Trajetórias de aprendizagem da docência em contextos não escolares
Tipo
Tese
Data de publicação
2017-06-13
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Yamamoto, Fernanda Aparecida
Orientador
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Aparício, Ana Silvia
Ambrogi, Ingrid Hotte
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Aparício, Ana Silvia
Ambrogi, Ingrid Hotte
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho concentra-‐‑se na investigação das trajetórias de aprendizagem da
docência de professores de caratê, a partir da análise de suas percepções sobre
experiências, histórias de vida e desenvolvimento profissional. Para realização
do estudo, foi considerado o referencial teórico acerca da aprendizagem da
docência e formação de professores, de autores como Mizukami, Schön e
Nóvoa, especialmente no que concerne ao conhecimento pedagógico do
conteúdo (SHULMAN), conhecimento especializado do conteúdo para o
ensino (BALL et al) e suas formas de ensinar e aprender. De natureza
qualitativa, a investigação foi realizada com quatro professores -‐‑ de perfis,
formações e experiências diversas -‐‑ de uma escola de caratê na região central
de São Paulo. Problematiza-‐‑se uma série de temas de cunho pedagógico, no
intuito de delinear os eixos que norteiam suas narrativas. Essas narrativas
exploram o itinerário de aprendizagem da profissão, como conhecimentos,
crenças, reflexões, sentimentos e experiências, para abordar a questão central
da pesquisa: Como se caracterizam as trajetórias de aprendizagem da docência e
desenvolvimento profissional de professores de caratê, de acordo com a percepção
deles? A análise traz trajetórias de aprendizagem da docência pautadas em
referências anteriores à atuação docente, desenvolvimento profissional na
prática da profissão e necessidades de regulamentações específicas para a
carreira.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem da docência , conhecimento pedagógico do conteúdo , conhecimento especializado do conteúdo para o ensino , docência no caratê
Assuntos Scopus
Citação
YAMAMOTO, Fernanda Aparecida. Trajetórias de aprendizagem da docência em contextos não escolares. 2017. 148 f. Tese( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .