Engenharia de Segurança do Trabalho - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 17
- MonografiaEstudo da exposição de profissionais da odontologia a raios XCarnieto, Marina Toledo (2013)A radiação X possui um papel fundamental para o diagnóstico médico e odontológico atual, pois, através de sua aplicação nos mais variados tipos de exames, é possível visualizar as estruturas internas do corpo e identificar diversos problemas de saúde. Porém, como se trata de uma radiação ionizante, sua utilização indiscriminada pode gerar efeitos nocivos ao organismo humano. Um dos problemas de saúde vinculados à exposição a esse tipo de radiação é o câncer. Portanto, é necessário que sejam tomadas medidas de proteção tanto para os pacientes expostos quanto para os trabalhadores que atuam utilizando equipamentos de raios X. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo com profissionais da Odontologia da cidade de São Paulo. A pesquisa de campo foi baseada num questionário respondido por esses profissionais, que são responsáveis por tirar radiografias de seus pacientes, apesar de não possuírem formação específica na área de Radiologia. O questionário foi desenvolvido com foco no conhecimento e preocupação desses profissionais em relação aos riscos da exposição aos raios X e à proteção radiológica. Os resultados mostram que, apesar de já existir uma preocupação com a proteção dos pacientes, ainda há certo descaso dos profissionais em relação à sua própria proteção.
- MonografiaA importância da liderança na gestão de riscos industriaisSouza, Adriana Aranha de (2013)O presente trabalho apresenta a gestão de riscos como forma de prevenir acidentes e preparar empreendimentos para responder às emergências. Aborda a ferramenta utilizada nesse processo, a técnica de análise de riscos, que tem como instrumento o Estudo de Análise de Riscos – EAR. Apresenta os sistemas de gestão (ISO 9001 para gestão da qualidade, ISO 14001 para gestão ambiental e OHSAS 18001 para a gestão da saúde e segurança ocupacional) como forma das empresas atingirem padrões de excelência em seus processos. Neste contexto, acrescenta que independentemente do modelo de gestão adotado, são necessárias pessoas para administração dos sistemas, uma vez que, de nada adiantam padrões operacionais se não houver a aderência dos colaboradores aos sistemas. Verifica que o papel do líder é fundamental para gestão de riscos. Identifica as competências do líder, principalmente, à capacidade de influenciar pessoas como uma interferência positiva no desempenho em segurança e no comportamento seguro dos colaboradores. Analisa, por meio da aplicação de um questionário elaborado com base na fundamentação teórica, e respondido pelos líderes dos setores de manutenção e produção de quatro empresas de diferentes seguimentos industriais, os conhecimentos dos lideres sobre análise de riscos, a importância dada à gestão de riscos pelas lideranças, seu entendimento sobre o tema e se ele realiza a disseminação dessa cultura entre seus liderados. Conclui que a gestão de riscos industriais é aplicada nas empresas, ainda que necessite de maior apoio e integração com a direção, e que o líder tem papel fundamental na disseminação da cultura de gestão de riscos tanto para os seus colaboradores como para a direção da empresa. Finaliza recomendando para pesquisas futuras a aplicação do questionário em um número maior empresas e líderes para aprofundar análise e entendimento sobre o tema.
- MonografiaPadronização dos procedimentos de segurança para atividade de manutenção em tanques de armazenamento de combustiveis – espaço confinadoAndrade, Adriana Aparecida de (2013)Os serviços de manutenção e limpeza de um tanque de armazenamento de combustíveis são imprescindíveis para garantir sua integridade física evitando assim possíveis acidentes. A manutenção de um tanque é uma atividade complexa, com diversas etapas diferenciadas e desenvolvida dentro de um espaço considerado confinado, o qual necessita de grande atenção e prevenção para que acidentes não aconteçam. Existem diversas leis, normas, procedimentos e instruções que auxiliam na realização da atividade, porém com tantas referências de um mesmo assunto, a probabilidade de que um acidente ocorra por se esquecer alguns detalhes diante de tantos documentos é grande. O objetivo deste trabalho é analisar todas as referências já existentes como normas, procedimentos e análises de riscos, propondo uma única instrução de segurança para a realização das atividades. Nesta instrução o trabalhador terá acesso, em um único documento, a todas as etapas para a realização da atividade, desde o seu planejamento até a entrega final do serviço, com as instruções de como fazer, quais os riscos associados a cada etapa e as medidas de segurança para controle dos ricos identificados. Assim, com um único documento, a consulta do empregado torna-se mais ágil e seu entendimento fácil, garantindo assim a qualidade dos trabalhos e a saúde dos trabalhadores.
- MonografiaContaminação por material biológico na odontologiaAro, Manoel Luiz de (2013-09-10)Os acidentes do trabalho com os profissionais de odontologia são números consideráveis, e as contaminações por vírus, bactérias ou fungos são riscos que estes profissionais estão sujeitos, mesmo com os equipamentos de proteção existentes. Foi feito um levantamento entre profissionais de ambos os sexos, que trabalham em consultórios odontológicos particulares de uso exclusivo ou uso compartilhado com outros profissionais da área, na região da grande São Paulo. Os dados coletados foram analisados utilizando-se técnicas estatísticas pertinentes. A análise considerou cruzamentos entre acidentes ocorridos, ocorrência de contaminação, como também a utilização de equipamentos para prevenção aos acidentes, e as indicações contidas nas normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho para este ramo de atividade. Os resultados indicam que ocorreram acidentes e contaminações, o que sugere a necessidade de se aprimorar os procedimentos de segurança de forma a garantir a saúde e integridade física dos dentistas.
- MonografiaAdaptação do ambiente de trabalho para portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida visando acessibilidade e segurança do trabalhoRodrigues, Juliana Montagnani (2011)Este trabalho de monografia para a conclusão de curso, trata da adaptação à acessibilidade no trabalho para portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida. O principal objetivo é analisar e implementar a metodologia inclusiva. Essa análise consiste em examinar como as empresas do ramo de escritórios administrativos vêem o planejamento de uma nova gestão para a inclusão de trabalhadores nessas condições, nesse ambiente de trabalho dando a eles total autonomia e segurança. O plano de implementação será elaborado baseado na revisão bibliográfica, nos pensamentos de diversos autores em como adequar as necessidades desse público ao cotidiano de uma empresa. Portanto, de um diagnóstico das necessidades que esse grupo de população necessita, das adaptações que a edificação e suas dependências a qual a empresa está instalada precisa para se adequar as normas e leis. Dentro dessa pesquisa de análise buscou auxiliar esse ramo de escritórios para entender o que as pessoas portadoras de deficiência física ou mobilidade reduzida precisam para poder estarem inseridos no ambiente de trabalho com total independência desde seu acesso a edificação até no seu espaço de trabalho propriamente dito, com total segurança, ergonomia e sem haver alterações na função organizacional da empresa, introduzindo o conhecimento sobre as principais necessidades desse grupo. Os resultados esperados é apresentar as adaptações primordiais que devem ser feitas levando em consideração a funcionalidade, o espaço físico, o layout da empresa, portanto como esse grupo de trabalhadores e também os visitantes que venham a ir possam desfrutar das dependências da empresa com total independência, autonomia e segurança, sentindo assim incluídos na sociedade de forma respeitada.