Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Assunto "afetividade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA aprendizagem de uma criança com Síndrome de Doose: percepções de uma pedagogaIglezia , Tania Regina Santana Rodrigues (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A finalidade desta pesquisa é analisar um estudo de caso de um aluno com Síndrome de Doose (SD), cujo nome fictício é Rafael. A SD é uma síndrome rara, considerada epilepsia mioclônico-atônico. A análise é feita a partir de sua vivência no Colégio Edificare, também de nome fictício. Assim sendo, verifica-se os desafios enfrentados pelos professores desde o seu ingresso na escola, através de seu prontuário, como também as condições e situações que contribuíram para o seu aprendizado, revelando assim a sua convivência social, além de destacar as suas potencialidades e a forma pela qual a inclusão escolar foi relevante para o seu avanço. O Colégio Edificare tem envidado esforços, através da prática ensinoaprendizagem dos professores relacionada a este aluno. É constatado que, em relação aos fatores determinantes para o aprendizado de Rafael, os desafios são constantes, o que corrobora com as investigações deste estudo. A metodologia utilizada neste estudo foi estudo de caso exploratório de análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de toda a trajetória de sua vida escolar por meio de registros e prontuário escolar, laudos médicos, Programa Educativo Individual (PEI), como também de seu currículo específico. Os resultados indicam que: 1) Rafael foi alfabetizado; 2) A afetividade foi determinante para a sua aprendizagem e permanência na escola; 3) O quão é importante o Diretor, coordenadores, psicopedagoga, professores, inspetores formarem uma equipe coesa, de forma que, as estratégias educativas implementadas atinjam os objetivos almejados; 4) O respeito às necessidades, limitações e ritmo de aprendizagem de Rafael, pela escola, foi um fator extremamente importante para concretizar seus avanços; 5) O que concerne à sua convivência familiar contribuiu significativamente em sua formação de caráter, como também na interação, socialização e aprendizagem na 1 Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 Profa. Dra. do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 escola. Conclui-se que a educação inclusiva com crianças com essa síndrome rara pode ser realizada uma vez que houve aprendizagem e desenvolvimentos que a criança não teria alcançado fora da escola. Indica-se o aprofundamento de pesquisa com essa população, pois a síndrome é rara e há pouco conhecimento sobre esse quadro no Brasil. - TCCAfetividade: a importância do cuidar na Educação InfantilAndrade , Victoria Lima (2023-12-04)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta monografia aborda a influência da afetividade nas rotinas das creches e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem, visando discutir sobre a indissociabilidade entre o educar e o cuidar na educação infantil. Para tanto foram analisados documentos oficiais legislativos (BNCC, RCNEI, DCN e DCNEI), além de obras publicadas com materiais escritos e audiovisuais de pesquisadores renomados em educação infantil como Gonzalez-men; Widmeyer-eye (2014), Richter; Barbosa (2010), Bujes (2001), Maranhão (2023), DeVries; Zan (1998), Unesp; Univesp TV (2011). A metodologia inclui observação e registros escritos da rotina do grupo de crianças e das ações e relações dos profissionais de uma creche específica, pautada num roteiro de observação. A observação foi direcionada às ações do educar e cuidar, identificando as possibilidades de assegurar sua indissociabilidade. As análises fundamentaram-se em obras relevantes da área, revelando resultados que evidenciam uma concepção construída pelos profissionais observados, que associa as ações de cuidado exclusivamente às necessidades fisiológicas e biológicas. Enquanto as ações educativas eram assimiladas ao contexto instrutivo e de ensino. Esses resultados sugerem incompreensão dos profissionais em relação à indissociabilidade entre cuidar e educar, o que reflete uma abordagem mecanizada e inadequada nas rotinas da creche observada.