Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis por Assunto "desempenho físico funcional"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise do desempenho físico e usabilidade na utilização de jogo de realidade virtual em idosos: estudo longitudinalBrito, Laís Matos de (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Com o crescimento da população idosa diversos estudos descrevem as condições de saúde, funcionalidade e medidas de intervenção, no entanto são dedicados a população em ambiente comunitário e/ou institucionalizados. São escassos aqueles que tratam de idosos em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: Analisar o desempenho físico e usabilidade de um jogo de realidade virtual em pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, com moradores do Centro de Acolhida Especial para Idosos. Para inclusão os participantes preencheram uma ficha de dados sociodemográficos, condições de saúde e exame do estado mental. Como medida de avaliação pré e pós-intervenção responderam a Escala Sarc-Calf, Teste de Preensão Palmar (FPP) e o Short Physical Performance Battery (SPPB). O protocolo consistiu em 5 sessões, com 3 partidas na posição em pé, anotando as pontuações e fases do Jogo Move Hero, sendo a progressão baseada na tabela de pontuação. Ao final da 1 sessão foi aplicado o questionário de Usabilidade - System Usability Scale. Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes para diminuição nos valores de Sarc-Calf (p=0,042) e aumento do SPPB (p= 0,020), ademais progressão relevante entre as fases (p= 0,026) e pontuações (p= 0,012). Já para o FPP houve diminuição dos valores obtidos sem significância estatística. Na usabilidade mais de 50% dos escores totais estão acima de 87 significando alto nível de usabilidade. Considerações finais: O protocolo proporcionou melhora na percepção e no desempenho físico dos participantes. O jogo de realidade virtual apresentou alto nível de usabilidade. - TCCAvaliação do desempenho físico e da usabilidade de um jogo de realidade virtual em idosos acolhidos: estudo longitudinalBernini, Heloysa Campanella (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
OBJETIVO: Analisar o desempenho físico e a usabilidade na utilização de jogo de realidade virtual em pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, com pessoas idosas residentes em um Centro de Acolhimento Especial de Idosos no centro de São Paulo. Como medida de avaliação pré e pós-intervenção responderam a Escala Sarc-Calf, Teste de Preensão Palmar (FPP) e o Short Physical Performance Battery (SPPB). O protocolo consistiu em 5 sessões, com 3 partidas, com duração de 5 minutos cada, na posição em pé, anotando as pontuações e fases do Jogo Basquete. Ao final da 1 sessão foi aplicado o questionário de Usabilidade - System Usability Scale (SUS). RESULTADOS: Participaram desse estudo 08 idosos, com idade média de 60,0 (±15,8) anos. Ao analisar o efeito do jogo de realidade virtual no desempenho físico foram observadas diferenças estatisticamente significantes para diminuição nos valores de Sarc-Calf (p=0,042) e aumento nos valores do SPPB (p= 0,020), já na variável FPP não foram encontradas diferenças significantes. No desempenho no jogo houve aumento estatisticamente significante entre a 1º e 5ª sessão na primeira (p=0,01), na segunda partida (p=0,012) e na terceira partida (p=0,012). Na usabilidade o jogo demonstrou eficácia, eficiência e satisfação dos usuários tendo em vista que a maioria dos escores alcançaram valores acima de 85. CONCLUSÃO: A aplicação de jogo de basquete de realidade virtual melhorou o desempenho funcional de pessoas idosas acolhidas e apresentou excelente usabilidade.