O impacto de valores culturais em valores organizacionais concorrentes: um estudo com trabalhadores brasileiros

View/ Open
Date
2019-05-08Author
Viana, Caio Pereira
Advisor
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Referee
Sambiase, Marta Fabiano
Referee
Carvalho, Virginia Donizete de
Referee
Romito, Fatima Guardani
Referee
Araujo, Bruno Felix Von B. de
Metadata
Show full item recordAbstract
A relação entre Valores Culturais (VC) e Valores Organizacionais (VO) tem carecido de
atenção por parte de estudiosos. Hofstede (1985), propôs a relação entre duas dimensões
culturais de Distância Hierárquica e Controle de Incerteza e modelos de organizações (Pirâmide
de Pessoas, Máquina Lubrificada, Família e Mercado), proposição essa que não foi testada
empiricamente. Os modelos de organizações mencionados guardam aparente relação com
valores organizacionais concorrentes e, consequentemente com tipos de cultura organizacional.
Tendo em vista que as pessoas que formam as organizações carregam consigo os valores
culturais formados desde a infância, este estudo teve como objetivo identificar o impacto dos
valores culturais no nível individual sobre os valores organizacionais concorrentes. A pesquisa
caracterizou-se explicativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário
eletrônico a uma amostra acidental de trabalhadores brasileiros, tendo resultado 203
respondentes cujas respostas foram consideradas válidas. O instrumento de pesquisa foi
constituído de três blocos: a) escala CVScale (Cultural Values Scale), escala construída para a
mensuração, no nível individual, de dimensões culturais; b) a escala OCAI (Organizational
Culture Assesment Instrument), para mensuração dos valores organizacionais concorrentes; c)
variáveis demográficas (idade e sexo) e funcionais (tempo de empresa e região em que atua).
Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostraram que
a dimensão cultural Coletivismo impacta negativamente o tipo cultura Mercado e positivamente
a cultura Clã e esta, por sua vez, também é impactada positivamente pela dimensão cultural
Controle da Incerteza. The relationship between Cultural Values and Organizational Values has not desserved enough
attention from scholars. Hofstede (1985), proposed a relationship between two cultural
dimensions of Power Distance and Uncertainty Avoidance, and organizational models
(Pyramid of people, Well-oiled machine; Family and Village Market), a proposition that has
not yet been empirically tested. The models of organizations maintain and apparent relationship
with competiong organizational values and, consequently with types of organizational culture.
People who outline the organizations carry with them the cultural values shped from childhood.
This study aimed to analyze the impact of cultural values at the individual level on competing
organizational values. The research was described as explanatory. Data was collected through
an eletronic questionnaire to a sample of Brazilian workers, resulting in 203 respondents, whose
answers were considered valid. The research instrument consisted of three blocks: a) CVScale
(Cultural Values Scale), a scale built for measruing, at individual level, of cultural dimensions;
b) the OCAI (Organizational Culture Assessment Instrument) scale, for the measurement of
competing organizational values; c) demographic variables (age and gender) and funcional
variables (company time and region in which it operates). The data was treated with descriptive
and inferential statistic. The results showed that the cultural dimension Colletivism negatively
impacts the Village Market culture type, and positively the Clan culture, and this, in turn, is
also positively impacted by the cultural dimension of Uncertainty Avoidance.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
Citation
VIANA, Caio Pereira. O impacto de valores culturais em valores organizacionais concorrentes: um estudo com trabalhadores brasileiros. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.