fissura no território causada pela
linha férrea, bem como as consequências de um território fragmentado para o espaço público e a limitação que essa
fragmentação impõe ao pedestre. Tais questões serão discutidas à luz de um território que apresenta certas particularidades:
o bairro do Brás.
O Brás, bairro localizado na zona leste da cidade de São Paulo, recebeu, a partir do final do século XIX, obras relacionadas
à linha férrea que, a partir da primeira metade do século XX, veio a constituir em elemento da paisagem urbana
naquele bairro, que se desenvolveria ao seu redor. O desenvolvimento urbano do Brás, por ter se dado de forma relacionada
e definida pela ferrovia, atraiu indústrias que utilizaram da via férrea para escoar sua produção. Com a passagem
de uma economia industrial a uma economia voltada aos serviços, o tecido urbano do bairro nas áreas lindeiras à
ferrovia perdeu suas funções e se tornou descaracterizado.
A linha férrea que foi responsável pelo desenvolvimento do bairro hoje se configura como barreira e obstáculo ao fluxo
pedestre, tornando-se assim responsável pela fragmentação do bairro. Por essa razão, o principal elemento existente
que promove a articulação das porções divididas pela linha férrea é a estação ferroviária da CPTM – Companhia Paulista
de Trens Metropolitanos.
Descrição
Palavras-chave
orla ferroviária , Brás , espaço público , fluxo pedestre
Assuntos Scopus
Citação
BARIONI, Bárbara Cavalcante de Andrade. A fragmentação do território e o espaço público para o pedestre no bairro do Brás. 2016. 132 f. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.