Engenharia de Segurança do Trabalho - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Segurança do Trabalho - Monografia - EE Higienópolis por Título
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaAcessibilidade e segurança em edificação de uso públicoSilveira, Debora Valim da (2011)Este trabalho aborda a questão da acessibilidade física nos ambientes de trabalho. Coloca a questão da acessibilidade espacial como fator determinante para a garantia de segurança, boa qualidade de saúde ocupacional, conforto e independência aos funcionários e trabalhadores bem como aos visitantes e qualquer outra pessoa no local de trabalho. O trabalho envolve pesquisa teórica e de campo. A pesquisa teórica desenvolveu-se através da revisão literária sobre a conceituação de deficiência física e mobilidade reduzida, acessibilidade, desenho universal, ergonomia, segurança do trabalho, segregação social, ética e cidadania. A pesquisa de campo foi realizada em um edifício de uso público a partir da avaliação técnica da acessibilidade do edifício, cuja proposta foi comparar as exigências normatizadas com a situação encontrada num ambiente real. Discute a importância do cumprimento da lei e do atendimento às normas vigentes. Coloca a questão da acessibilidade como fator essencial para a garantia do exercício dos direitos constitucionais às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
- MonografiaAdaptação do ambiente de trabalho para portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida visando acessibilidade e segurança do trabalhoRodrigues, Juliana Montagnani (2011)Este trabalho de monografia para a conclusão de curso, trata da adaptação à acessibilidade no trabalho para portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida. O principal objetivo é analisar e implementar a metodologia inclusiva. Essa análise consiste em examinar como as empresas do ramo de escritórios administrativos vêem o planejamento de uma nova gestão para a inclusão de trabalhadores nessas condições, nesse ambiente de trabalho dando a eles total autonomia e segurança. O plano de implementação será elaborado baseado na revisão bibliográfica, nos pensamentos de diversos autores em como adequar as necessidades desse público ao cotidiano de uma empresa. Portanto, de um diagnóstico das necessidades que esse grupo de população necessita, das adaptações que a edificação e suas dependências a qual a empresa está instalada precisa para se adequar as normas e leis. Dentro dessa pesquisa de análise buscou auxiliar esse ramo de escritórios para entender o que as pessoas portadoras de deficiência física ou mobilidade reduzida precisam para poder estarem inseridos no ambiente de trabalho com total independência desde seu acesso a edificação até no seu espaço de trabalho propriamente dito, com total segurança, ergonomia e sem haver alterações na função organizacional da empresa, introduzindo o conhecimento sobre as principais necessidades desse grupo. Os resultados esperados é apresentar as adaptações primordiais que devem ser feitas levando em consideração a funcionalidade, o espaço físico, o layout da empresa, portanto como esse grupo de trabalhadores e também os visitantes que venham a ir possam desfrutar das dependências da empresa com total independência, autonomia e segurança, sentindo assim incluídos na sociedade de forma respeitada.
- MonografiaAnálise de adequação de máquina injetora à NR 12 : segurança no trabalho em máquinas e equipamentosDourado, Lenilda de Lima (2012)As estatísticas de acidentes de trabalho com máquinas operatrizes publicadas anualmente pelo Ministério da Previdência Social apresentam casos com lesões significativas que vão desde o esmagamento de membros superiores, mutilações e até óbitos nos trabalhadores. A publicação da Portaria nº 197 de 24 de dezembro 2010 homologou a revisão da NR 12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Esta revisão trouxe uma mudança de paradigmas em seus requisitos de segurança, para tentar proteger os trabalhadores que operam estas máquinas. As mudanças mais significativas estão na apresentação de três princípios: “falha segura”, “monitoramento” e “redundância”. Ainda existem diversas discussões sobre as atualizações de máquinas segundo a NR 12. O presente trabalho de conclusão de curso pretende ser uma contribuição para este processo Apresenta uma análise dos requisitos necessários para a adequação de uma Máquina Injetora de Plástico do Laboratório de Mecânica da Universidade Mackenzie que foi fabricada sob a regulamentação da NR 12 (1978) à NR 12, (2010) e qual o investimento percentual necessário.
- MonografiaAnálise de insalubridade no sistema de abastecimento para empilhadeirasD'Aguani, Marcos (2009)O abastecimento de empilhadeira com GLP pode ser entendido como uma atividade perigosa, como é descrito na NR – 16. A NR – 20 complementa que o gás é um combustível altamente inflamável e explosivo. Conforme segue na NR – 11, operações com empilhadeiras podem ser perigosas e causar muitos acidentes, por isso procedimentos preventivos devem ser adotados, como manutenção e o uso de EPI’s, visando minimizar os possíveis riscos. Muitas reclamações trabalhistas no abastecimento de empilhadeiras estão indo a tribunais de justiça e concedendo o adicional de periculosidade de 30% ao trabalhador. Este trabalho visa criar recomendações de segurança para a empresa analisada, a fim de reduzir o risco e diminuir o custo em pagamentos de adicionais de periculosidade em atividades relacionadas a empilhadeiras. O objetivo deste trabalho é levantar todos os riscos da empresa, apresentando soluções cabíveis para a segurança de seus funcionários a um menor custo.
- MonografiaAplicação das técnicas árvore de falhas e árvore de eventos na gestão de riscos de acidentes em obras de construção civilLima Junior, Ícaro Galvão de (2013-06-11)O presente trabalho está contextualizado na identificação de riscos de queda de altura na construção civil através da aplicação das técnicas utilizadas em Mannan (2005) - Árvore de Falhas e Árvore de Eventos - de forma integrada. Tal integração resultou em uma Árvore Híbrida (vide apêndice), a qual serve de ferramenta para modelar riscos em trabalhos em altura. Foi escolhido o cenário operacional da construção civil para o desenvolvimento da análise da exposição de trabalhadores ao risco de queda buscando o melhor entendimento dos aspectos relacionados a esse risco. Os resultados dessa análise facilitam o entendimento do contexto dos acidentes já que são baseados na dinâmica conjunta do sistema de suporte do trabalhador - equipamento onde ele está apoiado - e os equipamentos de proteção individual. A modelagem desse cenário operacional facilita o entendimento dos aspectos relacionados ao risco de queda na execução de trabalhos em altura, o que possibilita a adoção de medidas de controle mais efetivas na prevenção de acidentes. O presente trabalho se limita a propor um modelo de análise. Por outro lado, possibilita a continuidade do estudo já que o resultado das diferentes aplicações pode ser organizado em um manual onde estariam estruturadas diretrizes para a construção da Árvore Híbrida em diferentes cenários operacionais. O conteúdo desse manual possibilitaria o inicio da análise quantitativa para alguns cenários operacionais onde haja disponibilidade de informações a serem utilizadas no processamento numérico do modelo.
- MonografiaAvaliação e controle de exposição ao ruído para trabalhadores em turbinas a gás de aeronavesBurlani, William Cesar (2012)Os trabalhadores de unidades de manutenção de aeronaves habitualmente estão expostos a níveis sonoros mais elevados que o permitido em lei. Visando a grande responsabilidade que um Engenheiro de Segurança do Trabalho tem com a promoção e preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, este trabalho teve a intenção de auxiliar no cumprimento das exigências legais para promover um ambiente seguro e controlado buscando um maior envolvimento dos conhecimentos técnicos diante à realidade vivida pelos trabalhadores em seu ambiente profissional. Foram abordados os conhecimentos com qualificação necessária ao profissional, para que o resultado final fosse um documento para fins acadêmicos imparcial, de credibilidade e principalmente, contribuinte no controle e melhoria do ambiente de trabalho em questão.
- MonografiaContaminação por material biológico na odontologiaAro, Manoel Luiz de (2013-09-10)Os acidentes do trabalho com os profissionais de odontologia são números consideráveis, e as contaminações por vírus, bactérias ou fungos são riscos que estes profissionais estão sujeitos, mesmo com os equipamentos de proteção existentes. Foi feito um levantamento entre profissionais de ambos os sexos, que trabalham em consultórios odontológicos particulares de uso exclusivo ou uso compartilhado com outros profissionais da área, na região da grande São Paulo. Os dados coletados foram analisados utilizando-se técnicas estatísticas pertinentes. A análise considerou cruzamentos entre acidentes ocorridos, ocorrência de contaminação, como também a utilização de equipamentos para prevenção aos acidentes, e as indicações contidas nas normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho para este ramo de atividade. Os resultados indicam que ocorreram acidentes e contaminações, o que sugere a necessidade de se aprimorar os procedimentos de segurança de forma a garantir a saúde e integridade física dos dentistas.
- MonografiaCultura de segurança no trabalho : uma análise da implantação de programa em uma indústria multinacionalPivetta, Lilian Ramos (2012)A Cultura de Segurança é definida como parte da cultura de uma empresa e atinge as atitudes e as crenças de seus funcionários quanto à saúde e o desempenho em segurança. O impacto da Cultura de Segurança nas causas de acidentes é bastante considerável. Por este motivo, a OIT recomenda a implantação de Sistemas de Gestão de Segurança do Trabalho (SGST) a fim de se reduzir o número de acidentes de trabalho. O presente trabalho apresenta a análise da implantação de um Programa de Cultura de Segurança de uma empresa multinacional. O método utilizado para avaliar seu desempenho foi o da Curva de Bradley da DuPont®, adaptado à realidade da empresa. Utilizaram-se dados coletados via questionários aplicados aos funcionários (Avalon) por dois anos consecutivos. Após a classificação histórica dos resultados destes testes, analisou o desempenho dos funcionários após os treinamentos e os acidentes ocorridos neste período. A empresa escolhida iniciou suas atividades voltadas para a Cultura de Segurança em 2008 e de acordo com diversas ferramentas aplicadas e análise de dados fornecidos pela empresa, pôde-se verificar que após a implementação do Programa houve uma melhora significativa no desempenho em segurança da empresa.
- MonografiaA ergonomia nos ambientes corporativosRibeiro, Rafael Damiani (2009)A ergonomia é um assunto de extrema importância nos dias de hoje, principalmente porque neste mundo cada vez mais globalizado e com crescentes empresas sendo fundadas ou expandidas, a demanda por áreas de trabalho corporativas nunca foi tão grande. Houve o tempo em que as empresas priorizavam apenas a produtividade sem levar em conta o fator humano, que era, é e sempre será o elemento mais importante dentro da estrutura de uma corporação. Os grandes centros comerciais e de negócios ao redor do mundo se consolidam cada vez mais. Para acompanhar esta evolução é trivial que questões de conforto ambiental e melhoria nos espaços de trabalho evoluam junto, criando sinergia entre segurança, qualidade e produtividade. É com base nesta aliança tripartite, também conhecida como sistema de gestão integrada, que se visualiza hoje ser a base estratégica de qualquer empresa em nosso tempo. Este trabalho mostra uma visão um tanto abrangente de como está se dando a aplicação das teorias ergonômicas no mundo empresarial.
- MonografiaEstudo da exposição de profissionais da odontologia a raios XCarnieto, Marina Toledo (2013)A radiação X possui um papel fundamental para o diagnóstico médico e odontológico atual, pois, através de sua aplicação nos mais variados tipos de exames, é possível visualizar as estruturas internas do corpo e identificar diversos problemas de saúde. Porém, como se trata de uma radiação ionizante, sua utilização indiscriminada pode gerar efeitos nocivos ao organismo humano. Um dos problemas de saúde vinculados à exposição a esse tipo de radiação é o câncer. Portanto, é necessário que sejam tomadas medidas de proteção tanto para os pacientes expostos quanto para os trabalhadores que atuam utilizando equipamentos de raios X. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo com profissionais da Odontologia da cidade de São Paulo. A pesquisa de campo foi baseada num questionário respondido por esses profissionais, que são responsáveis por tirar radiografias de seus pacientes, apesar de não possuírem formação específica na área de Radiologia. O questionário foi desenvolvido com foco no conhecimento e preocupação desses profissionais em relação aos riscos da exposição aos raios X e à proteção radiológica. Os resultados mostram que, apesar de já existir uma preocupação com a proteção dos pacientes, ainda há certo descaso dos profissionais em relação à sua própria proteção.
- MonografiaA importância da liderança na gestão de riscos industriaisSouza, Adriana Aranha de (2013)O presente trabalho apresenta a gestão de riscos como forma de prevenir acidentes e preparar empreendimentos para responder às emergências. Aborda a ferramenta utilizada nesse processo, a técnica de análise de riscos, que tem como instrumento o Estudo de Análise de Riscos – EAR. Apresenta os sistemas de gestão (ISO 9001 para gestão da qualidade, ISO 14001 para gestão ambiental e OHSAS 18001 para a gestão da saúde e segurança ocupacional) como forma das empresas atingirem padrões de excelência em seus processos. Neste contexto, acrescenta que independentemente do modelo de gestão adotado, são necessárias pessoas para administração dos sistemas, uma vez que, de nada adiantam padrões operacionais se não houver a aderência dos colaboradores aos sistemas. Verifica que o papel do líder é fundamental para gestão de riscos. Identifica as competências do líder, principalmente, à capacidade de influenciar pessoas como uma interferência positiva no desempenho em segurança e no comportamento seguro dos colaboradores. Analisa, por meio da aplicação de um questionário elaborado com base na fundamentação teórica, e respondido pelos líderes dos setores de manutenção e produção de quatro empresas de diferentes seguimentos industriais, os conhecimentos dos lideres sobre análise de riscos, a importância dada à gestão de riscos pelas lideranças, seu entendimento sobre o tema e se ele realiza a disseminação dessa cultura entre seus liderados. Conclui que a gestão de riscos industriais é aplicada nas empresas, ainda que necessite de maior apoio e integração com a direção, e que o líder tem papel fundamental na disseminação da cultura de gestão de riscos tanto para os seus colaboradores como para a direção da empresa. Finaliza recomendando para pesquisas futuras a aplicação do questionário em um número maior empresas e líderes para aprofundar análise e entendimento sobre o tema.
- MonografiaMetodologia para diagnóstico da saúde ocupacional na gestão de resíduos no Instituto Pasteur – SPDomingues, Nelly De Padua Salles (2012)O presente trabalho, trata de um estudo de caso de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, no Instituto Pasteur de São Paulo. O objetivo foi identificar os riscos ocupacionais potencialmente envolvidos nos procedimentos que compõem o sistema de gerenciamento interno de resíduos da instituição, visando propor uma metodologia de gestão de resíduos que minimize os riscos ocupacionais e ambientais, com base na legislação vigente. Neste estudo, procurou-se considerar, além dos quesitos legais, as especificidades inerentes às atribuições do Instituto, bem como as limitações dadas pela sua localização, pelas características históricas das edificações, que configuram o Instituto Pasteur, tendo o desafio de adaptar-se às necessidades, avanços tecnológicos e novas demandas, como também de preservar o patrimônio histórico cultural nacional. A partir do diagnóstico da situação da gestão dos resíduos do Instituto Pasteur, com foco, principalmente, na segurança ocupacional e nas questões ambientais, procurou-se propostas de melhorias, apresentando algumas recomendações para os potenciais riscos identificados.
- MonografiaPadronização dos procedimentos de segurança para atividade de manutenção em tanques de armazenamento de combustiveis – espaço confinadoAndrade, Adriana Aparecida de (2013)Os serviços de manutenção e limpeza de um tanque de armazenamento de combustíveis são imprescindíveis para garantir sua integridade física evitando assim possíveis acidentes. A manutenção de um tanque é uma atividade complexa, com diversas etapas diferenciadas e desenvolvida dentro de um espaço considerado confinado, o qual necessita de grande atenção e prevenção para que acidentes não aconteçam. Existem diversas leis, normas, procedimentos e instruções que auxiliam na realização da atividade, porém com tantas referências de um mesmo assunto, a probabilidade de que um acidente ocorra por se esquecer alguns detalhes diante de tantos documentos é grande. O objetivo deste trabalho é analisar todas as referências já existentes como normas, procedimentos e análises de riscos, propondo uma única instrução de segurança para a realização das atividades. Nesta instrução o trabalhador terá acesso, em um único documento, a todas as etapas para a realização da atividade, desde o seu planejamento até a entrega final do serviço, com as instruções de como fazer, quais os riscos associados a cada etapa e as medidas de segurança para controle dos ricos identificados. Assim, com um único documento, a consulta do empregado torna-se mais ágil e seu entendimento fácil, garantindo assim a qualidade dos trabalhos e a saúde dos trabalhadores.
- MonografiaPosição em pé e o trabalho de professores da Universidade Presbiteriana MackenzieMachado, Simone Christiane (2009)Este trabalho tem como principal objetivo relacionar a incidência de doenças que atingem membros inferiores e coluna vertebral em professores com a permanência na posição em pé por longos períodos. Apresenta um levantamento geral das doenças ocupacionais que afetam estes profissionais. Enfatiza a importância da ergonomia no ambiente de trabalho e os fatores ergonômicos que colaboram para melhorar sua condição. Compara os prós e os contras do trabalho realizado em pé e do trabalho realizado sentado. Relaciona dados de pesquisas realizadas com professores em vários locais do Brasil, informando os principais problemas de saúde que os afetam. Apresenta a análise estatística dos dados obtidos a partir da aplicação de um questionário anônimo que abordou temas como: tempo de permanência na posição em pé, uso de escada, uso e transporte de materiais e equipamentos, desconfortos e partes do corpo atingidas, prática de atividade física, entre outros, mostrando como principais resultados: 61,7% dos professores pesquisados informaram ter algum tipo de desconforto, sendo ombros, pescoço e coluna as partes do corpo mais atingidas; cansaço e dor foram os desconfortos mais referidos; 53,1% dos professores que referiram desconforto associam-no à permanência na posição em pé; a faixa etária mais acometida por desconforto é a compreendida entre 50 e 59 anos; 66,7% dos participantes do estudo praticam alguma atividade física com frequência; a prática de atividade física interfere diminuindo a sensação de desconforto. Finaliza recomendando um programa de ginástica laboral, a prática de atividade física e a divulgação destes conhecimentos.
- MonografiaSegurança do trabalho nas construções de rodoviasUeki, Cindy Yuri (2009)A construção rodoviária apresenta características peculiares diferentes da construção predial, como grandes extensões; convivência com o fluxo de veículos e população local, no caso de duplicações e manutenções; presença de elementos químicos como a massa asfáltica, fumos de solda, poeira de cimento e sílica; contato com seres vivos no desmatamento durante a abertura da estrada, como animais peçonhentos, abelhas e escorpiões; grande diversidade de processos construtivos; uso de máquinas e equipamentos pesados; dentre outros. Porém, não há uma norma regulamentadora específica ou itens específicos na Normas Regulamentadoras sobre condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (NR-18) para o setor, assim, as empresas têm como opção seguir sugestões de manuais existentes e de empresas bem sucedidas na preservação da saúde e segurança de seus trabalhadores. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns perigos provenientes dos trabalhos de construção e manutenção de vias rodoviárias e analisar a suficiência das normas nacionais existentes sobre o assunto.
- MonografiaSistema de controle de fumaça de incêndio em Shopping CenterZirn, André Renato (2013-05-21)O Decreto Estadual de São Paulo nº 46.076 de 2001, em conjunto com sua instrução técnica nº 15/2004, exige a aplicação do sistema de controle de fumaça em caso de incêndio para Shopping Centers. Este trabalho tem como finalidade esclarecer os princípios de aplicação do sistema de controle de fumaça de incêndio, assim como sua aplicação e dimensionamento para melhor eficiência, facilitando a concepção para aplicação do mesmo. Este trabalho pretende desenvolver um estudo da legislação vigente em comparação com a National Fire Protection Association (N.F.P.A.), verificando as recomendações necessárias para este tipo de empreendimento, definindo os critérios específicos para a aplicação neste tipo de edificação por meio de um estudo de caso utilizando uma planta teórica de um shopping que foi desenvolvida para a aplicação das recomendações, avaliando teoricamente sua funcionalidade.
- MonografiaA utilização de um sistema de gestão integrado de segurança, saúde e meio ambiente, como ferramenta para a diminuição de acidentes de trabalho : estudo de caso : AES EletropauloMonteiro, Newton José (2013-06-03)Cada vez mais as empresas estão procurando novas ferramentas de gestão que, associadas às voltadas a seus produtos e serviços, como ISO-9000, ciclo do PDCA, Balanced Scorecard , entre outras, possibilitem a melhora do desempenho de seus Indicadores de Segurança, Saúde e Meio Ambiente. No desenvolvimento do trabalho, são propostas Ações Pró-Ativas de segurança, saúde e meio ambiente, relacionadas com a identificação de perigos, análise de riscos e determinação de controles, que são reportados e tratados preventivamente de forma integrada, proporcionando, assim, reflexos consideravelmente positivos para a diminuição dos acidentes do trabalho. Este trabalho visa desenvolver um estudo que correlacione a utilização dessas ações preventivas, dentro de um Sistema de Gestão Integrado de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, com a diminuição dos Acidentes do Trabalho com ou sem afastamento, em atividades de distribuição de energia elétrica.