Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis
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Navegando Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis por Assunto "alfabetização científica"
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- TCCEnsino de biologia para alunos surdos como prática emancipatória e remoção de barreiras atitudinais: uma análise da produção acadêmica dos anos de 2013 a 2022Souza, Thiago Cardoso de (2022-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A inclusão social tem sido foco de inúmeras discussões e pesquisas nos últimos tempos, podendo ser trabalhada na perspectiva de diferentes grupos, sejam eles caracterizados por sexo, raça, origem étnica, poder econômico, religião ou deficiências. No caso dos deficientes, os debates sobre a sua inclusão podem ser considerados recentes, porém a construção das noções a respeito desse grupo se inicia desde o século XVIII, sendo elas baseadas em misticismos e ocultismos, e influenciando diretamente na invisibilidade desse grupo nos espaços sociais. Considera-se esse cenário como influência direta em como esses grupos são vistos nos dias de hoje, o preconceito e marginalização que sofrem, além das barreiras atitudinais interpostas nas relações com outras pessoas, o que no caso específico das pessoas surdas, associado à sua dificuldade de comunicação, pode dificultar sua interação com o mundo. Nesse sentido, entendendo o ensino de biologia como uma ferramenta que auxilia a desenvolver a alfabetização científica, formando indivíduos sensíveis e conscientes de seu próprio papel na sociedade, o presente trabalho procurou analisar singularidades do ensino de Biologia no contexto da educação de alunos surdos e, deste modo, buscou também identificar temas dentro da biologia que favoreçam a remoção de barreiras atitudinais e preconceitos. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da análise comparativa e categórica de 20 produções sobre o ensino de biologia para alunos surdos e ao todo foi possível encontrar sete categorias: “metodologia de ensino”, “educação inclusiva”, “libras”, “criação de materiais didáticos”, “ensino-aprendizagem de alunos surdos”, “serviços de apoio interno” e “formação de professores”, as quais demonstram a ausência de pesquisas que direcionem o ensino de biologia à quebra de barreiras atitudinais e preconceitos, mas que ao mesmo tempo se preocupam com novas práticas e metodologias de ensino em biologia para alunos surdos. - TCCEnsino de ciências na educação infantil e a superação da impercepção botânicaCianella, Joyce de Souza (2023-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Impercepção botânica ou Plant blindness é um termo originalmente proposto pelos pesquisadores norte-americanos Wandersee e Schussler (1999) e refere-se a incapacidade de perceber a importância das plantas na biosfera e reconhece-las como de inferior importância, sendo, portanto, não merecedora de atenção equivalente aos animais. Este trabalho tem como objetivo contextualizar a impercepção botânica na educação infantil e promover uma reflexão sobre a importância do ensino de botânica nessa faixa etária. Observa-se que muitos professores, principalmente os polivalentes, abordam áreas do conhecimento baseando-se em experiências pessoais, e não em estudos, o que pode resultar em falta de abordagens de conteúdos sobre ciências, especialmente botânica. Para tanto, foi feito levantamento bibliográfico sobre estudos publicados nos últimos cinco anos que abordassem a cegueira botânica e a educação infantil exclusivamente, pois, trabalhando com alunos e professores na educação infantil, percebeu-se que o interesse das crianças pela botânica diminui conforme elas vão se desenvolvendo. Esse fenômeno, conhecido como impercepção botânica, pode ser atribuído a uma possível falta de estímulo e educação inadequada nos anos iniciais. As crianças são naturalmente atraídas por animais, mas é necessário estimular seu interesse e destacar a importância das plantas, que são seres estáticos. Os resultados obtidos permitem inferir que é fundamental aprimorar o ensino de botânica na educação infantil, buscando formas de adaptar o conteúdo à faixa etária das crianças, melhorar a formação dos professores e promover uma maior aproximação e contato das crianças com as plantas. Isso contribuirá para superar a impercepção botânica e despertar o interesse e a conscientização sobre a preservação e importância da flora desde os primeiros anos de educação. - TCCLuz, câmera e educação: possíveis influências educativas do cinema de animação à construção social da relação humanidade-naturezaSilva, Alisson Vargas da (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Adjetivados como recursos bélicos, as imagens bombardeiam de informações a vida de quaisquer cidadãos imersos na cultura capitalista. Não sendo à toa, a comunicação visual se estabelece na contemporaneidade como um armamento à disseminação de informações e ao estímulo a determinados comportamentos, tal como o de consumo e de territorialidade perante o ambiente. De tal maneira, se estabelece uma cultura visual que tem seus símbolos atrelados a possibilidades pedagógicas de uma determinada maneira do viver, este constituído pela presença de visualidades acerca dos fenômenos que cercam o indivíduo. Assim, diante a atual crise socioambiental, torna-se coerente analisar a relação humanidade-natureza presente em animações comerciais com potencial uso como recursos didático-pedagógicos no ensino de Ciências e Biologia como fator gnosiológico educativo-ambiental. Para tal, se dispõe de uma análise e decupagem fílmica de quatro obras: O Lorax: em busca da trúfula perdida, Os Sem-Floresta, Up – Altas aventuras e Wall·E. São interpretados frente à bibliografia de Educação Ambiental de vertente crítica e dos Estudos de Cultura Visual 136 episódios, estes que são classificados, a partir do referencial de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, em cinco categorias que constituem o cerne de uma concepção acerca da relação humanidade-natureza: consumismo, tecnocracia, evidência residual, conflitos espaciais e esteticismo do natural. Assim, a partir de uma aproximação das possibilidades de ensino que oferece as disciplinas escolares Biologia e Ciências Naturais, se questiona como as temáticas aqui apresentadas podem ser utilizadas como recursos didático-pedagógicos para uma efetiva educação socioambiental em contraponto à habitual alfabetização ecológica. Os dados apresentam, de forma isolada, um potencial de normalização e legitimação das relações atuais da sociedade com seu meio, mesmo que em determinados momentos contribuam à uma visão crítica de tal interação. Assim, a partir da associação de tal análise a uma outra quanto as questões narrativas do audiovisual, se conclui que as quatro obras reforçam uma visão da relação humanidade-natureza embasada nos princípios do conservacionismo.