Faculdade de Computação e Informática (FCI)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Faculdade de Computação e Informática (FCI) por Assunto "acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCUma análise regional sobre a evolução da distribuição geoespacial de farmáciasBontorin, Fernando Rodrigues (2022-06)Este artigo apresenta um estudo sobre a evolução ao longo dos anos sobre acessibilidade a estabelecimentos farmacêuticos na cidade de São Paulo considerando alguns aspectos sociodemográficos regionais. Para essa análise foi construído um mapa termal calculando o potencial de consumo de produtos farmacêuticos para cada distrito com base nas faixas etárias e densidade demográfica e criando um raio de atuação na acessibilidade para cada farmácia. O estudo, sugere que há um crescimento na acessibilidade a farmácias pela população. Também sugere que houve pouca mudança no consumo de produtos farmacêuticos por distrito.
- TCCUm estudo aplicado de comunicação aumentada para deficientes físico-motoresPecci, Guilherme Enes; Souza, Lucca Ferri de (2022-06)A deficiência físico-motora afeta indivíduos em termo de mobilidade, coordenação motora e fala, a última sendo o foco deste artigo, no qual realiza se uma análise do estado atual de diretrizes para acessibilidade, aplicações e tecnologias que auxiliam indivíduos com deficiência físico-motora junto do distúrbio de fala e, após essa análise, foi desenvolvido um aplicativo de comunicação aumentada para o sistema operacional iOS com essas diretrizes aplicadas.
- TCCInclu, um estudo para o desenvolvimento de um aplicativo de criação de currículos com foco em acessibilidadeOrtega, Carolina (2022-12-06)No Brasil, cerca de 6,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual. A incapacidade de enxergar pode impactar o desenvolvimento pessoal e profissional de um individuo, visto que a visão e o canal mais importante de relacionamento social. Consequentemente, a taxa de participação de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho acaba sendo pequena. Pensando nisso, o presente trabalho visa principal o desenvolvimento de um aplicativo para a criação de currículos através do uso de recursos de acessibilidade que auxiliem pessoas com deficiência visual a se posicionarem no mercado profissional.
- TCCUm jogo acessível para o ensino de UMLTavares, Irvin Ken Xavier (2022-12-08)Jogos educacionais vem sendo utilizados em diversas áreas do conhecimento como forma de engajar e motivar os alunos no aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi estudar acessibilidade e implementar algumas de suas diretrizes num jogo educacional para ajudar alunos com deficiência visual da área de Computação nos estudos sobre UML, focado nos diagramas de casos de uso. Para isso foram estudados conceitos de acessibilidade, UML e ferramentas de desenvolvimento de jogos sérios. Por fim foi desenvolvido um jogo que segue as diretrizes de acessibilidade analisadas e auxilia os alunos em seus estudos sobre diagramas casos de uso. O jogo foi validado com testes aplicados a usuários, que o jogaram e responderam perguntas sobre usabilidade e acessibilidade. Os testes mostraram que os requisitos de acessibilidade foram positivos no jogo.
- TCCValidador e guidelines de acessibilidade para o VoiceOverPetersen, Felipe K.; Leite, Paula T. (2021-05-26)Com a popularização dos aplicativos mobile, muitas métricas para o desenvolvimento deles foram criadas. Porém, quando fala-se de acessibilidade, são referenciados trabalhos que não tratam do desenvolvimento mobile. Estudos mais recentes mostram como deve-se comportar a acessibilidade em um sistema mobile, porém ainda existem poucas formas de validá-los e diferenciá-los de outros sistemas. O estudo a seguir aborda especificamente a validação do sistema VoiceOver de acessibilidade de dispositivos Apple. O resultado final é métricas para desenvolvedores seguirem e um validador que possa ser usado para a checagem dessas métricas com a popularização dos aplicativos mobile, muitas m´métricas para o desenvolvimento deles foram criadas. Porém, quando fala-se de acessibilidade, são referenciados trabalhos que não tratam do desenvolvimento mobile. Estudos mais recentes mostram como deve-se comportar a acessibilidade em um sistema mobile, porém, ainda existem poucas formas de validá-los e diferenciá-los de outros sistemas. O estudo a seguir aborda especificamente a validação do sistema VoiceOver de acessibilidade de dispositivos Apple. O resultado final é métricas para desenvolvedores seguirem e um validador que possa ser usado para a checagem dessas métricas