Bullying: a escola como campo de guerra
item.page.type
Dissertação
Date
2012-02-15
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Cossalter, Mônica Elizabeth
publication.page.advisor
Feijó, Martin Cezar
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Reis, Margareth de Mello Ferreira dos
Reis, Margareth de Mello Ferreira dos
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
A presente pesquisa tem como foco de estudos os bullies. Para tal, apresenta um amplo
quadro de casos de bullying no Brasil e no mundo, estudados por pesquisadores diversos e
ocorridos em ambientes físicos e virtuais. Analisa questões como agressividade, violência,
preconceito, indústria cultural e instituição escolar. Realiza um levantamento semântico dos
termos das agressões verbais dos bullies apontando preconceitos subjacentes, investiga qual o
discurso social por trás dos atos de bullying, busca relações entre essa espécie de violência e
os valores ditados pelos meios de comunicação. Elenca e analisa características dos bullies a
partir de pesquisas e de duas obras cinematográficas, delineia seu perfil associando-o ao do
herói grego, no que concerne ao termo arete e suas implicações e analisa o bullie pela ótica da
temática da guerra.
Description
Keywords
Bullying , violência , educação , preconceito , herói grego , Arete , amenaza y acoso escolar , violencia , educación , prejuicio , héroe griego , Arete
item.page.scopussubject
Citation
COSSALTER, Mônica Elizabeth. Bullying: a escola como campo de guerra. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.