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dc.contributor.advisorAlvarez, Aurora Gedra Ruiz
dc.contributor.authorBitazi, Fernanda Isabel
dc.date.accessioned2017-02-07T21:31:00Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:11Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:11Z
dc.date.issued2015-08-05
dc.identifier.citationBITAZI, Fernanda Isabel. Clássico literário e adaptação em quadrinhos : uma possibilidade para a formação estético-discursiva do jovem leitor. 2015. 315 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25149
dc.description.abstractFor the first time in 2006, Brazilian Federal Government included comics in the national program for libraries at schools, thus emphasizing the acceptance of comics adaptations of great literary oeuvres – literary classics – and encouraging publishing houses to release, from that year on, several works of this genre. Considering the commercial interest of the publishing houses, as well as the reasons that base the acceptance of this production by the government (use of adaptations in the educational context aimed at the formation of literature readers, or more specifically, readers of literary classics), this paper has the objective of investigating whether comics adaptations can help the formation of young readers and provide access to the aesthetics of the canonic literary hypotext as well as the aesthetics of comics. To reach this objective, O cortiço by Aluísio Azevedo and Dom Casmurro by Machado de Assis will be compared to their respective comics adaptations, both produced by Ivan Jaf and Rodrigo Rosa and published by Ática. It is worth noting that such comparative analysis can be made in the classroom, provided that it is adapted to this production context, so as to make the young reader realize that appreciating a comics adaptation of a literary work is a different experience from the appreciation of the literary classic itself.
dc.description.abstractEm 2006, o Governo Federal incluiu os quadrinhos, pela primeira vez, nos editais do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), ressaltando a aceitação de adaptações quadrinizadas das grandes obras da literatura universal – os clássicos literários –, o que motivou as editoras brasileiras a publicarem, a partir daquele ano, várias obras do gênero. Considerando, portanto, o interesse comercial das editoras, bem como a razão pressuposta à aceitação do governo pela inclusão desse tipo de produção – o de usar as adaptações no contexto escolar para formar leitores literários, ou mais especificamente, leitores das obras clássicas literárias –, esta pesquisa tem, por objetivo principal, investigar se as adaptações quadrinizadas podem auxiliar na formação do jovem leitor no que concerne, sobretudo, a seu acesso à estética do hipotexto literário canônico e também à estética dos próprios quadrinhos. Para tanto, O cortiço, de Aluísio Azevedo, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, serão comparados, respectivamente, às versões em quadrinhos de O cortiço e Dom Casmurro, ambas produzidas por Ivan Jaf e Rodrigo Rosa e publicadas pela editora Ática. Importa ressaltar que tal análise comparativa pode, desde que com as devidas adequações ao contexto de produção, ser realizada em sala de aula, de modo a fazer o jovem leitor perceber que apreciar uma adaptação literária em quadrinhos é diferente de fruir esteticamente um clássico literário.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectadaptação quadrinizada
dc.subjectclássico literário
dc.subjectformação leitora
dc.subjectleitura
dc.subjectliteratura
dc.subjectquadrinhos
dc.titleClássico literário e adaptação em quadrinhos : uma possibilidade para a formação estético-discursiva do jovem leitor
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9024961769650673
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477705977816776
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12903/Fernanda%20Isabel%20Bitazi.pdf.jpg
dc.keywordscomics adaptation
dc.keywordsliterary classic
dc.keywordsreader formation
dc.keywordsreading
dc.keywordsliterature
dc.keywordscomics
local.contributor.board1Pereira, Helena Bonito Couto
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9240687015870539
local.contributor.board2Guimarães, Alexandre Huady Torres
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programLetras
local.contributor.board3Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
local.contributor.board4Ramos, Paulo Eduardo
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9487332055549431
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7486391502190524


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