Show simple item record

dc.creatorYamamoto, Fernanda Aparecida
dc.date.accessioned2017-07-04T13:51:01Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:53Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:53Z
dc.date.issued2017-06-13
dc.identifier.citationYAMAMOTO, Fernanda Aparecida. Trajetórias de aprendizagem da docência em contextos não escolares. 2017. 148 f. Tese( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24633
dc.description.abstractThis work investigates the learning paths of karate instructors, based on analysis of their perceptions about their experiences, life stories and professional development. To perform the study, we considered the theoretical framework on leaning and teacher training of authors such as Mizukami, Schön and Nóvoa, and especially the ideas of pedagogical content knowledge (Shulman), specialized content knowledge for teaching (Ball et al.) and the ways of teaching and learning. With a qualitative nature, the investigation was carried out with four instructors, with diverse profiles, training and experiences, of a karate school in the central region of São Paulo. The discussions with them touched on a series of pedagogical themes, for the purpose of delineating the themes that guide the narratives. These narratives explored the learning itinerary of the profession, such as knowledge, beliefs, reflections, feelings and experiences, to address the central question: How can the learning paths for teaching and professional development of karate instructors be characterized from their perceptions? The analysis elucidates the learning trajectories, supported by references previous to the teaching activity, as well as professional development in the practice and the need for specific regulations for the profession.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectaprendizagem da docênciapor
dc.subjectconhecimento pedagógico do conteúdopor
dc.subjectconhecimento especializado do conteúdo para o ensinopor
dc.subjectdocência no caratêpor
dc.titleTrajetórias de aprendizagem da docência em contextos não escolarespor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.resumoEste trabalho concentra-­‐‑se na investigação das trajetórias de aprendizagem da docência de professores de caratê, a partir da análise de suas percepções sobre experiências, histórias de vida e desenvolvimento profissional. Para realização do estudo, foi considerado o referencial teórico acerca da aprendizagem da docência e formação de professores, de autores como Mizukami, Schön e Nóvoa, especialmente no que concerne ao conhecimento pedagógico do conteúdo (SHULMAN), conhecimento especializado do conteúdo para o ensino (BALL et al) e suas formas de ensinar e aprender. De natureza qualitativa, a investigação foi realizada com quatro professores -­‐‑ de perfis, formações e experiências diversas -­‐‑ de uma escola de caratê na região central de São Paulo. Problematiza-­‐‑se uma série de temas de cunho pedagógico, no intuito de delinear os eixos que norteiam suas narrativas. Essas narrativas exploram o itinerário de aprendizagem da profissão, como conhecimentos, crenças, reflexões, sentimentos e experiências, para abordar a questão central da pesquisa: Como se caracterizam as trajetórias de aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional de professores de caratê, de acordo com a percepção deles? A análise traz trajetórias de aprendizagem da docência pautadas em referências anteriores à atuação docente, desenvolvimento profissional na prática da profissão e necessidades de regulamentações específicas para a carreira.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613617092442934por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.referee2Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
dc.contributor.referee3Aparício, Ana Silvia
dc.contributor.referee4Ambrogi, Ingrid Hotte
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/14410/Fernanda%20Aparecida%20Yamamoto.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3282/5/Fernanda%20Aparecida%20Yamamoto.pdf
dc.keywordsteacher trainingeng
dc.keywordspedagogical content knowledgeeng
dc.keywordsspecialized content knowledge for teachingeng
dc.keywordskarate instructioneng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto