O impacto de valores culturais em valores organizacionais concorrentes: um estudo com trabalhadores brasileiros
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-05-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Viana, Caio Pereira
Orientador
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Sambiase, Marta Fabiano
Carvalho, Virginia Donizete de
Romito, Fatima Guardani
Araujo, Bruno Felix Von B. de
Carvalho, Virginia Donizete de
Romito, Fatima Guardani
Araujo, Bruno Felix Von B. de
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A relação entre Valores Culturais (VC) e Valores Organizacionais (VO) tem carecido de
atenção por parte de estudiosos. Hofstede (1985), propôs a relação entre duas dimensões
culturais de Distância Hierárquica e Controle de Incerteza e modelos de organizações (Pirâmide
de Pessoas, Máquina Lubrificada, Família e Mercado), proposição essa que não foi testada
empiricamente. Os modelos de organizações mencionados guardam aparente relação com
valores organizacionais concorrentes e, consequentemente com tipos de cultura organizacional.
Tendo em vista que as pessoas que formam as organizações carregam consigo os valores
culturais formados desde a infância, este estudo teve como objetivo identificar o impacto dos
valores culturais no nível individual sobre os valores organizacionais concorrentes. A pesquisa
caracterizou-se explicativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário
eletrônico a uma amostra acidental de trabalhadores brasileiros, tendo resultado 203
respondentes cujas respostas foram consideradas válidas. O instrumento de pesquisa foi
constituído de três blocos: a) escala CVScale (Cultural Values Scale), escala construída para a
mensuração, no nível individual, de dimensões culturais; b) a escala OCAI (Organizational
Culture Assesment Instrument), para mensuração dos valores organizacionais concorrentes; c)
variáveis demográficas (idade e sexo) e funcionais (tempo de empresa e região em que atua).
Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostraram que
a dimensão cultural Coletivismo impacta negativamente o tipo cultura Mercado e positivamente
a cultura Clã e esta, por sua vez, também é impactada positivamente pela dimensão cultural
Controle da Incerteza.
Descrição
Palavras-chave
valores culturais , valores organizacionais , CVScale , OCAI
Assuntos Scopus
Citação
VIANA, Caio Pereira. O impacto de valores culturais em valores organizacionais concorrentes: um estudo com trabalhadores brasileiros. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.