Show simple item record

dc.creatorGomes, Andréia dos Santos Felisbino
dc.date.accessioned2019-10-15T14:11:26Z
dc.date.accessioned2020-03-19T15:20:44Z
dc.date.available2020-03-19T15:20:44Z
dc.date.issued2019-08-13
dc.identifier.citationGOMES, Andréia dos Santos Felisbino. Desempenho de meninos e meninas em testes de leitura, escrita, aritmética, atenção e localização espacial. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22771
dc.description.abstractThis study discusses the biological gender difference in learning. The differences are perceived both in childhood, growth and development, and in the behavior of boys and girls. To ascertain whether boys and girls have the same performance in reading, writing, arithmetic, attention and spatial localization, 61 students participated in this study, with 9 and 10 years of age, 33 girls and 28 boys enrolled in the 4th. Year of elementary education in a private school in the central region of São Paulo. In weekly meetings, the students performed the following tests: Test of writing under dictation (PED-VR), Test of attention by cancellation (TAC), Contrastive test of auditory comprehension and reading (TCCAL), Test of Arithmetic (PA) and a Virtual maze game called Maze King (MK). The gross scores of all tests were analyzed and the results found showed no difference in the performance of boys and girls. Although the girls were relatively better in the averages of each test, in the comparison between boys and girls, it was concluded that there was homogeneity between the groups. Therefore, there was no difference in performance between the biological sexes in the skills tested in this studyeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectcogniçãopor
dc.subjectdiferençapor
dc.subjectgêneropor
dc.subjectsexopor
dc.titleDesempenho de meninos e meninas em testes de leitura, escrita, aritmética, atenção e localização espacialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)por
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.description.resumoEste estudo aborda a Diferença de Sexos Biológicos na Aprendizagem. As diferenças são percebidas tanto na infância, crescimento e desenvolvimento, quanto no comportamento de meninos e meninas. Para averiguar se meninos e meninas têm o mesmo desempenho em leitura, escrita, aritmética, atenção e localização espacial, participaram deste estudo 61 alunos, com 9 e 10 anos, sendo 33 meninas e 28 meninos, matriculados no 4º. ano do Ensino Fundamental I em uma escola particular da região central de São Paulo. Em encontros semanais, os alunos realizaram os seguintes testes: Prova de Escrita sob Ditado (PED-vr), Teste de Atenção por Cancelamento (TAC), Teste Contrastivo de Compreensão de Auditiva e de Leitura (TCCAL), Prova de Aritmética (PA) e um Jogo Virtual de Labirinto chamado Maze King (MK). Foram analisados os scores brutos de todos os testes e os resultados encontrados não apresentaram diferença no desempenho de meninos e meninas. Embora as meninas tenham sido relativamente melhores nas médias de cada teste, na comparação entre meninos e meninas, conclui-se que houve homogeneidade entre os grupos. Portanto não houve diferença de desempenho entre os sexos biológicos nas habilidades testadas neste estudo.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4579092151085824por
dc.contributor.advisor1Schwartzman, José Salomão
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1470693655000888por
dc.contributor.referee1D'Antino, Maria Eloísa Famá
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820por
dc.contributor.referee2Velloso, Renata de Lima
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215793325078694por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19953/Andreia%20Gomes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4082/5/Andreia%20Gomes.pdf
dc.keywordscognitioneng
dc.keywordsdifferenceeng
dc.keywordsgendereng
dc.keywordslearningeng
dc.keywordssexeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto