Show simple item record

dc.contributor.advisorVasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
dc.contributor.authorGleria, Erico
dc.date.accessioned2017-02-07T20:57:29Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:15Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:15Z
dc.date.issued2016-09-19
dc.identifier.citationGLERIA, Erico. Autonomia e deficiências no ensino de literatura: uma comparação entre as escolas brasileira e portuguesa. 2016. 155 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25175
dc.description.abstractCom o passar dos anos e ao apurar das observações de uma prática docente dedicada ao ensino de literatura no Ensino Médio, faz-se hora de sistematizar e buscar amparo teórico para tais observações. Este trabalho busca verificar como se dá o trato da literatura como disciplina escolar e em que medida a escola forma leitores fluentes. Acreditando, ainda, no verdadeiro sentido da pesquisa acadêmica e em seu poder de ação e transformação, este estudo busca fazer eco frente a um problema simultaneamente alarmante e discreto no que se refere ao trato da literatura como disciplina escolar. Alarmante pelos fatos que vamos trazer à superfície e discreto pela falta de atenção que a questão vem ganhando ao longo das décadas. Falta de atenção que, inclusive, pode ter consequências irreversíveis se o assunto não for trazido à tona e discutido com o rigor que merece. Buscando escrever um trabalho de alma reflexiva e de corpo comparativo, elege-se Portugal como referência para comparação, devido à íntima ligação que o ensino de literatura no Brasil exerce com a Lusitânia, e também dado o interesse de Portugal no ensino de literatura brasileira, seja pela partilha da língua, ou pelo passado em comum.
dc.description.abstractOver the years and determine the observations of teaching practice dedicated to the teaching of literature in high school, it is time to systematize and seek theoretical support for such observations. This work aims to verify how is the deal of literature as a school subject and to what extent the school so fluent readers. Believing also in the true sense of academic research and its power of action and transformation, this study seeks to echo forward at an alarming and discrete problem in the literature tract as school discipline. Alarming by the facts that we bring to the surface and discreet by the lack of attention that it has gained over the decades, lack of attention that may have irreversible consequences if the matter is not brought up and discussed with the rigor it deserves. Seeking to write a reflective soul of work and comparative body, is elected Portugal as a reference in comparison, given the close connection that the teaching of literature in Brazil carries with Lusitania, and finding also from Portugal, interest in Brazilian literature teaching, is the language of sharing, either by a common past, or even other interests that may be descortinados throughout the research.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectPortugal
dc.subjectBrasil
dc.subjectensino médio
dc.subjectliteratura
dc.subjecteducação
dc.titleAutonomia e deficiências no ensino de literatura: uma comparação entre as escolas brasileira e portuguesa
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9596639851404863
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12935/Erico%20Gleria.pdf.jpg
dc.keywordsPortugal
dc.keywordsBrazil
dc.keywordshigh school
dc.keywordsliterature
dc.keywordseducation
local.contributor.board1Guimarães, Alexandre Huady Torres
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545
local.contributor.board2Bridi, Marlise Vaz
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486189642933939
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programLetras
local.contributor.board3Fortuna, Marlene
local.contributor.board4Casagrande, Nancy dos Santos
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4317517456147470
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto