Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Assunto "active learning"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA cultura digital e a aprendizagem: limites e possibilidades para o ensino no século XXISilva, Débora Lucas Oliveira da (2021-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram disseminadas de forma, que se fazem extremamente necessárias por grande parcela da sociedade. As crianças já nascem tendo acesso aos dispositivos eletrônicos, de forma que não é possível que a escola deixe a tecnologia fora do seu processo de ensino aprendizagem. O presente estudo buscou compreender através de uma revisão bibliográfica e documental as possibilidades e limites sobre o uso dessas tecnologias no Ensino Fundamental. Identificou-se que a tecnologia, já é um eixo de relevante na aprendizagem das crianças e adolescentes, e por isso deve ser utilizada também na escola, se considerados os seguintes pontos: 1 - Considerar o uso das tecnologias atreladas ao uso de metodologias de aprendizagem ativa, como a comunidade de aprendizagem, a sala de aula invertida, a investigação, o uso de problemas, os projetos, as histórias e os jogos; 2 - O papel fundamental de mentor e tutor do professor bem preparado que permita ao aluno um lugar de personagem principal no processo de aprendizagem; 3 - Conscientização e cuidado frente aos riscos que o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos, principalmente os que possuem telas azuis, causam à saúde física, psíquica e emocional dos alunos e consequentemente na aprendizagem; 4 – O papel essencial da escola, na capacitação de profissionais, na mudança de cultura escolar, no bom planejamento do uso das tecnologias nas práticas pedagógicas, e na divisão do tempo de uso de tecnologias entre escola, família e demais atividades, visando principalmente a integridade dos alunos do Ensino Fundamental.