Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis
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Navegando Letras (EAD) - TCC – CCL Higienópolis por Assunto "bases da educação nacional"
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- TCCA formação de professores do curso de letras no processo de inclusão escolarCastro, Fabiana Cristina Andrade Gênova de (2021)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A formação inicial de professores para a educação básica no Brasil, a partir dos anos 90, tem novas diretrizes expressas nas Resoluções 01/2002 e 02/2002, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CAMPOS, 2003, apud GISI e EYNG, 2006). Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), estabelece a formação de professores para o exercício do ensino na educação infantil (0-5 anos), no ensino fundamental (6-14 anos), no ensino médio (15-17 anos), e nas respectivas modalidades de educação (educação de jovens e adultos, educação especial, profissional e tecnológica, educação de campo, educação escolar indígena, educação a distância e educação escolar quilombola), nas diferentes áreas do conhecimento e integrada entre elas, podendo escolher um campo específico ou interdisciplinar. A inclusão educacional, que tem seus fundamentos previstos em documentos nacionais e internacionais, como a Constituição Federal (Brasil, 1988), Declaração Mundial de Educação para Todos (Declaração, 1990), a Declaração de Salamanca (Brasil, 1994), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), pressupões uma mudança de concepção na qual todos tenham condições de garantir sua cidadania de forma plena. Na escola esse processo de construção de uma sociedade inclusiva, requer planejamento educacional no âmbito dos Plano Políticos, nos Projetos Políticos Pedagógicos da escola e também no Plano de Ensino do Professor. Além desses aspectos, requer também aspectos estruturais, informação e formação, que inclui todo o universo escolar. A formação do professor nesse contexto é o que se propõe refletir, como um processo de preparação para a construção profissional. Uma formação adequada, deve garantir um futuro reflexivo e atuante de práticas pedagógicas que alcancem indistintamente seus alunos. Tendo isso por exposto, procura-se refletir a respeito da formação do professor como um processo de preparação para a construção profissional. É necessário que haja uma formação adequada com o fito propiciar reflexões e atuações a um futuro professor para práticas pedagógicas que alcancem de forma indistinta a seus alunos.