Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis por Assunto "adaptação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAs arquiteturas do conhecimento : características arquitetônicas, sociais e urbanas dos espaços culturais contemporâneosBaldoni, Isabella Gonzalez (2019-06-13)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Os espaços culturais, apontados nesta pesquisa como “arquiteturas do conhecimento”, são de essencial importância para a formação acadêmica e social de um indivíduo e da própria sociedade. A rapidez com que a tecnologia vem se desenvolvendo e as novas possibilidades por ela apresentadas tornaram as últimas gerações peritas em mudança, pois tiveram que adaptar-se rapidamente às transformações ocorridas, principalmente no que se refere aos métodos de aquisição e de produção de novos conhecimentos, para alcançar melhores condições na vida social e urbana. Essa necessidade de adaptação é a responsável pela alteração das relações pessoais e espaciais bem como pelas renovações nas demandas institucionais, culturais e pedagógicas. Isso explica a importância dada nos últimos anos à criação de espaços voltados para o conhecimento e para o lazer, como representantes de uma sociedade que procura atender, cada vez mais, às novas dinâmicas sociais e urbanas voltadas para o aprendizado colaborativo, a interatividade e à customização. - TCCEntre territórios: desafios da imigração em São PauloLucon, Laura Pereira dos Santos (2024-12-05)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O trabalho aborda os desafios de adaptação e reinserção enfrentados por imigrantes e refugiados em São Paulo, destacando a importância de uma abordagem integral que considere as necessidades econômicas, sociais e culturais dessa população. O projeto arquitetônico proposto visa criar um espaço acolhedor e funcional que contribua para a autonomia e territorialização dos imigrantes e refugiados. Principais Pontos 1. Desafios: adaptação e reinserção de imigrantes e refugiados em São Paulo. 2. Necessidades: econômicas, sociais e culturais. 3. Projeto: espaço acolhedor e funcional para contribuir com a autonomia e territorialização. 4. Setor cultural: valorização da diversidade cultural e reinserção econômica e social. 5. Setor habitacional: importância de não lidar com a questão habitacional de forma isolada. O trabalho destaca a importância de fornecer bases de apoio para a população imigrante se reestabelecer na cidade de São Paulo, contribuindo para a construção de sua multiterritorialidade e manutenção de seus direitos básicos.