O poder da palavra: a narrativa presente na aula de história na era das novas tecnologias

View/ Open
Date
2017-08-11Author
Almeida, João Marcello de Araújo Costa Lopes de
Advisor
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Referee
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Referee
Aparício, Ana Silvia Moço
Metadata
Show full item recordAbstract
This paper proposes to analyze oral narrative of a History teacher in
the classroom. Research has started with the study of History as a narrative;
continued with the investigation of dialogue-based lecture as the path to build
a historical narrative; and established a comparative study of classes in which
the voices of teacher and students are the main element in contrast to a class
in which the oral narrative of a video is the source of the content to be worked.
From this, it is possible to understand that the teacher´s role, especially when
talking about didactic transposition and historical explanation, is essential to
the success of teaching and irreplaceable in relation to the use of any
technological tool. O presente trabalho propõe-se a analisar a narrativa oral do professor
de História em sala de aula. O percurso da pesquisa teve início com o estudo
da História enquanto narrativa; prosseguiu com a investigação da aula
expositiva dialogada como caminho para a construção de uma narrativa
histórica; e estabeleceu um estudo comparativo de aulas em que as vozes de
alunos e professor são o elemento principal em contraposição à aula cuja
narrativa oral de um vídeo é a fonte dos conteúdos a serem trabalhados.
Compreende-se, a partir do trabalho realizado, que a ação docente,
especialmente no âmbito da transposição didática e da explicação histórica, é
fundamental para o êxito do ensino e insubstituível em relação à utilização de
qualquer ferramenta tecnológica.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Citation
ALMEIDA, João Marcello de Araújo Costa Lopes de. O poder da palavra: a narrativa presente na aula de história na era das novas tecnologias. 2017. 118 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .