Administração para Engenheiros - Monografia - EE Higienópolis
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Navegando Administração para Engenheiros - Monografia - EE Higienópolis por Assunto "Clima organizacional"
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- MonografiaComunicação interna como ferramenta motivacionalBuso, Paula Cristina Domingues (2012)Nos últimos anos a comunicação interna vem se tornando imprescindível nas organizações. A empresa pode usa-la estrategicamente para melhorar o clima entre os colaboradores, aumentar a produtividade do funcionário. Não basta apenas motivá-los; é necessário informá-los adequadamente. Por meio da comunicação interna, é possível estabelecer meios comunicacionais que possibilitam o relacionamento eficaz desde a direção da organização até os funcionários operacionais. Para a comunicação interna, encontram-se inúmeras ferramentas disponíveis para que a mesma seja desenvolvida com êxito. Entre elas estão: Jornal impresso, jornal mural, newsletter, intranet, revista interna, TVs e rádio corporativo. Os líderes, no entanto, precisam reconhecer a comunicação como algo estratégico na gestão coorporativa, onde agrega valores à produtos e serviços. É através dela que conseguimos formar uma verdadeira equipe harmoniosa e motivada a promover, interação e o relacionamento entre as pessoas e os departamentos. O presente estudo abordara o tem fazendo uma breve revisão de literatura conceituando comunicação, dando um foco em comunicação interna, motivação e liderança.
- MonografiaA importância do clima organizacional no ambiente de trabalhoCosta, Ana Carolina Santos (2012)O intuito desse trabalho foi apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema “Clima Organizacional” destacando a relevância da motivação neste assunto. O que motivou esse interesse e justifica o estudo foi o desejo de entender como se descobre a satisfação ou insatisfação existente no ambiente organizacional com base na opinião dos seus colaboradores. O objetivo foi, então, investigar a relevância do clima organizacional como um indicador confiável, assim como, descrever e analisar os principais fatores que interferem na sua dinâmica e que favorecem sua eficácia nas empresas buscando um ambiente de trabalho saudável e principalmente produtivo. A conclusão foi a de que incentivos externos pesam na satisfação dos colaboradores, porém nem sempre são suficientes para reter talentos. As organizações devem estar atentas à valorização do ser humano, levando em consideração não apenas a questão remuneração, mas também a qualidade das relações estabelecidas entre seus colaboradores e como o profissional se sente frente ao papel que exerce no negócio. E para isso faz-se necessário uma pesquisa de clima organizacional, para que líderes e liderados ajam em harmonia e motivados, contribuindo para que todos, na organização, alcancem seus objetivos e metas estabelecidas. Essa pesquisa foi baseada em método teórico bibliográfico voltado à área de conhecimento de gestão de pessoas, teorias motivacionais e modelos de lideranças. Dentre os teóricos pesquisados, os considerados referenciais nessa pesquisa foram: Ricardo Luz, Cecília W Bergamini, Carlos A. F. Bispo e Idalberto Chiavenato.