Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual

View/ Open
Date
2009-02-19Author
Santos, Maria Lúcia Souza
Advisor
Becker, Elisabeth
Referee
Sekkel, Marie Claire
Referee
Brunoni, Décio
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar aspectos da qualidade de vida em dois grupos de professores de séries iniciais do ensino público estadual que atendem às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiências, grupos estes caracterizados pela atuação em salas de ensino regular e em classes de educação especial. O estudo foi realizado com 60 professores de escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental I, localizadas em um Município da Grande São Paulo, sendo 30 de professores das séries iniciais que lecionam para classes regulares com inclusão de alunos com deficiências e 30 de professores especialistas que lecionam em classes especiais. O instrumento utilizado para mensurar a qualidade de vida foi o WHOQOL-breve, desenvolvido pela OMS. A pesquisa revelou, que nos quatro domínios avaliados pelo instrumento - físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente - não houve diferenças significativas entre a qualidade de vida dos professores de classes regulares e dos professores das classes especiais. This research aimed to investigate aspects on the quality of life in two groups of elementary school teachers from the state system of education that meet the special educational needs of disabled students, being these groups characterized by their work in class either to general and special needs classroom. The study happened with 60 teachers from state elementary schools, located in a city within the metropolitan area of São Paulo City, being 30 teachers from the initial grades who teach to general classroom with disabled students included, and 30 teachers specialized that teach in classes to disabled. The instrument used to measure the quality of life was WHOQOL-brief, developed by WHO. The research showed that in the four domains evaluated by the scale: physical and psychological health, social relationships, and environment, there were no significant differences between the quality of life from teachers of general or special needs classrooms.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Citation
SANTOS, Maria Lúcia Souza. Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.