Autonomia e deficiências no ensino de literatura: uma comparação entre as escolas brasileira e portuguesa
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Tipo
Tese
Data de publicação
2016-09-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gleria, Erico
Orientador
Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Guimarães, Alexandre Huady Torres
Bridi, Marlise Vaz
Fortuna, Marlene
Casagrande, Nancy dos Santos
Bridi, Marlise Vaz
Fortuna, Marlene
Casagrande, Nancy dos Santos
Programa
Letras
Resumo
Com o passar dos anos e ao apurar das observações de uma prática docente dedicada
ao ensino de literatura no Ensino Médio, faz-se hora de sistematizar e buscar amparo teórico
para tais observações. Este trabalho busca verificar como se dá o trato da literatura como
disciplina escolar e em que medida a escola forma leitores fluentes. Acreditando, ainda, no
verdadeiro sentido da pesquisa acadêmica e em seu poder de ação e transformação, este
estudo busca fazer eco frente a um problema simultaneamente alarmante e discreto no que se
refere ao trato da literatura como disciplina escolar. Alarmante pelos fatos que vamos trazer à
superfície e discreto pela falta de atenção que a questão vem ganhando ao longo das décadas.
Falta de atenção que, inclusive, pode ter consequências irreversíveis se o assunto não for
trazido à tona e discutido com o rigor que merece. Buscando escrever um trabalho de alma
reflexiva e de corpo comparativo, elege-se Portugal como referência para comparação, devido
à íntima ligação que o ensino de literatura no Brasil exerce com a Lusitânia, e também dado o
interesse de Portugal no ensino de literatura brasileira, seja pela partilha da língua, ou pelo
passado em comum.
Descrição
Palavras-chave
Portugal , Brasil , ensino médio , literatura , educação
Assuntos Scopus
Citação
GLERIA, Erico. Autonomia e deficiências no ensino de literatura: uma comparação entre as escolas brasileira e portuguesa. 2016. 155 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.