dc.contributor.advisor | Caldeira, Adilson |
dc.contributor.author | Azevedo, Paulo Alexandrino Silva de |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T15:36:26Z |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T17:54:48Z |
dc.date.available | 2020-05-28T17:54:48Z |
dc.date.issued | 2019-08-12 |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Paulo Alexandrino Silva de. Oportunidade de negócios em uma empresa internacional de produção e venda de equipamentos industriais customizados. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. |
dc.identifier.uri | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23047 |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um projeto realizado com o objetivo de aproveitar a oportunidade de
desenvolvimento de negócios da filial comercial, instalada no Brasil, de uma empresa
multinacional fabricante de equipamentos industriais customizados. O projeto se alinha ao intento
estratégico da empresa, em busca de opções para satisfazer demandas de produtos e serviços que
podem ser produzidos e fornecidos localmente. O trabalho envolve a identificação e proposição de
meios para o aproveitamento de oportunidades de aumento do volume de negócios, a partir da
ampliação do volume de vendas de peças e prestação de serviços especializados para empresas que
utilizam esses equipamentos de produção e movimentação de carga em suas operações. Pela
identificação das necessidades dos clientes, a contextualização do mercado de atuação e o
entendimento de como se pode criar valor para as partes interessadas proporciona o entendimento
das lacunas a serem preenchidas para que os produtos e serviços tenham valor percebido pelos
consumidores. O projeto contempla o entendimento da oportunidade, a análise e o diagnóstico da
situação atual, permitindo o desenvolvimento de uma estratégia de crescimento e direcionando para
o resultando de sustentabilidade econômica e financeira da empresa. Com base em referências
teóricas em que se descrevem técnicas e instrumentos comumente utilizados com fim gerencial,
procura-se equacionar a proposta de solução de modo a considerar todos os aspectos característicos
da complexidade presente no processo decisório vivenciado no ambiente organizacional. A
proposta resultante, que contempla inovação nas práticas de negócios da empresa, com a
interpretação das oportunidades tendo o cliente como base na concepção da estratégia para a
ampliação da abrangência de atuação no mercado, revelou-se passível de aplicação à situação
identificada, além de replicável em condições semelhantes experimentadas em outras
organizações. |
dc.description.abstract | This paper describes a project carried out with the objective of taking advantage of the business
development opportunity of a multinational manufacturing company’s commercial branch installed
in Brazil that supplies customized industrial equipment. The project aligns itself to the strategic
intent of the company, in search of options to satisfy demands of products and services that can be
produced and supplied locally in the country. The work involves identifying and proposing ways
to take advantage of opportunities to increase business volume, by increasing the volume of spare
parts sales and providing specialized services to industries that use such equipment in their
operations. By identifying customer needs, the contextualization of the market and the
understanding of how to promote the value creation for all stakeholders, the study provides an
understanding of the gaps to be filled so that the products and services have value perceived by the
consumers. The project contemplates the understanding of the opportunity, the analysis and the
diagnosis of the current situation, allowing the development of a growth strategy and directing to
the resulting of economic and financial sustainability of the company by itself. Based on theoretical
references describing techniques and instruments commonly used for managerial purposes, we
seek to equate the proposed solution in order to consider all the characteristic aspects of the
complexity present in the decision process experienced in the organizational environment. The
resulting proposal, which contemplates innovation in the interpretation of the opportunities when
focusing the customer as basis to the strategic concept for the expansion of the scope of the
company's operations in the market, proved to be applicable to the situation identified and
replicable under similar conditions experienced in other organizations. |
dc.format | application/pdf |
dc.language | por |
dc.publisher | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.rights | Acesso Aberto |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
dc.subject | desenvolvimento de negócios |
dc.subject | estratégia |
dc.subject | criação de valor |
dc.title | Oportunidade de negócios em uma empresa internacional de produção e venda de equipamentos industriais customizados |
dc.type | Dissertação |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7636873635485560 |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6835364943868036 |
dc.thumbnail.url | http://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19750/PAULO%20ALEXANDRINO%20SILVA%20DE%20AZEVEDO_Vers%c3%a3o%20Final.pdf.jpg |
dc.keywords | business development |
dc.keywords | strategy |
dc.keywords | value creation |
local.contributor.board1 | Miguel, Lilian Aparecida Pasquini |
local.contributor.board2 | Shiraishi, Guilherme de Farias |
local.publisher.country | Brasil |
local.publisher.department | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) |
local.publisher.initials | UPM |
local.publisher.program | Administração do Desenvolvimento de Negócios |