Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis por Assunto "aerofotogrametria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCImpactos dos pontos de apoio na acurácia posicional de aerolevantamentos.Nakamura, Diego Tatsuo; Carnevale, Igor Militão; Mattos, Ricardo Pinheiro (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
Os avanços na tecnologia promoveram mudanças em diversas áreas. Na topografia esse panorama não foi diferente, promovendo a eficiência e digitalização dos processos. A tecnologia recém implantada na topografia é utilização de Aeronaves Remotamente Pilotada em conjunto do Global Navigation Satellite System (GNSS) para a realização de levantamentos aerofotogramétricos. Porém, essa tecnologia ainda possui limitações quanto à sua acurácia quando comparada com métodos tradicionais. Apoiando os avanços tecnológicos e conhecendo suas limitações, o objetivo deste artigo é realizar um estudo sobre o impacto dos pontos de apoio na acurácia posicional desse tipo de levantamento, considerando fatores como a quantidade de pontos e a sua distribuição no terreno, para o melhor entendimento da comunidade científica, visto que esse tema é pouco abordado pela comunidade. Para realizar o experimento, foi realizado um aerolevantamento no campus de Alphaville da Universidade Presbiteriana Mackenzie, utilizando-se de dois voos cruzados com altitude de 60 metros e 44 pontos de apoio. Para o processamento dos dados obtidos, foi utilizado o software Agisoft Metashape Pro apoiado por scripts em Python para a automatização dos processos. Entre os principais resultados obtidos é notório que, a partir da utilização de 3 pontos de controle, o erro total do projeto é reduzido de maneira relevante, principalmente quando distribuídos de maneira dispersa, abrangente e homogênea. Conclui-se que, ao realizar a distribuição dos pontos de apoio, é necessário atentar-se para a dispersão, abrangência e homogeneidade dos pontos, além de as possíveis interferências durante a coleta.