A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-08-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Elias, Maria Beatriz de Campos
Orientador
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
No cenário atual da sociedade da informação, as novas tecnologias da comunicação e da informação vêm afetando em particular o mundo do trabalho e o da educação. Mas as mensagens multimídias, que já invadiram as salas de aula, realmente funcionam? Sim, responde Richard Mayer, ao propor sua teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. E na prática, como os professores vêm utilizando os recursos tecnológicos de que dispõem? Em busca da resposta a essa pergunta, fez-se uma imersão de dez dias no Colégio Portinari, de Salvador, onde leciona um professor de História que constrói suas próprias sequências multimídias.
Descrição
Palavras-chave
novas tecnologias da comunicação , novas tecnologias da informação , mensagens multimídias, teoria cognitiva da aprendizagem multimídia , new communication tecnologies , new information tecnologies , multimedia messages , multimedia cognitive learning theory
Assuntos Scopus
Citação
ELIAS, Maria Beatriz de Campos. A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.