Show simple item record

dc.creatorElias, Maria Beatriz de Campospt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:25Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:04Z
dc.date.available2008-09-03pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:04Z
dc.date.issued2008-08-18pt_BR
dc.identifier.citationELIAS, Maria Beatriz de Campos. A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24854
dc.description.abstractIn the current scenery of the information society, the new communication and information tecnologies are affecting especially the professional and educational worlds. But do the multimedia messages, that already invaded classrooms, really work? Richard Mayer s answer is yes, as he proposes his multimedia cognitive learning theory. And how have teachers been applying these techonological resources they now have access to? In order to answer this question, a ten day imersion was made on the Colégio Portinari in Salvador, concerning especially a history course in which the teacher uses multimedia sequences made by himself.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnovas tecnologias da comunicaçãopor
dc.subjectnovas tecnologias da informaçãopor
dc.subjectmensagens multimídias, teoria cognitiva da aprendizagem multimídiapor
dc.subjectnew communication tecnologieseng
dc.subjectnew information tecnologieseng
dc.subjectmultimedia messageseng
dc.subjectmultimedia cognitive learning theoryeng
dc.titleA potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de Históriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoNo cenário atual da sociedade da informação, as novas tecnologias da comunicação e da informação vêm afetando em particular o mundo do trabalho e o da educação. Mas as mensagens multimídias, que já invadiram as salas de aula, realmente funcionam? Sim, responde Richard Mayer, ao propor sua teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. E na prática, como os professores vêm utilizando os recursos tecnológicos de que dispõem? Em busca da resposta a essa pergunta, fez-se uma imersão de dez dias no Colégio Portinari, de Salvador, onde leciona um professor de História que constrói suas próprias sequências multimídias.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0723526996390320por
dc.contributor.advisor1Peña, Maria de Los Dolores Jimenezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200por
dc.contributor.referee1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee2Allegretti, Sônia Maria de Macedopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4247/Maria%20Beatriz%20de%20Campos%20Elias.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1988/1/Maria%20Beatriz%20de%20Campos%20Elias.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record