Adelpha Repositório DigitalAdelpha
    • About
    • Our policy
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
    • Dissertações
    • Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
    • Dissertações
    • Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects
    This CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    O psicodiagnóstico interventivo em três crianças com diagnóstico neurológico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

    Thumbnail
    View/Open
    Maria Madalena Moraes.pdf (1.744Mb)
    Date
    2007-03-14
    Author
    Pacheco, Marisa de Lourdes Valadão
    Advisor
    Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
    Referee
    Shirahige, Elena Etsuko
    Referee
    Ferrari, Marian Avila de Lima e Dias
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Esta dissertação sobre o atendimento clínico de três crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com queixa de dificuldade de aprendizagem teve como objetivo identificar quais os recursos utilizados na relação psicólogo-cliente que foram para elas facilitadores do entendimento de si próprias e que propiciaram condições para lidarem com suas dificuldades. A fundamentação teórica foi subdividia em dois itens, sendo um sobre o atendimento e outro sobre o déficit de atenção e hiperatividade. A literatura sobre o atendimento clínico e as intervenções enfocou o psicodiagnóstico interventivo de Ancona-Lopez (1987), Ancona-Lopez et al. (1995) e Trinca (1984). No que diz respeito ao TDAH, baseouse em especialistas no assunto, dentre os quais Barkley (2002) e Marcelli (1998). A análise qualitativa dos dados foi realizada em três etapas: Categorização, Agrupamento das Categorias e Reflexão sobre os dados. Os dados analisados evidenciaram que o psicodiagnóstico interventivo (1) facilitou o atendimento de crianças com TDAH e dificuldades de aprendizagem; (2) assinalou a propriedade da intervenção do psicólogo em momentos pontuais e o entendimento dos recursos que poderão ser utilizados para identificar como seu cliente está se sentindo em relação às suas dificuldades, esclarecendo momentos em que se mostrou capaz e que o favoreceram a lidar e ultrapassar suas dificuldades.
     
    This investigation on the clinical support to three children with Attention Deficit Disorder / Hiperactivity (ADDH) and complain of learning disabilities has aimed at identifying the resources in psychologist/client relation which the children had as facilitating their comprehension of themselves, and which provided to them conditions to deal with their difficulties. Theoretical basis was divided into two topics: one of them related to the clinical support and interventions, emphasizing the intervening diagnosis proposed by Ancona-Lopez (1987), Ancona-Lopez et al. (1995), and Trinca (1984). The other topic was related to ADDH, based on specialists such as Barkley (2002), and Marcelli (1998). Qualitative analysis was carried out in three phases: Categorization, Categories Grouping, and Reflections on data. The analysis evidenced that intervening diagnosis (1) facilitated the clinical support to children with ADDH and learning disabilities, and (2) pointed out the psychologist's effective intervention in punctual moments, as well as the comprehension of resources that can be used for identifying how the client feels in relation to her/his difficulties, perceiving the moments when she/he shows her/his abilities, making possible to her/him deal with and overcome difficulties.
     
    CNPq Area
    CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
    Citation
    PACHECO, Marisa de Lourdes Valadão. Intervening psychodiagnosis in three children with neurological diagnosis of Attention Deficit Disorder / Hyperactivity (ADDH). 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22529
    Collections
    • Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis [392]

    Related items

    Showing items related by title, author, creator and subject.

    • Turbelab: projeto e desenvolvimento de um jogo sério para o treino de funções executivas de crianças e adolescentes com TDAH 

      Sander, João Pedro Cyrillo (Universidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Computação e Informática (FCI), 2022-06)
      O uso de terapias envolvendo o uso de jogos sérios têm sido cada vez mais frequente para conectar os propósitos de aprendizagem e a tecnologia da indústria de videogames. Em casos de desenvolvimento das Funções ...
    • Adaptação e implementação do programa de intervenção precoce sobre o funcionamento executivo para crianças e adolescentes com TDAH 

      Andrade, Amanda Menezes (Universidade Presbiteriana MackenzieBRPsicologiaUPMDistúrbios do Desenvolvimento, 2013-02-05)
      Many studies have investigated the association between deficits in executive functioning and the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), having been found frequent relationship between both. As a result of these ...
    • Verificação do modelo da Pecking Order Theory na estrutura de capital das empresas listadas brasileiras através das componentes do déficit financeiro 

      Correa, Glauber Marques (Universidade Presbiteriana MackenzieBRAdministraçãoUPMAdministração de Empresas, 2011-12-22)
      A forma de financiamento das empresas tem sido objeto de estudo, com maior enfoque, desde a publicação do artigo de Modigliani e Miller em 1958, no qual afirmavam que, sob determinadas circunstâncias, o valor da empresa ...

    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace
     

     


    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace