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dc.creatorBitazi, Fernanda Isabel
dc.date.accessioned2017-02-07T21:31:00Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:11Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:11Z
dc.date.issued2015-08-05
dc.identifier.citationBITAZI, Fernanda Isabel. Clássico literário e adaptação em quadrinhos : uma possibilidade para a formação estético-discursiva do jovem leitor. 2015. 315 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25149
dc.description.abstractFor the first time in 2006, Brazilian Federal Government included comics in the national program for libraries at schools, thus emphasizing the acceptance of comics adaptations of great literary oeuvres – literary classics – and encouraging publishing houses to release, from that year on, several works of this genre. Considering the commercial interest of the publishing houses, as well as the reasons that base the acceptance of this production by the government (use of adaptations in the educational context aimed at the formation of literature readers, or more specifically, readers of literary classics), this paper has the objective of investigating whether comics adaptations can help the formation of young readers and provide access to the aesthetics of the canonic literary hypotext as well as the aesthetics of comics. To reach this objective, O cortiço by Aluísio Azevedo and Dom Casmurro by Machado de Assis will be compared to their respective comics adaptations, both produced by Ivan Jaf and Rodrigo Rosa and published by Ática. It is worth noting that such comparative analysis can be made in the classroom, provided that it is adapted to this production context, so as to make the young reader realize that appreciating a comics adaptation of a literary work is a different experience from the appreciation of the literary classic itself.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectadaptação quadrinizadapor
dc.subjectclássico literáriopor
dc.subjectformação leitorapor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectliteraturapor
dc.subjectquadrinhospor
dc.titleClássico literário e adaptação em quadrinhos : uma possibilidade para a formação estético-discursiva do jovem leitorpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.description.resumoEm 2006, o Governo Federal incluiu os quadrinhos, pela primeira vez, nos editais do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), ressaltando a aceitação de adaptações quadrinizadas das grandes obras da literatura universal – os clássicos literários –, o que motivou as editoras brasileiras a publicarem, a partir daquele ano, várias obras do gênero. Considerando, portanto, o interesse comercial das editoras, bem como a razão pressuposta à aceitação do governo pela inclusão desse tipo de produção – o de usar as adaptações no contexto escolar para formar leitores literários, ou mais especificamente, leitores das obras clássicas literárias –, esta pesquisa tem, por objetivo principal, investigar se as adaptações quadrinizadas podem auxiliar na formação do jovem leitor no que concerne, sobretudo, a seu acesso à estética do hipotexto literário canônico e também à estética dos próprios quadrinhos. Para tanto, O cortiço, de Aluísio Azevedo, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, serão comparados, respectivamente, às versões em quadrinhos de O cortiço e Dom Casmurro, ambas produzidas por Ivan Jaf e Rodrigo Rosa e publicadas pela editora Ática. Importa ressaltar que tal análise comparativa pode, desde que com as devidas adequações ao contexto de produção, ser realizada em sala de aula, de modo a fazer o jovem leitor perceber que apreciar uma adaptação literária em quadrinhos é diferente de fruir esteticamente um clássico literário.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9024961769650673por
dc.contributor.advisor1Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477705977816776por
dc.contributor.referee1Pereira, Helena Bonito Couto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9240687015870539por
dc.contributor.referee2Guimarães, Alexandre Huady Torres
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545por
dc.contributor.referee3Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9487332055549431por
dc.contributor.referee4Ramos, Paulo Eduardo
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7486391502190524por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12903/Fernanda%20Isabel%20Bitazi.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3061/5/Fernanda%20Isabel%20Bitazi.pdf
dc.keywordscomics adaptationeng
dc.keywordsliterary classiceng
dc.keywordsreader formationeng
dc.keywordsreadingeng
dc.keywordsliteratureeng
dc.keywordscomicseng


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