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dc.creatorViana, Caio Pereira
dc.date.accessioned2019-10-08T14:15:02Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:38Z
dc.date.available2020-05-28T18:04:38Z
dc.date.issued2019-05-08
dc.identifier.citationVIANA, Caio Pereira. O impacto de valores culturais em valores organizacionais concorrentes: um estudo com trabalhadores brasileiros. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23680
dc.description.abstractThe relationship between Cultural Values and Organizational Values has not desserved enough attention from scholars. Hofstede (1985), proposed a relationship between two cultural dimensions of Power Distance and Uncertainty Avoidance, and organizational models (Pyramid of people, Well-oiled machine; Family and Village Market), a proposition that has not yet been empirically tested. The models of organizations maintain and apparent relationship with competiong organizational values and, consequently with types of organizational culture. People who outline the organizations carry with them the cultural values shped from childhood. This study aimed to analyze the impact of cultural values at the individual level on competing organizational values. The research was described as explanatory. Data was collected through an eletronic questionnaire to a sample of Brazilian workers, resulting in 203 respondents, whose answers were considered valid. The research instrument consisted of three blocks: a) CVScale (Cultural Values Scale), a scale built for measruing, at individual level, of cultural dimensions; b) the OCAI (Organizational Culture Assessment Instrument) scale, for the measurement of competing organizational values; c) demographic variables (age and gender) and funcional variables (company time and region in which it operates). The data was treated with descriptive and inferential statistic. The results showed that the cultural dimension Colletivism negatively impacts the Village Market culture type, and positively the Clan culture, and this, in turn, is also positively impacted by the cultural dimension of Uncertainty Avoidance.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectvalores culturaispor
dc.subjectvalores organizacionaispor
dc.subjectCVScalepor
dc.subjectOCAIpor
dc.titleO impacto de valores culturais em valores organizacionais concorrentes: um estudo com trabalhadores brasileirospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpor
dc.description.resumoA relação entre Valores Culturais (VC) e Valores Organizacionais (VO) tem carecido de atenção por parte de estudiosos. Hofstede (1985), propôs a relação entre duas dimensões culturais de Distância Hierárquica e Controle de Incerteza e modelos de organizações (Pirâmide de Pessoas, Máquina Lubrificada, Família e Mercado), proposição essa que não foi testada empiricamente. Os modelos de organizações mencionados guardam aparente relação com valores organizacionais concorrentes e, consequentemente com tipos de cultura organizacional. Tendo em vista que as pessoas que formam as organizações carregam consigo os valores culturais formados desde a infância, este estudo teve como objetivo identificar o impacto dos valores culturais no nível individual sobre os valores organizacionais concorrentes. A pesquisa caracterizou-se explicativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário eletrônico a uma amostra acidental de trabalhadores brasileiros, tendo resultado 203 respondentes cujas respostas foram consideradas válidas. O instrumento de pesquisa foi constituído de três blocos: a) escala CVScale (Cultural Values Scale), escala construída para a mensuração, no nível individual, de dimensões culturais; b) a escala OCAI (Organizational Culture Assesment Instrument), para mensuração dos valores organizacionais concorrentes; c) variáveis demográficas (idade e sexo) e funcionais (tempo de empresa e região em que atua). Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostraram que a dimensão cultural Coletivismo impacta negativamente o tipo cultura Mercado e positivamente a cultura Clã e esta, por sua vez, também é impactada positivamente pela dimensão cultural Controle da Incerteza.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397811243264880por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Maria Luisa Mendes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2179893747302901por
dc.contributor.referee1Sambiase, Marta Fabiano
dc.contributor.referee2Carvalho, Virginia Donizete de
dc.contributor.referee3Romito, Fatima Guardani
dc.contributor.referee4Araujo, Bruno Felix Von B. de
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19866/CAIO%20PEREIRA%20VIANA.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4058/5/CAIO%20PEREIRA%20VIANA.pdf
dc.keywordscultural valueseng
dc.keywordsorganizational valueseng
dc.keywordsCVScaleeng
dc.keywordsOCAIeng


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