Tecnologia Educacional - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia Educacional - Monografia - EE Higienópolis por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaA aprendizagem permeada pelas novas tecnologias: o uso da web 2.0 na educaçãoCampos, Mayara da Silva (2013-04-29)É relevante afirmar que atualmente a sociedade passa por uma grande inovação tecnológica, e que tal inovação se faz presente em todos os meios sociais, inclusive nas instituições de ensino. Diante desse fato o presente trabalho aborda como as novas tecnologias da informação e da comunicação, especificamente a web 2.0 estão presentes no âmbito educacional. Foi realizada uma pesquisa prática com o intuito de observar como os professores estão trabalhando as ferramentas da web 2.0, em que foi constatado que as ferramentas disponíveis hoje têm sido pouco utilizadas para fins educacionais, sendo mais aproveitadas como fonte de lazer e distração entre os alunos. Tal pesquisa revelou também que os professores recebem formação continuada e orientações didáticas quanto ao uso das tecnologias em sala de aula e procuram formular planos de ensino baseados em tais orientações, entretanto, o processo de inserção das tecnologias da web 2.0 ainda ocorre de maneira discreta. As ferramentas tecnológicas e especialmente as consideradas da web 2.0 tem grande potencial educativo e se utilizadas da maneira correta podem ser aliadas do professor e sustentáculos para uma prática pedagógica instigadora, reflexiva e propagadora de uma aprendizagem rica e significativa.
- MonografiaEducação a distância on-line: a tutoria e a mediação pedagógica nos ambientes virtuais de aprendizagemMonteiro, Ligia de Assis (2013-06-03)O presente estudo apresenta a Educação à distância on-line no contexto educacional, suas potencialidades e limitações dentro deste conjunto. O destaque será dado à atuação e como ocorre o processo de comunicação, aprendizagem, atuação dos profissionais e alunos nos processos educativos a distância. Assim a atuação dos tutores e mediadores pedagógicos nos ambientes virtuais de aprendizagem compôs o objetivo deste trabalho. Para consolidar este trabalho foi realizado um estudo de caso a fim de coletar dados referentes às interações que ocorrem no ambiente virtual, envolvendo equipe técnica do curso, alunos, material didático, avaliação e as ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente. A finalização será por meio dos pontos expostos durante o trabalho.
- MonografiaSoftware livre na educaçãoGomes, Daniela Akimi Toyoda (2013-06-03)Este trabalho apresenta a temática do software livre e sua adequação na educação. A ênfase será dada a utilização e implantação em todos os setores como o educacional, empresarial e doméstico. Desta forma pretende-se esclarecer a importância do uso de software livre e desmistificar os preconceitos ainda existentes neste assunto. O presente estudo também abordará um breve histórico, conceituação de software livre, vantagens e desvantagens e para concretizar o trabalho será exposto informações sobre a implantação e utilização de soluções livres em escolas.
- MonografiaO uso das redes sociais no ambiente escolar e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagemRochael, Débora Sanchez (2013-05-06)Este trabalho aborda o surgimento das redes sociais, seu uso na atualidade por diferentes segmentos da sociedade, assim como na educação. Busca esclarecer ao leitor que a sociedade vive em rede desde a pré-história, passou por especializações que transformaram a comunicação rudimentar entre os homens em interações mais sofisticadas com apoio das novas tecnologias de comunicação e informação. Também apresenta a utilidade das redes sociais como recurso para a divulgação de notícias, organização de manifestações sociais, pesquisa e divulgação de informações pessoais, estabelecimento de relações por afinidades, gostos, interesses pessoais, profissionais e educacionais consolidando as redes sociais tecnológicas como uma das principais ferramentas da era da informação. Por ultimo, mostra a relação que as redes sociais podem estabelecer com a educação, sejam elas, redes sociais públicas ou educacionais. Essa abordagem serviu como embasamento para apresentar neste trabalho o planejamento de uma rede social exclusiva à educação, assim como o exemplo de sua utilização em uma aula de história.
- MonografiaUso das tecnologias de informação e comunicação na pesquisa escolar: novas perspectivas educacionaisSilva, Vera Lucia Marques da (2013-04-29)Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), facilitam o armazenamento, a criação e a busca de informações se tornando ferramenta para a obtenção de conhecimento. Dentro deste panorama, elaborar pesquisas escolares de qualidade se torna um desafio cada vez maior. Este trabalho apresenta uma analise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e quais são as implicações de seu uso na obtenção de maior qualidade na aprendizagem. Para esta analise, buscaram-se estudos, relatos e indicadores de desempenho, presentes em fontes de informação cientificamente autênticas, que trouxessem registros das contribuições das TIC na pesquisa escolar no que se referem as suas relações com ensino e aprendizagem. Refletiu-se sobre os objetivos de elaborar pesquisas escolares por meio das TIC, em relação à aprendizagem, abordando o papel do professor e o desenvolvimento da competência informacional. Como conclusões da análise inferencial, se pôde registrar que, no contexto escolar, temos poucas fontes de informação que nos ajude a traçar parâmetros qualitativos ou quantitativos, como medidas avaliativas para este foco de aprendizagem, mas que se faz prioridade investir na capacitação do aluno para utilização eficaz e eficiente dos recursos de tecnologia de informação e comunicação, para potencializar sua aprendizagem e torná-lo competente em informação.
- MonografiaUso das tecnologias de informação e comunicação na pesquisa escolar: novas perspectivas educacionaisSilva, Vera Lucia Marques da (2012)Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), facilitam o armazenamento, a criação e a busca de informações se tornando ferramenta para a obtenção de conhecimento. Dentro deste panorama, elaborar pesquisas escolares de qualidade se torna um desafio cada vez maior. Este trabalho apresenta uma analise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e quais são as implicações de seu uso na obtenção de maior qualidade na aprendizagem. Para esta analise, buscaram-se estudos, relatos e indicadores de desempenho, presentes em fontes de informação cientificamente autênticas, que trouxessem registros das contribuições das TIC na pesquisa escolar no que se referem as suas relações com ensino e aprendizagem. Refletiu-se sobre os objetivos de elaborar pesquisas escolares por meio das TIC, em relação à aprendizagem, abordando o papel do professor e o desenvolvimento da competência informacional. Como conclusões da análise inferencial, se pôde registrar que, no contexto escolar, temos poucas fontes de informação que nos ajude a traçar parâmetros qualitativos ou quantitativos, como medidas avaliativas para este foco de aprendizagem, mas que se faz prioridade investir na capacitação do aluno para utilização eficaz e eficiente dos recursos de tecnologia de informação e comunicação, para potencializar sua aprendizagem e torná-lo competente em informação.