Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-02-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Maria Lúcia Souza
Orientador
Becker, Elisabeth
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Sekkel, Marie Claire
Brunoni, Décio
Brunoni, Décio
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar aspectos da qualidade de vida em dois grupos de professores de séries iniciais do ensino público estadual que atendem às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiências, grupos estes caracterizados pela atuação em salas de ensino regular e em classes de educação especial. O estudo foi realizado com 60 professores de escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental I, localizadas em um Município da Grande São Paulo, sendo 30 de professores das séries iniciais que lecionam para classes regulares com inclusão de alunos com deficiências e 30 de professores especialistas que lecionam em classes especiais. O instrumento utilizado para mensurar a qualidade de vida foi o WHOQOL-breve, desenvolvido pela OMS. A pesquisa revelou, que nos quatro domínios avaliados pelo instrumento - físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente - não houve diferenças significativas entre a qualidade de vida dos professores de classes regulares e dos professores das classes especiais.
Descrição
Palavras-chave
qualidade de vida , professores das séries iniciais , inclusão , quality of life , elementary school teachers , inclusion
Assuntos Scopus
Citação
SANTOS, Maria Lúcia Souza. Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.