Faculdade de Computação e Informática (FCI)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Faculdade de Computação e Informática (FCI) por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCO ensino da matemática através da astronomia para o ensino médioBorges, Jefesson de Campos (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esta monografia tem como objetivo aproximar alguns elementos da Matemática ao universo da Astronomia, através de amostras simples, interessantes e de fácil entendimento aos alunos do Ensino Médio. Será mostrado, por exemplo, como o homem conseguiu, na antiguidade, calcular o diâmetro do planeta Terra, para posteriormente medir sua distância ao nosso satélite natural, a Lua e também à nossa estrela, o Sol. Com o passar do tempo, esses procedimentos foram aperfeiçoados e notou-se que as unidades do Sistema Internacional (SI) eram ineficientes para a medição das grandes distâncias estelares, ou seja, centímetros, metros ou até mesmo quilômetros não eram adequados para calcular, por exemplo, a longitude entre dois planetas, estrelas e para descrever a órbita de astros e de outros corpos celestes. Surgiram então a Unidade Astronômica (UA), os Anos-luz (AL) e os Parsecs, unidades de distância mais apropriadas para intervalos tão imensos em nosso universo. E para trabalhar com números infinitamente grandes ou infinitamente pequenos, o uso da notação científica faz-se necessária e imprescindível. Geralmente, os astrônomos obtêm informações sobre os astros sem a possibilidade de tocá-los e muito menos de colher amostras; diante desta dificuldade, métodos como, por exemplo, a paralaxe e posteriormente, a deflexão de ondas de rádio foram desenvolvidos para que estes dados fossem obtidos com melhor precisão. E o homem conseguiu chegar, através de avanços tecnológicos, a estudos que datam dos primórdios do universo. - TCCEstudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagemFilho, Joaquim Pessoa; Ramo, Fabio M; Meira, Guilherme chevis (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Jogos digitais e objetos de aprendizagem são cada vez mais utilizados no contexto educacional e existem diversas abordagens de desenvolvimento e implementação destes recursos. Por ser um mercado que cresce continuamente, surge a necessidade da utilização de metodologias para avaliação destes. Logo, neste trabalho, são estudadas diferentes abordagens para avaliação de objetos de aprendizagem e jogos digitais educativos, dentre elas, o Learn Object Review Instrument, que foi escolhido para ser testado no contexto do projeto de desenvolvimento de jogos para o Sistema Mackenzie de Ensino. Concluiu-se que é viável a aplicação desta metodologia para projetos como este, porém com algumas modificações para melhor aproveitamento dos resultados obtidos. - TCCProjeto e desenvolvimento de uma dataglove de baixo custo para aplicações em realidade virtualZeineddin, Rabah (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O presente estudo teve por objetivo desenvolver e apresentar uma luva de dados de baixo custo utilizando a placa de Arduíno LilyPad. Em primeiro lugar, foram expostos alguns modelos de luvas e componentes fundamentais para seu funcionamento. Após foram colocados conceitos básicos de Datagloves e exemplos disponíveis no mercado e a média de preço, estas luvas podem chegar a $ 5,495. Por fim, mostrou-se as etapas de realização do protótipo de luva e seus resultados. Concluiu-se que, apesar de algumas limitações, é possível a confecção da luva por um custo muito menor do que os encontrados no mercado, tornando seu uso mais acessível a diferentes populações. - TCCAnálise epidemiológica : algoritmos de aprendizado de máquina para classificação de doençasMorelli, Antônio Victor Ribeiro; Silva, Luciano (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O objetivo deste estudo foi identificar doenças através de um classificador com aprendizagem supervisionada, buscando a alta acurácia do mesmo, de forma que ele fosse capaz de classificar doenças com base nos sintomas apresentados pelos pacientes. Buscando esse fim, foram utilizadas informações epidemiológicas de algumas doenças bem conhecidas e foi criado um banco de dados com pacientes, seus respectivos sintomas e as doenças que lhes foram atribuídas no diagnóstico. Posteriormente, foi aplicado um modelo de aprendizado de máquina supervisionado SVM (support-vector machine) nesse banco de pacientes com a finalidade de classificar, com alta acurácia, as doenças com base nos sintomas apresentados. - TCCEstudo sobre solução tecnológica para a mitigação dos riscos cibernéticos no setor financeiroCustoias, Gustavo Boldrini; Mendonça, Letícia Breda; Cunha, Daniela Vieira (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho tem como proposito realizar um levantamento e um estudo comparativo de soluções tecnológicas para mitigação de ataques cibernéticos no cenário de instituições financeiras, através do uso de tecnologias NAC. No decorrer deste trabalho foram analisadas diferentes ferramentas e apresentados resultados desse estudo comparativo, para que fosse possível sugerir qual a melhor opção de ferramenta disponível no mercado, para solução do problema, tendo em vista o cenário do setor financeiro. - TCCDesenvolvimento de um protótipo de compra de roupa online utilizando o KinectSilva, Luciano; Queiroz, Gustavo Fernando; Kurafasi, Jessica Y (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este artigo busca criar uma experiência de provador virtual utilizando o Kinect como dispostivo de captura de medidas antropométricas e o software Autodesk MayaTM para modelagem antropométrica tridimensional, que pode vir a ser utilizado como solução para um problema de incerteza e insatisfação no processo de compra de roupas por e-commerce. - TCCProduc¸˜aoMusicalUtilizandoInterfaceC´erebro-ComputadorPadilha, João Gabriel Borelli; Silva, Luciano (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Esteartigoestudaautilizac¸˜aodeumainterfacec´erebro-computador para aplicac¸˜oes de produc¸˜ao musical. O estudo mapeia os sinais gerados pela interfacecomoobjetivodepreverpormeiodeaprendizagemdemaquinaanota musicalpensadapelousuario. Esteartigoapresentatodosconte´udosselecionados na pesquisa e estudados para o desenvolvimento de prototipos que utilizam a convers˜ao dos sinais de uma interface c´erebro-computador para pontos respectivos em um modelo de estado emocional. Este artigo tamb´em apresenta os prot´otipos de testes desenvolvidos. - TCCA razão áurea diante de nossos olhosBrandão, Anna Carolina Picarelli (2019-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este estudo aborda a razão áurea, relacionando-a com a nossa realidade, tendo como objetivo que alunos do ensino médio façam uma relação mais aderente ao entendimento da Matemática no cotidiano, incentivando e motivando o estudo do discente por essa disciplina. Nessa análise, será apresentado, de maneira simples, o surgimento da razão áurea e toda a sua história, passando assim por sua utilização na Grécia e no Egito, seu desenvolvimento durante o Renascimento e até sua utilização na Odontologia. Outro ponto abordado é a relação evidente com a sequência de Fibonacci, retângulo áureo e espiral logarítmica. Com isso, será demonstrado o quanto a Matemática está presente em nosso dia a dia e como sua prática pode ser mais instigante. - TCCAnálise de estudo compartilhado via websiteCano, Julio Maximo; Cezar, Leonardo Bacic; Guerra, Rafael Rodrigues (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O assunto deste trabalho ´e ajudar pessoas a aprender. Nessa pesquisa será desenvolvida um website que permita o encontro de quem quer ensinar com as pessoas que desejam aprender. O assunto pode variar desde questões acadêmicas até instrumentos musicais, por exemplo. O objetivo é que as interações aconteçam dentro do website, de forma que se elimine a questão da distância e espaço físico. Com isso, poderá ser realizada uma troca de conhecimentos de forma mais simplificada em diversos aspectos como na praticidade para realizar essas ajudas ou até mesmo fazer com que as pessoas experimentem outras formas de ensino para tentar aprender de forma mais simples. - TCCTécnicas de Machine Learning: a aplicação em jogos eletrônicosMartins, Aron Simoncelli; Silva, Lucas Rezende de Paula; Mesquita, Vitor Lorêdo; Amorim, Gabriel dos Santos (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
As técnicas de aprendizado de máquina são utilizadas para a extração de conhecimentos a partir de dados. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que os sistemas podem aprender a partir dos dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana. - TCCMapeamento de processos para aumento de produtividadeBrito, Gustavo Getulio de (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O trabalho apresentado tem como função evidenciar o uso e o papel de mineração de dados dentro do ambiente corporativo para que seja usada como uma ferramenta analítica preditiva, com a finalidade de entregar qualidade e valor de negócio as informações geradas, sejam elas, diretamente ou não pelas ações de uma área ajudando conhecê-las de maneira estruturada e contextualizada a ponto de que os usuários finais possam tomar decisões relativas ao seu ambiente de maneira mais coesa, ágil e que possam agregar ao produto final. Para alcançar determinado objetivo, o trabalho propõe analisar as informações produzidas por determinada área e mapear os fluxos de uso das aplicações e as interações entre eles a ponto de criar uma relação de processos que possa ser usada para identificar qual a real importância deles, além de poder prever qual a chance de ocorrerem. - TCCInteligência artificial - aplicada a negóciosNegrini, Rodolfo Jesuino (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Sempre ouvimos falar ou observamos cenas sobre Inteligência Artificial (IA) em filmes ou em artigos de ficção científica, mas não percebemos que ela está muito próxima da nossa realidade, do que imaginamos. IA está baseada em diversas tecnologias permitindo que sistemas executem funções, tarefas e resolvam problemas em escalas de velocidade, praticidade, segurança e confiabilidade que a cognição humana não consegue atingir. Nosso objetivo com a pesquisa é chegar ao entendimento, provando através de testes e pesquisas, que a Inteligência Artificial é o melhor caminho para o sucesso de basicamente todo tipo de negócio. - TCCBitcoin, uma evolução monetária descentralizada ética e segura ?Castilho, Giovani Giglio de; Paggio, Gabriel Rinaldo Del; Buim, Gabriel Mota Cardozo; Villela Filho, Otavio (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O artigo em questão trata de maneira, direta e objetiva, sobre a história e evolução das criptomoedas, levando como base a mais famosa atualmente, o Bitcoin - uma moeda digital que nasceu com o intuito de ser uma alternativa aos meios de pagamentos já conhecidos. O foco principal é examinar os problemas que ela pode trazer na ética computacional, analisando, se é viável ou não substituir os métodos de pagamentos atuais. Apresentaremos os aspectos e funcionalidades do Bitcoin, assim como o funcionamento da tecnologia que atua por trás do mesmo (o Blockchain), apresentando também possíveis problemas éticos que podem-se decorrer. Com todas informações colidas no decorrer das pesquisas, entrevistas e questionários realizados, voltaremos a questão inicial, concluindo se o Bitcoin pode ser considerado uma evolução monetária ética e segura. - TCCFind Studio: aplicação para busca de estúdios musicaisPires, Nicole Peixoto dos Santos; Sakihara, Vinicius; Mayer, Brenno (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O projeto propõe encontrar maneiras eficientes de capturar o melhor estúdio para grupos musicais integrados por membros de localidades distantes entre si. Apresenta aspectos sobre a dificuldade dos músicos em encontrar com maior facilidade, seja via internet ou indicações, um local apropriado às sua necessidades de gravações ou ensaios, assim como pontuar entre os estúdios encontrados, o melhor serviço oferecido. A fim de satisfazer o problema de pesquisa, este projeto busca encontrar algoritmos que se adequem a cada situação de necessidade de cálculo de áreas e distâncias, para então, determinar os pontos a serem analisados em termos de qualidade. Entre os algoritmos pesquisados estão K Means, KNN, Dijkstra, Centróide e outras informações que complementam a solução, sendo apresentadas, sua utilidade, sua proposta e aplicabilidade ao problema apresentado. - TCCE-commerce cactus: processos e desenvolvimentoBernardi, Lucas Moreira (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O artigo em questão trata de maneira objetiva os processos utilizados para o desenvolvimento de um comércio eletrônico, conforme a criação da nova marca de roupa Cactus Street Wear. Muitos erros acontecem durante o desenvolvimento de um comércio eletrônico, impactando diretamente no resultado do negócio. Extraindo apenas o essencial, muitos conceitos e práticas foram analisadas, a partir do desenvolvimento de um e-commerce, para auxiliar os novos empreendedores no mercado. - TCCIndexação e recuperação de recursos educacionais abertos em repositórios suportados por licenças creative commons e versionamento de códigoDeodato, Felipe Augusto de Oliveira; Barioni, Gabriel Paz da Silva (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho buscar relevar a importância e colocar em perspectiva o uso de licenças de conteúdo autoral, usando de um repositório que indexa e recupera arquivos para preservação dos mesmos e da propriedade intelectual de seus autores, voltados para o mundo acadêmico e conteúdos didáticos, a fim de oferecer aos seus devidos autores créditos e reconhecimento por suas obras. Neste mesmo artigo, serão apresentados os conceitos de repositórios aberto e licenças Creative Commons, e como os mesmos podem se relacionar com o intuito de criar um ambiente acessível e de possível propagação de informação, além de um protótipo de repositório criado para este projeto. Por fim, espera-se incentivar a produção científica e a solidariedade no mundo acadêmico. - TCCMonitoramento de ar-condicionado para pequenos provedores utilizando MQTTConceição, Denis Nascimento (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
This article presents an air conditioning monitoring system for small ISP, performing periodic readings of certain sensors, collecting information that defines full operation such as temperature, electrical current, flame sensor and an IR emitter which will allow control of the air conditioner per application. Currently the local provider market Brazil is growing, and many do not have some kind of monitoring system. In this article we used the MQTT protocol, the Raspberrypi, Esp8266, DHT22 hardware, we also used a simple MQTT dashboard for viewing the collected data. - TCCAplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte públicoSousa, Nícolas Gordiano Barbosa de (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O transporte ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, mesmo com suas falhas, mostra-se mais rápido e eficiente que o transporte individual, transportando 7,8 milhões de pessoas por dia entre a capital paulista e cidades vizinhas. Entretanto, uma das informações pouco fornecidas pelas companhias ferroviárias é o tempo de viagem entre suas estações e qual o caminho que requer menos transferências entre linhas. Neste artigo é apresentada uma arquitetura e um protótipo de aplicativo mobile que calcula o caminho mais rápido entre as estações de origem e destino do sistema ferroviário de São Paulo. - TCCEngenharia reversa de um sistema PDVSantos, Ademir da Cruz dos (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho apresenta a construção de uma proposta de processo para a realização de evolução de sistemas legados, utilizando-se a técnica de engenharia reversa, produzindo informações que possam aumentar o conhecimento geral do sistema legado. Criando um roteiro com o objetivo de obter as principais funcionalidades do sistema, onde não temos acesso ao seu código fonte e nenhuma documentação, o processo é composto de uma etapa inicial de avaliação do sistema legado sob perspectiva técnica e de negócio para assim transformar um sistema legado em um sistema moderno, sendo necessário capturar seu design, suas funcionalidades e identificar relacionamentos entre os diferentes elementos, e uma das maneiras de obter essas informações é através de uma análise de uso dinâmico do sistema, ou seja uma análise de comportamento em tempo de execução. - TCCRobô móovel semi-autônomo de buscaBuium, Bruna; Marinheiro, Roberto Muller (2019-11)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A capacidade concebida ás máquinas de reproduzir habilidades humanas é a nova fonte dos avanços tecnológicos. Uma das abordagens mais discutidas são os veículos autônomos, máquinas capazes de se locomoverem sem a intervenção de seres humanos e de uma maneira mais segura, uma vez que estas podem até ”prever”acidentes. O objetivo da pesquisa é apresentar algoritmos para o desenvolvimento de um robô móvel de busca, qualificando o para buscar, de forma autônoma, um objeto em um ambiente previamente conhecido pelo robô. Para tal, foram selecionados e implementados algoritmos que se encaixassem no caso. Tais algoritmos eleitos se mostraram capazes de construir a inteligˆencia do robô de maneira eficiente e perspicaz.