Engenharia de Produção - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Produção - TCC – EE Higienópolis por Assunto "AHP"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAplicação do método multicritério AHP (analytic hierarchy process) para seleção de fornecedores em uma empresa de pequeno porte do ramo de construção civilSantos, Lucas Vinicius Nunes dos; Miranda, Paulo Cesar (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Atualmente as empresas estão buscando focar suas atividades nas funções principais de seus produtos e serviços com o objetivo de obter vantagem competitiva. Esta característica tem gerado o aumento da cadeia de fornecedores e consequentemente do processo de seleção destes fornecedores. Esse trabalho tem por objetivo analisar a aplicação de um método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) para seleção de fornecedores em uma empresa de pequeno porte do ramo de construção civil. Para atender a este objetivo realizou-se um estudo de caso para entender como a empresa faz a seleção de fornecedores e verificar a possibilidade e as vantagens da aplicação do método AHP. Os resultados conseguidos com a aplicação do método multicritérios AHP permitem chegar à um ranking para os fornecedores, para auxiliar a empresa na seleção de fornecedores conforme critérios os definidos pelo decisor. - TCCAvaliação da descontinuação de produto do setor de eletrodomésticos por meio do método – analytic hierarchy process (AHP)Souza, Laurena Rosa de; Silva, Leticia Ribeiro da; Silva, William Eduardo Barbosa da (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Novos produtos são lançados no mercado a todo momento. Entretanto, pouco se discute a respeito dos produtos que são retirados do mercado. A decisão de descontinuar um produto precisa estar alinhada com os objetivos estratégicos da organização de modo a evitar impactos financeiros negativos, perda de clientes ou até mesmo a insolvência da organização. Dito isto, este artigo tem como objetivo aplicar o método AHP – Fuzzy e COPRAS na priorização de produtos para descontinuação. O estudo de caso foi desenvolvido em uma empresa de bens de consumo que atua em duas frentes, produtos elétricos e não elétricos. Para viabilização do estudo, foi selecionado uma pequena amostra de produtos não elétricos da categoria de formas de cozinha.A metodologia do estudo foi dividia em três etapas, sendo elas, entendimento do contexto atual da organização, aplicação da metodologia AHP – Fuzzy e COPRAS e comparação dos resultados do método proposto com os obtidos pelo modelo atual da organização. A conclusão da pesquisa demonstrou que os métodos de tomada de decisão multicritério são aderentes ao modelo atualmente adotado pela organização e além dos benefícios relacionados a escolha do produto correto a ser descontinuado o artigo também destaca as vantagens do modelo aplicado versus o utilizado atualmente pela organização. - TCCSeleção e priorização, pelo método multicritério, de projetos alinhado ao planejamento estratégicoLeite, Bruno Rugai Pereira; Tenório, Lucca Menezes (2021-06-17)
Escola de Engenharia (EE)
O processo de tomada de decisão no mundo corporativo pode se tornar um problema muito complexo, por ter diversas variáveis e fatores limitantes (como tempo, dinheiro e pessoas), para atingir as metas traçadas no planejamento estratégico. As empresas, por terem fatores limitantes e diversos projetos, anseiam por critérios claros e objetivos para priorizar os projetos (HAAS; MEIXNER, 2005). Uma solução pode ser o método multicritério, que consegue transformar para valores quantitativos as grandes decisões. O objetivo deste estudo é, através de métodos multicritérios, selecionar e priorizar projetos que estejam alinhados ao planejamento estratégico. O artigo se constitui em um estudo de caso que planeja transformar a tomada de decisão de uma empresa júnior, levando em consideração critérios extraídos do OKR (Objective and Key Results). O método utilizado foi a combinação do Analytic Hierarchy Process (AHP), que condensou a opinião de todos os diretores da instituição (decisores), com o COPRAS (Complex Proportional Assessment), pois juntos, eles levam em conta métricas qualitativas e quantitativas. Ao final, foi possível desenvolver um modelo que atua como uma ferramenta auxiliadora para todas as decisões da empresa júnior, além de servir de benchmarking para outras diversas instituições, inclusive de portes maiores.