Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Assunto "aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA importância da educação socioemocional para o desenvolvimento infantilDiaferia, Dora Silvia Vassilieff (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Compreendendo a crescente preocupação com a saúde mental e as questões de cunho emocional de crianças e jovens nas instituições educacionais, o trabalho tem como objetivo conhecer e estabelecer relações entre as emoções e o processo de aprendizagem. Por meio da revisão bibliográfica das obras de Daniel Goleman e outros autores, foi possível identificar as possíveis contribuições da educação socioemocional no processo de ensino-aprendizagem, bem como a forma de trabalhar com elas em sala de aula. Ainda, busca avaliar se o modelo de ensino vigente é o mais adequado para os dias atuais, compreendendo que tem como objetivo o desenvolvimento cognitivo e acadêmico, negligenciando as demais áreas de desenvolvimento, tais como emocional, social e física. - TCCA importância da intervenção pedagógica em crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantilSoares , Aialas Maciel (2023-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As crianças com TEA podem apresentar prejuízos em suas interações sociais, dificuldade de comunicação, comportamentos rígidos e ritualísticos com interesses restritos, impactando o curso de vida das crianças e de suas famílias. Na educação infantil, é fundamental que haja um entendimento adequado sobre o TEA e estratégias de intervenções específicas para atender às necessidades destas crianças. O objetivo geral desse estudo é apresentar a importância e os benefícios das intervenções pedagógicas para a inclusão de alunos com autismo na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos escolhidos são pesquisas bibliográficas descritivas de análise qualitativa. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas importantes para o professor são a criação de ambientes organizados, flexibilidade e adaptações curriculares, conhecimento e estímulo das potencialidades de cada aluno, reconhecimento sobre o brincar e o lúdico como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem das crianças com autismo e necessidade de os professores estarem conscientes de suas responsabilidades e de formação continuada. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento nos processos de inclusão escolar desse aluno e que o professor tem um papel importante no desenvolvimento de crianças com TEA. Estudos de campo precisam ser desenvolvidos para que novas estratégias possam ser apontadas e ampliados os repertórios de intervenções pedagógicas dos professores que atuam na Educação Infantil com essa população. - TCCDocumentação pedagógica: a importância para o trabalho docente na Educação InfantilCavalheri, Simone Muniz Ribeiro (2023-12-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a importância da documentação pedagógica como abordagem para o processo educativo na Educação Infantil. Buscou-se também compreender o conceito de documentação pedagógica, as suas funções e a sua relevância nas práticas docentes diárias na Educação Infantil. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que contou como principais procedimentos metodológicos o estudo bibliográfico e a análise documental, visando analisar criticamente o que a literatura produzida na área da educação apresenta sobre tal experiência. Por meio dos resultados encontrados foi possível constatar que a documentação pedagógica possibilita ao educador da primeira infância revisitar as suas práticas docentes, compreendendo as razões do trabalho realizado, as dificuldades apresentadas pelas crianças, bem como todo o seu processo de aprendizagem. Somado a isso, a pesquisa também revelou que, ao documentar, o professor compartilha não só a construção das aprendizagens das crianças, mas também a sua própria aprendizagem, destacando o papel da reflexão/autorreflexão que a documentação pedagógica acarreta, permitindo ao professor perceber o seu próprio potencial como aprendiz. - TCCO uso do celular em sala de aula na teoria de mediação VygotskianaCosta , Vera Cambiatti da (2023-12-18)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este estudo tem como tema a importância da adoção de novas tecnologias no contexto educacional, à luz da teoria da mediação de Vygotsky (1991). A abordagem destaca as implicações dessa teoria no ambiente escolar e examina o desenvolvimento do indivíduo em um cenário de aprendizado tecnológico. A pesquisa tem como objetivo discutir o uso do celular como uma ferramenta eficaz para facilitar a aprendizagem em sala de aula e refletir sobre as potencialidades da incorporação dessa ferramenta, destacando suas contribuições com vistas a ampliar o uso eficaz das tecnologias emergentes em educação. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica. Os resultados encontrados dizem dos limites do uso de tecnologias frente desenvolvimento infantil, a desigualdade social e a formação de professores. E as possibilidades apontam a importância de se repensar as práticas pedagógicas frente às novas tecnologias, adotando o uso do celular em sala de aula como um instrumento pedagógico de mediação efetivo, destaca ainda, que a influência dessa tecnologia pode favorecer o desenvolvimento cognitivo e social. dos alunos - TCCRTI – modelo de resposta à intervenção: a importância da identificação e intervenção precoce com escolares de risco para os transtornos específicos de aprendizagem (TEAp)Ruivo, Adriana Cristina (2023-12-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Repensar novas formas de ensinar e aprender é urgente e emergente, diante dos altos índices do insucesso escolar dos estudantes. A pandemia Covid-19, evidenciou não apenas a fragilidade da educação brasileira como também revelou a importância de medidas educacionais para recompor as lacunas da aprendizagem, bem como fomentar políticas de identificação e intervenção precoce das dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar o Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) como um mecanismo de enfrentamento aos desafios educacionais, uma vez que esse modelo promove intervenções precoces diante do primeiro sinal de dificuldade de aprendizagem dos estudantes, integrando a avaliação e intervenção com habilidades consideradas como preditoras para a aprendizagem. Evidenciando assim, a importância das práticas pedagógicas respaldadas por pesquisas científicas na área da Educação, de modo a diferenciar os conceitos de dificuldade, transtorno e síndromes. A pesquisa foi conduzida por meio do método de revisão bibliográfica - TCCUm estudo sobre as práticas avaliativas na perspectiva docenteBalbino , Gabriela Arroyo (2023-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O modelo de ensino tradicional não acompanha as transformações sociais e educacionais. A escola permanece enrijecida em seus métodos, sem diálogo para repensar suas práticas e metodologias de ensino. As práticas avaliativas deveriam ser consideradas dentro de uma visão menos determinista e focadas no processo de aprendizagem no lugar das notas. A pergunta de pesquisa foi: "O que os professores do Ensino Fundamental - séries iniciais e séries finais (acima do 4º ano), de escolas particulares e públicas, pensam sobre as práticas avaliativas para acompanhar a aprendizagem do aluno e o que facilita ou dificulta a adoção de práticas de avaliação formativa?" Os principais teóricos estudados foram Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi e Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Eles discutem os problemas do ensino brasileiro e criticam a avaliação tradicional, que não atende mais às demandas sociais, escolares e às necessidades dos alunos em constante transformação. A metodologia usada foi pesquisa investigativa de caráter indutivo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para coletar dados. Os participantes da pesquisa foram três professores atuantes de escolas particulares e uma pública, acima do 4º ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que as práticas avaliativas no contexto educacional não passam por transformações significativas, especialmente quando se discute abordagens diferenciadas como é o caso da avaliação formativa. Essa estagnação é atribuída à influência do sistema de ensino e da sociedade focada no resultado, que alguns chamam de neoliberal.