Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis por Assunto "administração"
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- DissertaçãoInteração entre pesquisadores e geração de conhecimento em programas de pós-graduação em administração de empresas: uma análise baseada em redes sociaisFerreira, Shayene Amaral (2020-11-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O ambiente socioeconômico do início do século 21 é marcado pelo conhecimento, que se tornou ativo crítico para indivíduos e organizações. A criação do conhecimento organizacional tem como base os indivíduos e suas interações, como um processo dinâmico e relacional. Dessa forma, recursos são incorporados nos relacionamentos interpessoais em que indivíduos são capazes de acessar e alavancar conhecimento. A Visão Baseada no Conhecimento suporta estudos em nível de indivíduos, grupos ou organizações, apresentando perspectivas diversas sob o argumento de que o conhecimento é uma fonte que gera desempenho superior. Se tais premissas são aplicadas em setores variados da economia, acredita-se que é válido para ampliar a compreensão do ambiente brasileiro dos Programas de Pós-Graduação acadêmica, em Administração de Empresas (PPGAs). Com isso, este estudo investiga o papel das relações entre docentes permanentes dos PPGAs brasileiros na geração de conhecimento na área de Administração, seguido de análise das notas dos PPGAs no quadriênio 2013 a 2016, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na dimensão relacional do capital social, que consiste na força das relações – quão bem um indivíduo conhece seus parceiros de intercâmbio tanto é capaz de acessar e alavancar recursos incorporados nos relacionamentos. Para a realização da pesquisa foi adotada metodologia de análise de redes sociais a partir da extração de dados secundários das plataformas Sucupira e Lattes CNPQ. Os resultados apontam que as interações entre os docentes permanentes (DPs) têm relação positiva com a qualidade do conhecimento gerado pelos PPGAs, e que o conhecimento gerado por DPs se relaciona positivamente com a nota de avaliação Capes dos programas. Assim, as interações entre autores influenciam, de alguma forma, as notas de avaliação Capes para os PPGAs. Em contrapartida, a geração do conhecimento em Administração é mais qualificada onde há concentração geográfica de PPGAs, na região Sudeste principalmente. Outro aspecto observado pelo trabalho é que a geração do conhecimento em Administração não é maior em Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas do que em privadas, apesar da quantidade de PPGAs públicos e privados serem equivalentes. Com isso, esta dissertação contribui lançando luzes à geração do conhecimento na área de Administração e apresenta reflexões sobre pontos de melhoria nos aspetos relacionais e avaliativos dos programas. O estudo indica a importância das interações entre os DPs dos PPGAs brasileiros, enriquecendo o conhecimento e integrando áreas mais longínquos deste grande Brasil; no entanto é preciso cautela com a participação de DPs em vários programas. Algumas implicações práticas desses resultados são sugeridas à Capes, como a consideração da quantidade de DPs que produzem conhecimento, valorizando a proporção entre esses aspectos; outro ponto sugerido, é considerar as especificidades de região e tipo de PPGA, quanto à quantidade de orientações, exclusividade e horas-aula dos DPs, acesso a recursos, entre outras que não estão no escopo deste trabalho. Os limites desta pesquisa ocorrem, principalmente, pelas dificuldades de acesso às informações do conhecimento gerado pelos PPGAs. A existência de dois sistemas – Sucupira e Lattes CNPQ – com informações distintas, sem registro de coautoria com alunos, por exemplo, ou pesquisadores estrangeiros, dificultou uma análise mais ampla dos objetivos desta pesquisa. - DissertaçãoReflexão crítica e aprendizagem transformadora no ensino de empreendedorismo social: uma análise do ponto de vista da aprendizagem dos alunosSantos, Carlos Jonathan da Silva (2016-08-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo geral desta pesquisa foi descrever e analisar os níveis de reflexão de alunos que passaram por uma experiência de ensino-aprendizagem de empreendedorismo social (ES), à luz dos pressupostos da reflexão crítica (RC) e da aprendizagem transformadora (AT). A importância do ensino de ES reside na capacidade de provocar um aumento na consciência social e de sensibilizar os futuros administradores para os problemas sociais que os circundam, instrumentalizando-os a criarem soluções inovadoras para estes problemas (PACHE; CHOWDHURY, 2012). O que demanda um outro olhar sobre a finalidade dos negócios, com equilíbrio entre objetivos econômicos e sociais (SINHA; PATHAK; THOMAS, 2014). Contudo, para que isso ocorra, é necessário que o aluno esteja envolvido numa experiência de aprendizagem que lhe proporcione RC e AT. A pesquisa ancorou-se em Dewey (1959), Brookfield (1995, 1998) e Mezirow (1978, 1998, 2009, 2010) para discutir RC, e principalmente em Mezirow (1978) para tratar de AT. Para conduzir a avaliação dos níveis de reflexão desses alunos, recorreu-se a Kember et al. (2008). O estudo foi composto pela análise de 161 relatórios produzidos por uma turma que cursou a disciplina de ES ao longo de um semestre. Também foram analisadas 38 respostas de um roteiro de questões abertas construído pelo pesquisador, inspirado em King (1998), que os alunos responderam no final do curso. A análise também incluiu observações de aula. O pesquisador acompanhou todas as aulas ministradas na turma durante o semestre e realizou uma entrevista com o docente que ministrou a matéria. Kember et al. (2000) afirmam que existe uma série de cursos que objetivam que seus alunos desenvolvam um pensamento reflexivo, porém, não se dá a devida atenção para a avaliação dos níveis de reflexão do corpo discente. Por isso, essa pesquisa se propôs a preencher essa lacuna, tendo em vista a importância crescente do ES nas escolas de negócios (BROCK; KIM, 2011). Os resultados indicam, por um lado, que houve uma evolução ao longo do semestre. A experiência pedagógica que vivenciaram fez com que os alunos compreendessem que existem outras perspectivas no universo empresarial à luz do ES. Uma parcela significativa dos discentes demonstrou uma evolução no final do curso, já que muitos deixaram o nível de ação habitual e compreensão e passaram para o de reflexão, indicando, inclusive, que se enxergavam como potenciais empreendedores sociais. Por outro lado, muito pouco se observou de reflexão crítica e aprendizagem transformadora efetivamente. A maioria dos alunos se manteve no nível da compreensão somente, e um conjunto deles apresentou posicionamentos ambíguos, já que no início do semestre deram indícios de que compreenderam os conceitos de ES e, ao final, suas respostas indicavam uma postura não reflexiva. Esses resultados apontam o desafio de ensinar ES e as dificuldades em promover RC e AT no contexto de uma única disciplina. Como contribuições, a pesquisa: a) apresenta uma discussão sobre os níveis de reflexão alcançados pelos discentes em propostas formativas cuja tônica envolve uma mudança de pressupostos na ação empreendedora; b) descreve uma experiência de acompanhamento e avaliação de um processo de ensino-aprendizagem à luz das teorias de reflexão crítica e de aprendizagem transformadora, que podem ser reproduzidas e aprimoradas em futuros estudos. - DissertaçãoSustentabilidade nos cursos de administração: um olhar para as experiências docentes à luz dos conceitos de reflexão crítica e aprendizagem transformadoraBrunnquell, Claudine (2014-02-20)
Administração
A discussão sobre sustentabilidade vem sendo paulatinamente incorporada na agenda de ensino de escolas de Administração de todo país, o que impõe mudanças no conteúdo tradicionalmente ensinado em escolas de negócios. Nesse sentido, o ensino da sustentabilidade voltado para uma aprendizagem crítica e transformadora se propõe a guiar os estudantes na reflexão e na ação como pessoas engajadas no discurso da sustentabilidade, buscando capacitá-los para agir como agentes de mudança dentro das organizações e na sociedade. Esta dissertação pretendeu dar sua contribuição ao propor um estudo que buscasse descrever e analisar as propostas de incorporação da sustentabilidade em distintas disciplinas dos cursos de Administração em Instituições de Ensino Superior no Brasil, à luz dos conceitos de reflexão crítica e aprendizagem transformadora. A intenção foi observar, nas experiências relatadas, até que ponto as estratégias de ensino utilizadas em sala de aula representavam pressupostos de natureza crítica e transformadora. Para tanto, conduziu-se um estudo qualitativo interpretativo básico, a partir da análise documental dos 32 casos práticos classificados para a segunda etapa de um Concurso empresarial que premiou iniciativas de educação para sustentabilidade em Administração e Economia. Além disso, foram conduzidas entrevistas com 10 docentes participantes do Concurso de diferentes instituições de ensino superior do país. O referencial teórico se sustentou pelas discussões de Educação para Sustentabilidade, trazendo os pressupostos de reflexão crítica, discutidos principalmente por Springett (2005) e Tilbury e Wortman (2004), e aprendizagem transformadora, baseado em Mezirow (2003) e Taylor (2010). Para analisar os atores relevantes ao ensino da sustentabilidade, esta investigação se apoiou nas pesquisas de Cortese (2003), Wright (2002; 2004) e Grennspoon (2008), bem como em Kearins e Springett (2003), Gonçalves-Dias, Belloque, Herrera (2011), Melo (2012), Welsh e Murray (2003) e Stubbs e Cocklin (2008) para discutir as experiências em sala de aula. No que se refere às abordagens interdisciplinares, esta pesquisa apoiou-se em Fazenda (2011), Fazenda (2011), Fazenda (2011), Fazenda (2011), Fazenda (2011), Fazenda (2011), Fazenda (2011), Fazenda (2011), Fazenda (2011), Fazenda (2011), Barbieri e Silva (2011) e Demajorovic e Silva (2012). As experiências revelaram tanto aspectos positivos e inovadores das iniciativas docentes como também claras limitações: o Concurso fomentou experiências significativas e impulsionou o debate da sustentabilidade para dentro das salas de aula, porém, a maioria das propostas de ensino apresentou um caráter instrumental, com objetivos que não permitiam estabelecer uma discussão que evocasse algum aspecto da reflexão crítica e da aprendizagem transformadora. Muitas propostas não se limitaram a aspectos pragmáticos do debate da sustentabilidade, uma vez que os objetivos se pretendiam promotores de uma reflexão sobre o papel das organizações empresariais em uma sociedade que se pretende sustentável, bem como valores, cultura, ética, responsabilidade social corporativa. As experiências deixaram transparecer, por vezes, a falta de apoio de colegas e da própria IES na condução da proposta. A inserção do tema não foi institucionalizada nem permaneceu nos currículos após o concurso em todos os casos. O estudo apresentou um retrato de um conjunto de ações educacionais voltadas para sustentabilidade em distintas disciplinas de Administração, que podem servir para estudos futuros que pretendam debater o tema à luz do ideário da reflexão crítica e da aprendizagem transformadora.