Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis por Assunto "accounting"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA competência do profissional contador e suas associações com seu desempenhoOrlandi, Rosilenia (2015-08-05)
Ciências Contábeis
The competitive scenario in which contemporary organizations are inserted, takes the need for constant development of professional accounting, so that they can follow and provides changes required by the context. As a result of this need, several authors have been studying and modeling to enable the Professional and organizational skills. This study sought to identify limitations and capabilities that can impact the performance of the counters to the challenges and requirements of the accountings profession. In order to investigate the associations between required skills and competence developed professional accounting, applied a questionnaire to a sample of 70 professionals working in an organization, the activities considered in the context of accounting. The results also show that there is little concern with the skills considered managerial or management. The results of the analysis of the professional skills required, compared to self-assessment of the professional will serve as an inducer for discussions and reflections and trainings. - DissertaçãoA competência do profissional contador e suas associações com seu desempenhoOrlandi, Rosilenia (2015-08-05)
Ciências Contábeis
O cenário competitivo no qual as organizações contemporâneas estão inseridas leva a necessidade de desenvolvimento constante dos profissionais da Contabilidade, para que possam acompanhar e mesmo antever e propiciar mudanças exigidas pelo contexto do cenário atual. Como consequência desta necessidade, vários autores têm se dedicado ao estudo e elaboração de modelos que possibilitem o desenvolvimento de competências profissionais e organizacionais. O presente estudo procurou identificar limitações e capacidades que podem impactar o desempenho dos contadores diante dos desafios e exigências da profissão contábil. Com a finalidade de averiguar as associações entre competência requerida e competência desenvolvida do profissional da contabilidade, aplicou-se um questionário a uma amostra de 70 profissionais atuantes de uma organização, nas atividades consideradas no contexto da contabilidade. A análise focalizou o desempenho dos profissionais da Contabilidade no Brasil. Os resultados evidenciaram um nível de auto percepção elevada associada às competências consideradas mais relevantes para o exercício da profissional contábil. Os resultados evidenciam ainda que há pouca preocupação com as competências consideradas gerenciais ou de gestão. Os resultados da análise das competências profissionais requeridas, frente à auto avaliação dos profissionais, servirá como indutor para discussões e reflexões sobre possíveis programas de treinamentos. - DissertaçãoFatores determinantes do julgamento ético dos profissionais da contabilidade no BrasilClemente, Luciano dos Santos (2012-12-13)
Ciências Contábeis
O crescente uso inadequado e criminoso da tecnologia contábil para iludir a opinião de terceiros em relação ao valor patrimonial de uma organização demonstra a importância do conhecimento e da compreensão dos fatores determinantes do comportamento ético do profissional da Contabilidade, vez que, ao disponibilizar informações essenciais para a compreensão do patrimônio das organizações, a Contabilidade desempenha papel importante para a sociedade. O objetivo deste estudo foi o de conhecer a influência de fatores individuais e organizacionais, bem como das características da própria questão ética, no processo decisório ético dos profissionais da Contabilidade. Para tanto, os fatores analisados foram: sexo, idade, religiosidade, ideologia ética, valores éticos corporativos e intensidade moral da questão ética. A amostra utilizada foi composta por 129 profissionais da Contabilidade no Brasil, que responderam a um questionário com 40 questões, incluindo dois cenários que foram analisados pelos respondentes. A ferramenta estatística utilizada para análise dos dados foi a regressão linear múltipla. Os resultados obtidos sugerem que apenas a intensidade moral, constituída neste estudo pela magnitude das consequências e pelo consenso social, é estatisticamente significante no processo decisório ético dos profissionais da Contabilidade. Em um dos cenários utilizados, o nível de relativismo também se mostrou estatisticamente significante, todavia, ao subdividir aleatoriamente toda a amostra em dois grupos com quantidade iguais de participantes, esta significância estatística não foi confirmada, impossibilitando a validação desta variável como preditora significante do julgamento ético dos profissionais da Contabilidade no Brasil. Em síntese, com base nos resultados, considera-se que o fator estudado mais significante do julgamento ético dos profissionais da Contabilidade está associado à própria questão ética e não ao indivíduo ou à organização em que atua. Os achados deste estudo contribuem para que as organizações e as entidades contábeis direcionem seus esforços na busca de uma classe profissional íntegra, com profissionais que desempenhem suas atividades com uma postura ética e transparente, sem agir com dolo ou má fé. - DissertaçãoImpacto das características específicas das companhias abertas brasileiras no nível de evidenciação contábil durante o processo de convergência às normas internacionais de contabilidadeMaia, Henrique Araujo (2011-02-16)
Ciências Contábeis
Esta dissertação tem como objetivo avaliar os impactos das características específicas das companhias abertas brasileiras em seus respectivos níveis de evidenciação obrigatórios durante o período de convergência às normas internacionais de contabilidade no Brasil. Sob o aspecto metodológico, este estudo pode ser classificado como método qualitativoquantitativo,do tipo descritivo. A população-alvo do estudo foram as companhias abertas brasileiras não financeiras que compõem o índice IBRX da Bovespa, totalizando uma amostra final de 83 empresas, nos períodos de 2008 e 2009. Os dados foram obtidos por meio das demonstrações financeiras e notas explicativas das companhias e colhidos do banco de dados da Economática. A partir da utilização de um índice de evidenciação obrigatório, composto por 72 itens relativos a pronunciamentos e orientações técnicas emanados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), com o intuito de promover a convergência da contabilidade societária brasileira às normas internacionais de contabilidade, foi determinado o nível de evidenciação obrigatório para cada empresa da amostra. O tratamento dos dados foi realizado por meio de regressão linear múltipla e análise de variância de um fator. Os principais resultados sugerem que as características específicas relativas à emissão de ADRs,à empresa de auditoria externa e ao grau de endividamento têm significância estatística positiva com relação ao nível de evidenciação obrigatório das empresas. Verificou-se,também, que o nível de evidenciação obrigatório pode ser influenciado pelo tipo de setor no qual a companhia está inserida. - DissertaçãoA institucionalização da atividade do auditor independenteAntunes, Francisco Angelo (2010-11-17)
Ciências Contábeis
O desenvolvimento do sistema capitalista tem requerido cada vez mais a participação, no mercado de trabalho, de profissionais qualificados, e o processo de desenvolvimento do capitalismo vem provocando constantes alterações na estrutura desse mercado. Ultimamente as mudanças no mundo dos negócios brasileiro têm sido mais recorrentes, principalmente a partir do processo de estabilização e abertura da economia, processo que tem se acentuado na atual fase de globalização econômica. A presente pesquisa é uma contribuição ao estudo do surgimento e da evolução da atividade do auditor independente no Brasil. O estudo apresenta também uma breve análise comparativa do processo de desenvolvimento dessa atividade no Brasil com o apresentado em outros países e, ainda, uma avaliação sobre a contribuição que a atividade pode trazer à sociedade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa fundamentada na Sociologia das Profissões, com o objetivo de entender como esta especialização se institucionalizou, delimitou seu campo de atuação no país e se está, ou não, em processo de se transformar, de especialização contábil, em profissão autônoma. O método de pesquisa utilizado foi o historiográfico, baseado no modelo desenvolvido por Larson (1977) de estratégia profissional (Professional Project). Foram também realizadas entrevistas com professores e profissionais de renome e experiência reconhecida na área, e o resultado foi analisado pela abordagem metodológica da análise de conteúdo, que se baseou no estudo desenvolvido por Bardin (2004). Os resultados obtidos sugerem que o processo de profissionalização do auditor independente ainda está em curso e, por ora, não atende a todos os requisitos necessários e suficientes para ser considerada, sob a ótica da Sociologia das Profissões, uma profissão plena. Embora a atividade já atenda à maioria desses requisitos, ainda existem algumas etapas a percorrer. - DissertaçãoInteração entre profissionais de contabilidade gerencial e gestão de operações: uma observação baseada na construção de conhecimentoAlectoridis, Dímitra (2015-02-04)
Ciências Contábeis
A busca pela excelência nas ações e por resultados sólidos faz com que os profissionais tenham responsabilidade na gestão de seus próprios conhecimentos e na transformação destes em técnicas e ferramentas capazes de ampliar os ganhos qualitativos e quantitativos nos departamentos e nas empresas. A gestão do conhecimento bem aplicado às práticas dos profissionais é um meio de garantir bons resultados, mas para isso deve ser compartilhado enquanto conhecimentos individuais e construído enquanto possibilidade de conhecimentos coletivos. Este trabalho objetiva avaliar a interação entre profissionais das áreas de contabilidade gerencial, também chamada de controladoria, e de profissionais de gestão de operações, sob a luz da teoria de Nonaka e Takeuchi (1997) da Criação de Conhecimento na empresa. Seu objetivo foi gerar uma mensuração capaz de identificar o nível de maturidade dos profissionais de cada área nos modos de conversão de conhecimento proposto nesta teoria, incluindo a criação de conhecimento empresarial no contexto geral. Os resultados encontrados mostram que os profissionais se preocupam com seu conhecimento individual e a transmissão deste para suas próprias equipes, além de se preocuparem em internalizar conhecimentos explícitos para si. Porém quando são avaliados os resultados dos modos de conversão que exigem maior relacionamento com outras equipes e disponibilidade para criar conhecimento independente da necessidade imediata, temos um grupo de profissionais avaliados que mostram restrições, parte em função da falta de incentivo da empresa, parte por falta de intenção dos outros profissionais para isso. A mensuração da criação de conhecimento para empresa recebe o impacto dessas restrições, e como resultado geral a pesquisa mostra que há necessidade de melhoria no comportamento dos gestores de contabilidade gerencial e gestores de operações para que a Criação de Conhecimento traga resultados mais efetivos para as empresas. - DissertaçãoJulgamento ético-ideológico dos estudantes de contabilidade de São PauloSilva, Zuleica Yoná Barbosa da (2012-03-05)
Ciências Contábeis
Este trabalho buscou estudar a ética profissional no âmbito da contabilidade, sob o ponto de vista dos estudantes, visto que muito embora seja uma temática relevante para se identificar o comportamento ético dos futuros profissionais da área, ainda é pouco explorado no Brasil. Se por um lado a prática de atitudes éticas por parte dos contadores seja algo esperado, por outro lado, a importância do estudo formal da ética nos cursos de graduação ainda é pouco pesquisado se for comparado com outras áreas da profissão contábil. Nesse cenário, entendese que seja relevante para a classe contábil, e para a sociedade no geral, estudar-se o julgamento ético dos futuros contadores durante o processo de sua formação. Para cumprir com os objetivos desta pesquisa descritiva, foi utilizada uma abordagem quantitativa, com questionários contendo perguntas fechadas, nos quais se buscava observar tanto o perfil quanto o julgamento ético dos estudantes de contabilidade. Abrangeu uma amostra composta por 348 alunos de 6 cursos de graduação da grande São Paulo. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas, tais como estatística descritiva, regressões múltiplas e análise multivariada de variância, que permitiu o cruzamento das diversas informações coletadas. Um dos resultados identificou que o fator sexo é determinante no perfil ético dos estudantes, em que as mulheres apresentaram um maior rigor ético, enquanto que os homens além de apresentaram-se menos rigorosos, mostram-se mais dispostos a cometerem ações antiéticas quando os benefícios destas ações refletirem ganhos financeiros imediatos. Os perfis idealistas e relativistas identificados na pesquisa, também apresentaram influência significativa nos julgamentos éticos dos alunos, mediante situações de dilema profissional. Por fim, e talvez o resultado mais importante, e por que não dizer mais surpreendente, refere-se à media geral do julgamentos pessoal dos participantes da pesquisa, que demonstra uma tendência a uma atitude mais rigorosamente ética na rotina do exercício da profissão. Objetivamente, entende-se que os resultados deste estudo contribuem para que as IES revejam o conteúdo e a metodologia adotados na disciplina de Ética Geral e Profissional do Contabilista.