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- TeseEducação em saúde: práticas educacionais do enfermeiroPinho, Maria Carla Vieira (2018-12-20)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A enfermagem tem, na ação educativa, um de seus principais eixos norteadores, que se consolida nos vários ambientes de realização do cuidado. Isso implica pensar a ação educativa como estratégia fundamental para a formação profissional e identificar ambientes pedagógicos capazes de potencializar essa prática. Dessa forma, este estudo, de caráter qualitativo exploratório, objetiva analisar as práticas educacionais do enfermeiro na educação em saúde. As etapas de investigação foram organizadas em três momentos: no primeiro, construiu-se o instrumento para coleta de dados; no segundo, realizaram-se e transcreveram-se as entrevistas e, no terceiro, houve a categorização e a análise dos dados. Para entender como o enfermeiro concebe a dimensão educativa na sua prática cotidiana, quatro profissionais do município de São Paulo, que atuam nos diferentes níveis de atenção, foram entrevistados. Na sequência, os dados foram ordenados e classificados de acordo com a relação entre questões teoricamente elaboradas e questões provenientes do processo investigativo. As cores preta, vermelha, rosa e verde foram aplicadas para identificar e distinguir as falas dos enfermeiros. A análise dos dados resultou em quatro eixos centrais de informações, sendo: (1) concepções da ação educativa sob a ótica do enfermeiro; (2) a influência do ensino de graduação nas práticas educacionais cotidianas do trabalho do enfermeiro; (3) as ações educativas na realidade de trabalho do enfermeiro; (4) as necessidades formativas do enfermeiro para a execução de ações educativas na prática profissional. Verificou-se que, na visão dos enfermeiros, a educação em saúde está presente no cotidiano de trabalho, na forma de treinamento ou capacitação, orientação ou reunião, nas atividades realizadas nos momentos de interação entre os profissionais e entre o profissional e o usuário do serviço de saúde, e pode ocorrer de forma individual ou coletiva. A prática educativa foi vista como uma atividade própria da Atenção Básica, expressando que sua formação ainda é hospitalocêntrica, centralizando na figura do professor, que acredita no papel educativo do enfermeiro, a influência que fará a diferença na atuação do futuro profissional. Os enfermeiros concordam que o êxito da ação educativa surge a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, sendo a experiência profissional um momento de aprendizado capaz de complementar a sua formação inicial. - TeseRelação de ajuda como ação educativa: o olhar do facilitador sobre a efetividadeLeal, Carlos Santos (2017-12-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The research about Relation of help as an educational action - The facilitator's view upon the affectivity has as the main objectives turning the study deeper about the theoretical contributions on the theme in the contemporaneity and to exemplify how the facilitator in Brazil deals with the affectivity in its practice. For this, a bibliographical investigation was carried out about the main theories that deal with the theme, especially Carl R. Rogers, Lev S. Vigotski and Paulo Freire. These authors served as the central foundations for reflections on how to educate through help relationships, highlighting the role of affectivity. The interdisciplinary view of the authors guided the way of understanding the complexity of the presented theme, since it is argued that a disciplinary reading does not respond in depth to the phenomenon investigated. The thesis points to the need of a closer look at the affectivity in its relationship with the educational act experienced through the aid relationships, since it is essential in this process. Interviews were analyzed with professionals who work in this area in an attempt to identify in their "speeches" how they perceive affectivity in the relationship of help as an educational action. The conclusion was that the praxis and the thinking of these facilitators were not closer to the theories presented, perhaps due to the precarious conceptual support that they have in their formation.