Bullying: a escola como campo de guerra
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2012-02-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cossalter, Mônica Elizabeth
Orientador
Feijó, Martin Cezar
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Reis, Margareth de Mello Ferreira dos
Reis, Margareth de Mello Ferreira dos
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa tem como foco de estudos os bullies. Para tal, apresenta um amplo
quadro de casos de bullying no Brasil e no mundo, estudados por pesquisadores diversos e
ocorridos em ambientes físicos e virtuais. Analisa questões como agressividade, violência,
preconceito, indústria cultural e instituição escolar. Realiza um levantamento semântico dos
termos das agressões verbais dos bullies apontando preconceitos subjacentes, investiga qual o
discurso social por trás dos atos de bullying, busca relações entre essa espécie de violência e
os valores ditados pelos meios de comunicação. Elenca e analisa características dos bullies a
partir de pesquisas e de duas obras cinematográficas, delineia seu perfil associando-o ao do
herói grego, no que concerne ao termo arete e suas implicações e analisa o bullie pela ótica da
temática da guerra.
Descrição
Palavras-chave
Bullying , violência , educação , preconceito , herói grego , Arete , amenaza y acoso escolar , violencia , educación , prejuicio , héroe griego , Arete
Assuntos Scopus
Citação
COSSALTER, Mônica Elizabeth. Bullying: a escola como campo de guerra. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.