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Navegando Teses por Assunto "Abordagem Pikler"
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- TeseCoreografia de berço: entre bebês, docentes e a potência das abordagens de Pikler e LabanLiza, Adriana Vilchez Magrini (2024-06-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este estudo investigou a interseção entre bebês, docentes, a abordagem de Emmi Pikler e os estudos de Rudolf Laban, tendo a dança como elemento central na construção de experiências corporais, educativas e interdisciplinares. A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil (CEI) em São Paulo/SP e adotou a metodologia da pesquisa-ação com aporte da artografia para analisar as interações corporais entre bebês e professoras. Fundamentou-se nos princípios da abordagem pikleriana, que valoriza o vínculo afetivo, a autonomia e o brincar livre, e no Sistema Laban/Bartenieff que organiza o estudo do corpo no espaço pela análise do movimento. O objetivo da pesquisa consistiu em explorar a potência da dança e do movimento consciente na educação como proposições pedagógicas, estabelecendo processos entre os saberes dos bebês e as relações da formação corporal das educadoras na creche. Dividida em três capítulos, a tese abordou: os fundamentos teóricos da abordagem de Emmi Pikler, os princípios de movimento de Irmgard Bartenieff, o cotidiano da creche como um espaço coreográfico, e as dinâmicas e experiências práticas de dança e movimento com bebês e docentes. A pesquisa teve como desafio encontrar estratégias e modos de dançar junto com a equipe docente por meio do movimento consciente de um corpo expressivo, ampliando a percepção estética, sensível e corporal no contexto da prática educativa e interdisciplinar. Para isso, ao tratar as docentes como um grupo-pesquisador e conscientizá-las desta ação pesquisadora, esperou-se ampliar questionamentos, observações e estudos compartilhados a partir das perguntas: Como ensinar a partir da experiência corporal? Onde está o corpo, o movimento consciente e a dança no cotidiano da creche? Como desvelar os saberes dos bebês ao ajustarmos espaços e objetos para o movimento livre? Os processos desses estudos foram organizados em oficinas práticas de dança, nas quais cerca de 36 docentes exploraram a percepção corporal por meio da linguagem da dança, investigando aspectos como Esforço, Forma, Espaço e Corpo. Além disso, as vivências dançantes envolveram aproximadamente 38 bebês, para os quais objetos e espaços desempenharam o papel de mediadores dos seus movimentos. Os resultados indicaram que a incorporação da dança e do movimento consciente na prática docente ampliou as possibilidades de aprendizagem e bem-estar para o autoconhecimento, fortaleceu os vínculos afetivos e contribuiu para um ambiente mais acolhedor e responsivo às necessidades dos bebês. Destacou-se com esse trabalho a importância de uma abordagem sensível ao corpo e ao ambiente, promovendo uma Educação Infantil mais humanizada, relacional, integrativa e interdisciplinar. Concluiu-se que a integração da abordagem Pikler e do Sistema Laban/Bartenieff proporcionou saberes educativos e corporais respeitosos a partir das práticas cotidianas da creche. Essa combinação promoveu a autonomia e o desenvolvimento integral dos pequenos ao mesmo tempo em que apoiou o contínuo aperfeiçoamento profissional das docentes, todos conectados, embalados e nutridos pela força transformadora da arte.