Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Assunto "cultura digital"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCCultura digital e recursos didáticos par a formação docente: criação de protótipo de aplicativo Conect Prof para apoio à prática pedagógicaSouza , Carolina Ribeiro de (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho possui uma abordagem qualitativa e trata sobre a temática da incorporação das tecnologias e da cultura digital como objeto de aprendizagem e de formação docente em contextos escolares. A pesquisa propõe a sua investigação de forma a articular teoria e prática tendo em vista como os recursos digitais podem apoiar e auxiliar professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, com materiais e recursos que contribuam para práticas de sala de aula uma melhor ação junto as crianças deste nível de ensino, especialmente as que apresentem dificuldades de aprendizagem. Para tanto, desenvolveu-se um protótipo de aplicativo denominado “Conect Prof”, utilizando a ferramenta “Fábrica de Aplicativos”. O objeto de aprendizagem serve de apoio à prática pedagógica, a partir da curadoria e reunião de materiais e recursos didáticos e tecnológicos e de conteúdos significativos para os docentes. Foi estruturado em sessões de materiais de apoio, pesquisa, inclusão e ainda um chat disponível em que os professores poderão compartilhar suas experiências. Para verificar a potência da proposta foi elaborado um instrumento de validação, submetido a professores das redes pública e privada de ensino com o objetivo de identificar pontos fortes, pontos a serem melhorados, bem como a viabilidade do objeto e seu uso por professores da Educação Básica. A partir dos resultados da validação, o aplicativo é considerado importante devido ao seu acervo de conteúdos tecnológicos e pedagógicos e possuir recursos significativos, com destaque para as sessões “Inclusão” e “Pesquisa” que possuem direcionamento para os docentes em abordagens pedagógicas que os mobiliza a obterem mais informações sobre o tema. Destaca-se que a mobilidade do aplicativo permite que todos os materiais estejam juntos em um espaço virtual, o que facilita o trabalho de pesquisa e consulta dos docentes. Identifica-se a necessidade de enriquecer o aplicativo com novos materiais e recursos, mas entende-se que a partir da iniciativa desta pesquisa, na qual o próprio aplicativo oferece um espaço colaborativo como o “chat de professores” tem-se a oportunidade de troca e de construção de novos conhecimentos entre os pares. - TCCFormação do pedagogo na modalidade EAD: percepção sobre competências e habilidades na prática pedagógica Pós-COVID-19Souza, Fabiana Moreira; Nogueira, Rafaela Silva (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho foi desenvolvido para compreender formação do Pedagogo na modalidade EaD e o impacto da pandemia COVID-19 nesse processo. Para tanto, foi realizado um estudo teórico que envolveu um panorama acerca do curso de pedagógica no Brasil. Apoiamo-nos nos autores BANNELL (2017), CRUZ (2008 e 2011), CHAGAS (1984) e SAVIANI (2008 e 2020). Também foi abordada a temática da EaD no Brasil e o curso de pedagogia nesta modalidade, referenciados pelos autores CASTRO, LITTO (2009 e 2011) e FORMIGA (2009 e 2011). E ainda, um levantamento sobre a formação docente inicial, buscando identificar que saberes, competências e habilidades são necessários para o pedagogo do século XXI. Neste percurso discutimos com os seguintes autores: CRUZ, BRZEZINSKI e GARCIA. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário via internet, cujos sujeitos da pesquisa deveriam atender aos critérios estabelecidos, a saber: ser estudante ou formado no curso de pedagogia na modalidade EaD, com experiência em sala de aula. O objetivo foi compreender, por meio da percepção dos sujeitos se a modalidade EaD ofereceu condições para uma melhor performance docente no ensino remoto. Por fim, o resultado da pesquisa nos permitiu compreender que a modalidade EaD oferece condições para uma melhor apropriação das tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo, mas revelou necessidades de revisão na estrutura do Curso seja na modalidade a distância ou presencial