Show simple item record

dc.creatorGleria, Erico
dc.date.accessioned2017-02-07T20:57:29Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:15Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:15Z
dc.date.issued2016-09-19
dc.identifier.citationGLERIA, Erico. Autonomia e deficiências no ensino de literatura: uma comparação entre as escolas brasileira e portuguesa. 2016. 155 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25175
dc.description.abstractOver the years and determine the observations of teaching practice dedicated to the teaching of literature in high school, it is time to systematize and seek theoretical support for such observations. This work aims to verify how is the deal of literature as a school subject and to what extent the school so fluent readers. Believing also in the true sense of academic research and its power of action and transformation, this study seeks to echo forward at an alarming and discrete problem in the literature tract as school discipline. Alarming by the facts that we bring to the surface and discreet by the lack of attention that it has gained over the decades, lack of attention that may have irreversible consequences if the matter is not brought up and discussed with the rigor it deserves. Seeking to write a reflective soul of work and comparative body, is elected Portugal as a reference in comparison, given the close connection that the teaching of literature in Brazil carries with Lusitania, and finding also from Portugal, interest in Brazilian literature teaching, is the language of sharing, either by a common past, or even other interests that may be descortinados throughout the research.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectliteraturapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.titleAutonomia e deficiências no ensino de literatura: uma comparação entre as escolas brasileira e portuguesapor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.description.resumoCom o passar dos anos e ao apurar das observações de uma prática docente dedicada ao ensino de literatura no Ensino Médio, faz-se hora de sistematizar e buscar amparo teórico para tais observações. Este trabalho busca verificar como se dá o trato da literatura como disciplina escolar e em que medida a escola forma leitores fluentes. Acreditando, ainda, no verdadeiro sentido da pesquisa acadêmica e em seu poder de ação e transformação, este estudo busca fazer eco frente a um problema simultaneamente alarmante e discreto no que se refere ao trato da literatura como disciplina escolar. Alarmante pelos fatos que vamos trazer à superfície e discreto pela falta de atenção que a questão vem ganhando ao longo das décadas. Falta de atenção que, inclusive, pode ter consequências irreversíveis se o assunto não for trazido à tona e discutido com o rigor que merece. Buscando escrever um trabalho de alma reflexiva e de corpo comparativo, elege-se Portugal como referência para comparação, devido à íntima ligação que o ensino de literatura no Brasil exerce com a Lusitânia, e também dado o interesse de Portugal no ensino de literatura brasileira, seja pela partilha da língua, ou pelo passado em comum.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9596639851404863por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548por
dc.contributor.referee1Guimarães, Alexandre Huady Torres
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545por
dc.contributor.referee2Bridi, Marlise Vaz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486189642933939por
dc.contributor.referee3Fortuna, Marlene
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4317517456147470por
dc.contributor.referee4Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12935/Erico%20Gleria.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3050/5/Erico%20Gleria.pdf
dc.keywordsPortugaleng
dc.keywordsBrazileng
dc.keywordshigh schooleng
dc.keywordsliteratureeng
dc.keywordseducationeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto