O psicodiagnóstico interventivo em três crianças com diagnóstico neurológico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-03-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pacheco, Marisa de Lourdes Valadão
Orientador
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Shirahige, Elena Etsuko
Ferrari, Marian Avila de Lima e Dias
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Esta dissertação sobre o atendimento clínico de três crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com queixa de dificuldade de aprendizagem teve como objetivo identificar quais os recursos utilizados na relação psicólogo-cliente que foram para elas facilitadores do entendimento de si próprias e que propiciaram condições para lidarem com suas dificuldades. A fundamentação teórica foi subdividia em dois itens, sendo um sobre o atendimento e outro sobre o déficit de atenção e hiperatividade. A literatura sobre o atendimento clínico e as intervenções enfocou o psicodiagnóstico interventivo de Ancona-Lopez (1987), Ancona-Lopez et al. (1995) e Trinca (1984). No que diz respeito ao TDAH, baseouse em especialistas no assunto, dentre os quais Barkley (2002) e Marcelli (1998). A análise qualitativa dos dados foi realizada em três etapas: Categorização, Agrupamento das Categorias e Reflexão sobre os dados. Os dados analisados evidenciaram que o psicodiagnóstico interventivo (1) facilitou o atendimento de crianças com TDAH e dificuldades de aprendizagem; (2) assinalou a propriedade da intervenção do psicólogo em momentos pontuais e o entendimento dos recursos que poderão ser utilizados para identificar como seu cliente está se sentindo em relação às suas dificuldades, esclarecendo momentos em que se mostrou capaz e que o favoreceram a lidar e ultrapassar suas dificuldades.
Descrição
Palavras-chave
psicodiagnóstico interventivo , transtorno de déficit de atenção , déficit de atenção , hiperatividade , dificuldades de aprendizagem , intervening diagnosis , attention deficit disorder , attention deficit , hyperactivity , learning disabilities
Assuntos Scopus
Citação
PACHECO, Marisa de Lourdes Valadão. Intervening psychodiagnosis in three children with neurological diagnosis of Attention Deficit Disorder / Hyperactivity (ADDH). 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.