Faculdade de Computação e Informática (FCI)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Faculdade de Computação e Informática (FCI) por Assunto "acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCUma análise regional sobre a evolução da distribuição geoespacial de farmáciasBontorin, Fernando Rodrigues (2022-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este artigo apresenta um estudo sobre a evolução ao longo dos anos sobre acessibilidade a estabelecimentos farmacêuticos na cidade de São Paulo considerando alguns aspectos sociodemográficos regionais. Para essa análise foi construído um mapa termal calculando o potencial de consumo de produtos farmacêuticos para cada distrito com base nas faixas etárias e densidade demográfica e criando um raio de atuação na acessibilidade para cada farmácia. O estudo, sugere que há um crescimento na acessibilidade a farmácias pela população. Também sugere que houve pouca mudança no consumo de produtos farmacêuticos por distrito. - DissertaçãoAvaliação de usabilidade e acessibilidade de sistemas interativos com foco em indivíduos com TEANavikas, Flávio Hergersheimer (2024-12-07)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A acessibilidade digital trata de aspectos relacionados à inclusão de toda diversidade humana na construção de experiências unificadas e equivalentes. Ela é responsável por garantir que a inclusão e as boas práticas de design estejam alinhadas ao processo de desenvolvimento de sistemas interativos, mantendo o usuário em primeiro plano. Apesar dos constantes esforços, nem todas as condições, disfunções e deficiências são atendidas por igual, e nem todos os mecanismos que avaliam a usabilidade e a acessibilidade dos sistemas interativos são suficientes para contemplar as mais diversas características encontradas. Este trabalho tem foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA), um tema que ganha cada vez mais relevância, e que apresenta escassez de recursos avaliativos na literatura de Interação Humano-Computador (IHC). Com o objetivo de contribuir nesse espaço, o trabalho apresenta uma metodologia para sistemas interativos baseada em critérios de usabilidade e acessibilidade, com foco em indivíduos com TEA, propondo uma avaliação heurística construída a partir do estudo da relação entre o TEA e a tecnologia. Para isso, a construção da metodologia percorreu um mapeamento sistemático, revisões bibliográficas multidisciplinares, entrevistas com especialistas em TEA, um cruzamento entre as características muitas vezes encontradas em indivíduos com TEA, metodologias de desenvolvimento de sistemas focadas em usabilidade e acessibilidade, metodologias de avaliação heurística existentes e metodologias para desenvolvimento de sistemas focados em indivíduos com TEA. Diferente de outras abordagens, que se apoiam apenas nas guidelines da WCAG, a metodologia presente utiliza fontes alternativas para compor a avaliação, oferecendo oportunidade de utilização em múltiplas etapas da construção de sistemas interativos. Por fim, o resultado da metodologia criada recebeu avaliação de especialistas em IHC, sendo submetida a um sistema interativo real para teste prático. O produto gerado foi a construção de um modelo de avaliação heurística fundamentada em cima de referências da área de usabilidade e acessibilidade, com foco nas características muitas vezes encontradas em indivíduos com TEA. - TCCDresser a inteligência artificial no auxílio de pessoas daltônicasAlves, Ana Cecília Barbosa; Tamura, Luis Henrique Bastos; Navarro, Vitor Sant’Ana (2023-12-10)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O Daltonismo—também chamado de Discromatopsia ou Discromopsia — é um distúrbio visual caracterizado pela inabilidade de diferenciar todas ou algumas cores. O objetivo central deste trabalho foi, através do desenvolvimento de uma aplicação móvel, propor uma arquitetura distribuída com a utilização de modelos de aprendizagem de máquina para o auxílio de pessoas com daltonismo no momento da escolha de combinações de roupas dentro do dia-a-dia, como um assistente pessoal deste grupo. A proposta então foi desenvolver um aplicativo que identifica a coloração de vestimentas através de fotografias do usuário. - TCCUm estudo aplicado de comunicação aumentada para deficientes físico-motoresPecci, Guilherme Enes; Souza, Lucca Ferri de (2022-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A deficiência físico-motora afeta indivíduos em termo de mobilidade, coordenação motora e fala, a última sendo o foco deste artigo, no qual realiza se uma análise do estado atual de diretrizes para acessibilidade, aplicações e tecnologias que auxiliam indivíduos com deficiência físico-motora junto do distúrbio de fala e, após essa análise, foi desenvolvido um aplicativo de comunicação aumentada para o sistema operacional iOS com essas diretrizes aplicadas. - TCCInclu, um estudo para o desenvolvimento de um aplicativo de criação de currículos com foco em acessibilidadeOrtega, Carolina (2022-12-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
No Brasil, cerca de 6,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual. A incapacidade de enxergar pode impactar o desenvolvimento pessoal e profissional de um individuo, visto que a visão e o canal mais importante de relacionamento social. Consequentemente, a taxa de participação de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho acaba sendo pequena. Pensando nisso, o presente trabalho visa principal o desenvolvimento de um aplicativo para a criação de currículos através do uso de recursos de acessibilidade que auxiliem pessoas com deficiência visual a se posicionarem no mercado profissional. - TCCInfluências e desafios da adaptação das heurísticas de Nielsen para o cenário de desenvolvimento de jogosEstácio, Thiago Henrique Quadrado (2024-12-04)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo explora a aplicação das heurísticas de Nielsen e princípios de UX/UI no desenvolvimento de jogos eletrônicos, visando aprimorar a experiência do usuário e aumentar o sucesso comercial. A pesquisa revela inovações e desafios, como a adaptação dessas heurísticas para plataformas como VR e AR, destacando suas limitações em jogos modernos com alta interatividade e narrativas não lineares. O estudo propõe novas heurísticas. para abordar essas demandas, com foco em inteligência artificial e jogos educativos e de saúde. Sugere-se a realização de estudos futuros para validar a eficácia dessas novas heurísticas. - TCCUm jogo acessível para o ensino de UMLTavares, Irvin Ken Xavier (2022-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Jogos educacionais vem sendo utilizados em diversas áreas do conhecimento como forma de engajar e motivar os alunos no aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi estudar acessibilidade e implementar algumas de suas diretrizes num jogo educacional para ajudar alunos com deficiência visual da área de Computação nos estudos sobre UML, focado nos diagramas de casos de uso. Para isso foram estudados conceitos de acessibilidade, UML e ferramentas de desenvolvimento de jogos sérios. Por fim foi desenvolvido um jogo que segue as diretrizes de acessibilidade analisadas e auxilia os alunos em seus estudos sobre diagramas casos de uso. O jogo foi validado com testes aplicados a usuários, que o jogaram e responderam perguntas sobre usabilidade e acessibilidade. Os testes mostraram que os requisitos de acessibilidade foram positivos no jogo. - TCCMAP4U: aplicativo para locomoção de pessoas com deficiência visualPaura, Gabriel E.; Kumagae, Guilherme S.; Rocha, Larissa S.; Ferreira, Lucas de S. (2023-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Tendo em vista a escassez de acessibilidade nos campi de universidades, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo, Map4u, para auxiliar pessoas com deficiência visual a conhecerem o campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O aplicativo oferece um tour virtual, com descrição em áudio, dos prédios da unidade, detalhando cada acessibilidade dos edifícios. Foram realizados testes com especialistas e professores que apontam o aplicativo como uma importante iniciativa para promover a acessibilidade no campus. - TCCSAUDENOW: plataforma integrada à saúde do idosoGarcia, Victor Cardozo (2024-12-03)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
In public health, the digital management of elderly health is a significant challenge. This project proposes a technological solution to facilitate the scheduling of appointments, prescription management, and medication administration through an interface tailored to the needs of the elderly population. The application allows users to save medical prescriptions via photos, typing, or audio recordings, locate nearby pharmacies, schedule appointments, and manage medications. This is particularly useful for elderly individuals with mobility or cognitive limitations. Aligned with the UNSustainable Development Goals, the project aims to reduce inequalities and promote well-being at all ages by integrating accessible technologies thatenable seniors to manage their health independently, reducing social isolation and improving quality of life. The platform prototype was informally tested by the group members. - TCCTemporary cloud storageRodrigues, Daphne Nanni (2024-06-05)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
This project focuses on creating a temporary cloud, where all enterprises can access and upload their data, selecting a period that it will be accessible, so they will not have extra cost letting it be in the cloud longer than needed. Furthermore, it allows the company to keep their worries out of excluding the previous file to add a new one, so they will not spend more money on what they are not using and pay just for what is necessary. - TCCValidador e guidelines de acessibilidade para o VoiceOverPetersen, Felipe K.; Leite, Paula T. (2021-05-26)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Com a popularização dos aplicativos mobile, muitas métricas para o desenvolvimento deles foram criadas. Porém, quando fala-se de acessibilidade, são referenciados trabalhos que não tratam do desenvolvimento mobile. Estudos mais recentes mostram como deve-se comportar a acessibilidade em um sistema mobile, porém ainda existem poucas formas de validá-los e diferenciá-los de outros sistemas. O estudo a seguir aborda especificamente a validação do sistema VoiceOver de acessibilidade de dispositivos Apple. O resultado final é métricas para desenvolvedores seguirem e um validador que possa ser usado para a checagem dessas métricas com a popularização dos aplicativos mobile, muitas m´métricas para o desenvolvimento deles foram criadas. Porém, quando fala-se de acessibilidade, são referenciados trabalhos que não tratam do desenvolvimento mobile. Estudos mais recentes mostram como deve-se comportar a acessibilidade em um sistema mobile, porém, ainda existem poucas formas de validá-los e diferenciá-los de outros sistemas. O estudo a seguir aborda especificamente a validação do sistema VoiceOver de acessibilidade de dispositivos Apple. O resultado final é métricas para desenvolvedores seguirem e um validador que possa ser usado para a checagem dessas métricas